ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
“Mesmo após o fim da guerra fria Diplomatas, Generais e políticos dos EU alertaram para os perigos da expansão da NATO até as fronteiras da Rússia e da interferência maliciosa na esfera de influência da Rússia. Os antigos membros do Gabinete Robert Gates e V. Perhe emitiram esses avisos, tal como os referenciados Diplomatas J.Kinnen e H. Kissinger.
Em 1997, cinquenta peritos em políticas externas dos EU escreveram uma carta aberta ao Presidente Bill Clinton aconselhando-o a não expandir a NATO chamando a dum erro político de proporções históricas”. Isso foi em 19[97], [27] anos atrás.
”Contudo o Presidente Clinton optou por ignorar esses avisos. O mais importante para compreender a arrogância e o cálculo maquiavélico na tomada de decisões dos EU no contexto da guerra Rússia-Ucrânia é a rejeição das advertências William Burns actual Director da Agência Central de inteligência no telegrama a Secretária de Estado Condoleezza Rice em 2008, quando ainda era Embaixadora na Rússia, Burns, escreveu sobre a expansão da NATO e adesão da Ucrânia em 2008.
As aspirações da Ucrânia e da Geórgia e da NATO não só tocam no ponto sensível na Rússia como também levantam sérias preocupações sobre as consequências para estabilidade na região. A Rússia, não só enfrenta o cerco e os esforços para minar a sua influência na região, mas também teme imprevisibilidade e consequências descontroladas que afectariam seriamente os seus interesses de segurança russa.
Os especialistas, dizem-nos que a Rússia está particularmente preocupada com o facto de elevadas tensões na Ucrânia sobre a questão da adesão a NATO onde grande parte da comunidade étnica russa se opõe a adesão possam conduzir a divisão social, à violência ou na pior das hipóteses a uma situação civil de guerra, nesse caso a Rússia enfrentaria a questão de intervir e essa seria uma decisão que a Rússia não gostaria de enfrentar”.
Porquê que os EU insistiram em expandir a NATO apesar de tais avisos? O lucro da venda de armas foi um factor importante.
“Face a posição, a expansão da NATO um grupo de neoconservadores e altos executivos de fabricantes de armas nos EU fundou o Comité dos EU para a expansão da NATO. Entre 1996 e 1998 Século passado, os maiores fabricantes de armas gastaram 51 milhões de dólares, o equivalente a 94 milhões de dólares no valor de hoje, em lóbis e + milhões de contribuição de Campanhas, devido a essa generosidade a expansão da NATO foi um negócio rápido os fabricantes de armas dos EU pôs os fabricantes de armas nos EU a venderem milhares de milhões de dólares em armas aos novos membros da NATO”. É isso que importa, lucro…lucro e…+ lucro!
“Até a data os EU enviaram equipamento militar e armas no valor de 30 bilhões de dólares para a Ucrânia”. Isso foi ano passado, hoje, o valor já duplicou.
“Tendo ajuda total da Ucrânia ultrapassado 100 bilhões de dólares. A guerra desses é um negócio particularmente lucrativo para um grupo selecto. Em resumo a expansão da NATO é uma característica fundamental de uma política externa militarizada dos EU caracterizada pelo unilateralismo que levou à mudança de regime e a guerra preventiva. As guerras fracassadas mais recentemente do Iraque e no Afeganistão geraram carnificina e novos confrontos, mudou dura realidade criada pelos próprios EU. A guerra Rússia-Ucrânia abriu uma nova arena de confrontos e carnificina, embora essa realidade não seja inteiramente nossa culpa, poderá ser nossa ruina se não trabalharmos para encontrarmos uma solução diplomática que pare a matança e acalme as tensões.
Vamos fazer dos EU uma força pela paz no mundo!”
Essas foram palavras 'pronunciadas' por [14] Especialistas de Segurança Nacional dos EU e…se vocês me dão licença, agora agente vai voltando e olhando para o ano de 19[90] e… de lá para cá e… o quê 'aconteceu' para aqueles que ainda não “entendem” o passado disso tudo, o quê fez com que porquê tudo isso acontecesse, nós…vamos-lhes lembrar: fiquem atentos porque isso agora é bastante importante e… para você que ficou “curioso“ eu coloco de baixo da Carta o link desse texto que é em inglês e você encontra na Internet em pdf e…ai de repente vocês podem também tirar esses dados, sobre o quê aconteceu exactamente.
- 19[90], os EU asseguraram a União Soviética quê a NATO não se expandiria em direcção a sua fronteira ,ou seja, não haveria expansão da NATO nem um centímetro + para Leste disso o Secretário de Estado dos EU o James Baker na época.
- 19[96], os fabricantes de armas dos EU foram ao Comité para expandir a NATO e gastaram + de [51] milhões de dólares em lóbi no Congresso. Repare seis anos depois.
- 19[97], cinquenta Especialistas em política externa incluindo antigos Senadores, Oficiais militares na Reserva e Diplomatas assinam uma Carta aberta qualificando a expansão da NATO em direcção a Leste como erro político de proporções históricas.
- 19[99], a NATO admite a Hungria, a Polónia, a República Checa na NATO. EU e NATO bombardeiam a Sérvia aliada da Rússia.
- 20[01], os EU retiraram-se unilateralmente do Tratado de Defesa contra mísseis balísticos.
- 20[04], + Sete países da Europa de Leste aderem a NATO, as tropas da NATO estão agora directamente na fronteira russa. Repare, nem levou quinze anos.
- 20[08], os lideres da NATO anunciaram planos para admitir a Ucrânia e a Geórgia que também ficam nas fronteiras da Rússia na NATO.
- 20[09], os EU anunciaram planos para instalar Sistemas de mísseis na Polónia e na Roménia.
- 20[14], o Presidente ucraniano legalmente eleito Viktor Yanukóvytch foge da violência para Moscovo e… a Rússia vê o derrubo de Yanukóvytch como um golpe de Estado dos EU e dos países da NATO.
- 20[16], os EU começam a enviar tropas para a Europa.
- 20[19], os EU retiraram-se unilateralmente do Tratado de Forças nucleares de alcance intermédio.
- 20[20], os EU retiraram-se unilateralmente do Tratado de céus abertos.
- 20[21], a Rússia faz 'proposta de negociação' ao mesmo tempo que envia + tropas para a fronteira com a Ucrânia. Os Representantes dos EU e da NATO 'rejeitaram' imediatamente as propostas russas.
- [24] de Fevereiro 20[22], a Rússia invade a Ucrânia iniciando a guerra Rússia-Ucrânia.
De facto, a cronologia documentada no apêndice do apelo 'expressa' de forma impressionante os [30] anos de 'provocações' dos EU que levaram a invasão da Ucrânia pela Rússia em [24] de Fevereiro de 20[24]. No apêndice pode-se incluir as actuais Bases Militares dos EU e da NATO em países europeus e no Médio-Oriente.
E, agora pensa um pouco; o Tratado que foi acordado em 19[90] e o que veio depois e onde estávamos em 20[22] com as fronteiras da NATO e ai se você começa a 'pensar' e é sincero, pensa bem e… se essa situação se 'inverter' de repente agente tem um Mapa dos EU com hipotéticas Bases Militares russas no México, nas Ilhas do Caribe, e…no Canadá. Como os EU iam reagir!?
Vocês ainda 'acham' que o russo tem culpa em tudo! Me dão uma explicação o quê que vocês pensam que os EU fariam.
Quem não pensa no ditado: “não faça para ninguém o quê você não quer que façam com você”. No entanto, essa 'regra de ouro' pressupõe implicitamente quê um reconhece o outro como igual.
Pensa um pouco nisso tudo, lembrando que o link desse artigo eu deixo para vocês de baixa da minha Carta.
n/b:
Https://www:telepolis.de/features/Die
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [03] de Junho, 20[24]