ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Todo o mundo ficou surpreso, não era previsível o Pentágono permite que a Ucrânia use armas dos Estados Unidos [EU] contra alvos no interior da Rússia, dentro da Rússia, não atrás da linha de fronteira como foi dito semana passada, agora já 'deu licença' para atacar alvos dentro da Rússia.
“Os militares ucranianos, também estão autorizados a usar mísseis de longo alcance fornecidos pelos EU para atacar alvos na Rússia longe das linhas de frente quando agem em autodefesa”, isso foi anunciado pelo Pentágono.
Lembrando, que o Presidente Biden inicialmente “aliviou” as restrições ao uso de munições dos EU pela Ucrânia para dar-lhe outras chances de defender a Cidade de Karkiv no Leste da Ucrânia de uma barragem implacável de mísseis russos.
“Desde o iniciou da invasão russa em 2022 os EU tem seguido uma política de não permitir que a Ucrânia utilize as armas que forneceu para atacar alvos na Rússia temendo uma nova escalada da guerra. A Rússia disparou contra alvos ucranianos dentro das suas fronteiras e tratou o seu território como uma zona segura. Ao vermos essas forças conduzindo esse tipo de operações do outro lado da fronteira afirmamos que a Ucrânia tem o direito de responder em defesa”. Disse o General Pet Ryder, Secretário de imprensa do Pentágono.
Repare, de repente isso 'mudou' o quê semana passada era uma “proibição” hoje em dia se vê de outro ângulo. No entanto, o Pentágono 'especificou' quê as aprovações adicionais não eram uma política fundamentalmente nova; “não se trata de geografia é uma questão de bom senso. Se a Rússia atacar ou quiser atacar a Ucrânia, a partir do seu território só…faz sentido permitir, que a Ucrânia contra-ataque as forças que a atacam do outro lado da fronteira”. Palavras do Porta-voz do Exército dos EU, o Major-general Patrick Ryder.
“Além disso, podem usar sistemas de defesa aérea fornecidos pelos EU para derrubar aeronaves russos no céu, mesmo que essas aeronaves russas estejam no espaço aéreo russo se estiverem preste a disparar contra o espaço aéreo ucraniano”, acrescentou em comunicado o General Ryder.
Então, vocês já vêem que anteriormente não podiam atirar para o outro lado da fronteira, mas agora já podem atirar para dentro. Ou seja, a Ucrânia pode atacar qualquer ponto da Rússia que ela considere que é importante porque é um ponto de ataques militares, Bases Militares para atacar o território ucraniano. Logo, autorizado atacar a Rússia e vai ter que utilizar o 'bom senso' da Ucrânia! Isso conta também Bases Militares ou posições politicas.
Épháaa…convenhamos que o 'Sistema patriot', por exemplo, de mísseis de longo alcance é dos + tecnológicos, talvez ou + tecnológicos de sistema de defesa do Ocidente tem capacidade de mísseis de longo alcance não pode 'atingir' em posições políticas importantes da Rússia? Você vê a retorica vem aumentado.
Falando em retorica a Casa Branca 'anunciou' também que iria acelerar a entrega de mísseis interceptores à Ucrânia direccionados para outras nações aliadas, Washington quer ajudar a 'neutralizar' os crescentes ataques russos a infra-estrutura energética ucraniana.
Ou seja, parece que os EU cada vez + vêm se 'mobilizando' em favor dos ucranianos, sinto que porque é uma preocupação, uma preocupação com a 'possível entrada' do Trump. E porquê que isso é preocupante? Não são palavras minhas palavras, mas do Trump, o Tramp participou recentemente dum podcast e nesse podcast ele 'deixou bem claro' que o Biden faz exactamente tudo errado.
Para quem não sabe sobre o que ele está falando, em recente Reunião do G7 ele 'deixou bem claro', que a Ucrânia vai entrar para NATO! Claro que é um processo longo foi na base daquele Acordo, um intercâmbio entre o Biben e o Zelensky um Acordo que prevê em caso de ataque contra Ucrânia, se reúna Alta Cúpula Militar dos EU e também da Ucrânia para 'decidir' o que exactamente fazer.
O Tramp deixou bem claro quê no lugar da Rússia eu não 'ficaria contente' e isso na seria assunto de negociação; “eu tenho ouvido por vinte anos que a Ucrânia quer entrar na NATO e agente sempre soube que isso é inadmissível, isso é uma provocação aos russos”.
Ou seja, o Tramp deixou bem claro; “em minha Administração a Ucrânia não será prioridade e muito menos a Ucrânia entrando na NATO”. Então, talvez o Zelensky faça uma certa “pressãozinha” e… esteja fazendo para quê o Biden 'autorize' ataques em todas as 'posições' para que os EU permitam a chegada de + Sistemas patriot, porquê sabe quê daqui há pouquinho se o Tramp for Presidente essa 'ajuda' vai ser cortada ou pelo menos parcialmente cortada.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [25] de Junho, 20[24]