Auditores do Tribunal Administrativo foram colocados de molho por conta da descoberta de um GIGANTESCO ROMBO FINANCEIRO NO INGD/FGC
Tudo começou quando foram auditados os gastos feitos usando o dinheiro disponibilizado pelo FMI para ajuda no âmbito do COVID 19, onde foram constatados processos altamente irregulares de contratação que totalizam 292 579 866,68 MZN (Duzentos e noventa e dois milhões quinhentos e setenta e nove mil oitocentos e sessenta e sei mil Meticais e Sessenta e oito centavos). Desse processos existe de tudo desde:
i. Documentos forjados
ii. Contratação de empresas sem alvará para fornecimento
iii. Procedimento de contratação (AJUSTE DIRECTO) fora do previsto na Lei
iv. Ausência de comprovativo de fornecimento
v. Adiantamentos de fundos sem prestação de garantias
vi. Desvio de fundos (uso de dinheiro de COVID para Comprar feijão CÚMULO)
vii. Publicação de adjudicação na Radio Moçambique em vez do Jornal como a Lei manda para esconder os valores dos olhos do mundo. Entre muitos outros males
Em suma, foi uma AUTÊNTICA FESTA FEITA, regada de vinho verde que determinadas pessoas foram convidadas como dá para ver os nomes das empresas contratadas para execução da bolada do Século no INGD.
Importa referenciar que o MASTER MIND ou seja o líder desse ROMBO DO SÉCULO é o Renomado Arquiteto RUI COSTA:
1. O mesmo que esta a responder um processo-crime de desvio de fundos do próprio INGD, que foi preso e teve a sua liberdade restituída depois do próprio INGD ter pago a quantia de 2.000.000.00MZN (dois milhões de Meticais) como caução para ele responder em liberdade;
2. O mesmo que se diz ter imunidade porque é amigo e elaborou o projecto das casas do Chefe no Norte (ordens superiores). Nada lhe acontecerá
3. E pelo mais incrível que pareça é mesma pessoa que era o PCA do Fundo de Fomento para Habitação e orquestrou aquela FRAUDE MILIONARIA NO PROCUREMENT DO FFH em 2013 (que foi recentemente denunciada pela CIP no dia 24 de Fevereiro de 2024)
O documento que envio em anexo foi o que foi apresentado ao Tribunal Administrativo pela equipe de auditoria, a mesma foi reposta de imediato em 2022, por ordens superiores.
Por conta dos saques sem justificativos o BANCO MUNDIAL suspendeu o desembolso ao INGD/FGC e até a data nunca mais voltou a financiar.
O presente mês de Junho de 2024 a GANG RUI COSTA deixa o INGD com os bolsos cheios, como esse é mais um assunto dentre tantos, nada acontecerá.
POR CONTA DISSO, O POVO É QUEM SOFRE E SEMPRE SOFRERÁ ENQUANTO ESSA REDE CRIMINOSA CONTINUAR A OPERAR.
EM MOÇAMBIQUE O CRIME COMPENSA