ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos analisar as consequências do ataque ucraniano na Crimeia e no ataque terroristas que houve no Daguestão.
Bom, eu preciso colocar algumas considerações bastante importantes. Em primeiro lugar, é que a NATO 'descobriu' o ponto fraco da Rússia, qual é o ponto fraco? É ela 'atacar' alvos civis quê vão deixar o Presidente Vládimir Putin numa situação bastante constrangedora usando Inteligência e drones dos Estados Unidos [EU] e que a Rússia não pode fazer nada “temendo” uma terceira guerra mundial.
Então, o quê que eles vão fazer daqui para frente? Eles vão 'intensificar' esses ataques até chegar num ponto quê a própria sociedade vai ver “fraqueza” no Presidente Putin e…uma parte da liderança pode 'afastá-lo' isso pode acontecer e… isso agente não pode 'descartar' essa possibilidade. Porquê que eles estão fazendo isso? Porque eles viram quê essa é uma 'linha viável' a Rússia 'estabeleceu' linhas vermelhas e…depois deixou que a NATO ultrapassasse e…eles viram que tem uma fraqueza aqui, tem um ponto fraco vamos em cima porquê não tem problema e…vão até onde deve e…onde der é a Rússia pode 'perder' essa guerra! A possibilidade real existe!
Repare, eu acompanho essa guerra há quase dois anos e cinco meses e a primeira vez que eu vejo isso efectivamente; a Rússia está sendo colocada no “corner do ring”, ou seja, a NATO finalmente 'descobriu' o ponto fraco da Rússia, foi o golo deles, acertaram e…vão continuar expandindo isso eu não tenho a menor dúvida a não ser quê a Rússia reaja e… reagir é 'destruir' todos os drones que 'operam' na circunvizinhança e… se a Rússia não fizer isso, vai ou [pode] perder essa guerra, isso eu não tenho a mínima duvida!
Segundo, a partir do momento quê a Rússia passa essa imagem de 'fraqueza' vão 'levantar' ouvidos no chamado Sul global, ou seja, os países vão começar a falar a coisa não é bem assim não; os EU não estão fracos não, a Rússia está 'vacilando' com eles é muito mau isso para Rússia. De facto, a NATO efectivamente marcou um golo de placa ao “descobrir” esse ponto fraco da Rússia e…vai explorar, vai ficar muito pior daqui para frente, o que agente calcula quê como eles 'perderam o respeito' eles vai 'insistir' nessa linha de acção, os ataques se tornarão cada vez + ousados a população civil vai sofrer muito e bastante em Donbass, Crimeia e…até chegar num ponto quê a Rússia decide ou ela vai para 'cima' ou ela 'perde' essa guerra.
Eu acho quê agente chegou no ponto, no 'anticlímax' dessa guerra, Ucrânia talvez consiga ganhar essa guerra, porquê qualquer coisa, qualquer Acordo que a Rússia aceite agora é, uma vitória da Ucrânia. A Ucrânia talvez consiga 'ganhar' essa guerra mesmo tendo uma inferioridade gritante no Campo de batalha, isso pode efectivamente acontecer.
Repare, as 'repercussões' quê agente está acompanhado sobre isso são muito 'negativas' para a Rússia, e…em virtude desse não fez e não fará nada a NATO vai ficar cada vez + ousada, logo, a quantidade de 'atentados' vai aumentar, a quantidade de ataques com mísseis a alvos civis vai se tornar uma constância, vai-se tornar praticamente o novo normal e…até chegar num ponto quê Rússia 'perde' a guerra; simplesmente ela 'perde' por pontos e… a liderança russa vai falar quê não têm + condições de continuar a guerra, é um facto!
E…é assim, o quê acontece, se… a Rússia 'perder' , ela não vai 'perder' por 'acertos' ela vai 'perder' pelos seus próprios erros, porquê ela poderia ter resolvido isso, traçado uma linha vermelha e…dali para frente vamos ver o quê que agente vai fazer. Repare, nessa história de lutar 'para evitar' uma terceira guerra mundial ela vai 'acabar' sofrendo uma derrota muito maior.
O jogo da guerra é uma solução de compromisso, porque você tem que começar a olhar falar o seguinte: 'tudo bem que isso aqui eu não quero, mas… para eu aceitar o que eu não quero, eu vou acabar tendo que engolir coisas talvez muito piores' e…é o caminho que as coisas estão efectivamente entrando; um caminho de coisas muito piores porquê para Rússia eles falam; “háaa…nossa linha vermelha”, mas… não faz nada! Por isso, o outro lado olha e diz …“não tem problema vai em frente”, porquê eles devem virar para o Zelensky, luz verde ai vai em frente vê o que você consegue, porque o outro lado está “tranquilo”, você achou o ponto fraco insista nele!
É uma coisa quê agente faz é o 'normal' da guerra, você achou um ponto fraco do inimigo lógico você vai 'apostar' suas fichas ali, você vai 'carregar' todas suas fichas para aquela vertente que você sabe que ela é efectivamente promissora e…a NATO 'descobriu' o ponto fraco da Rússia.
Agora, quais vão ser os novos passos nós não sabemos por parte da Rússia, por parte da NATO eu já disse aqui eles 'insistir' nessa linha de acção, porquê isso pode efectivamente dar 'resultados’. Repare, nada do que se fez até agora com a Rússia deu resultados, por exemplo, as sanções não adiantaram nada, a [contra] ofensiva ucraniana nem se fala, os ataques a algumas Bases Militares nada disso fez efeito, mas… esse ataque à população civil isso mostra fraquezas da Rússia.
E nesse região do mundo se você 'expor' uma fraqueza você fica 'bastante fragilizada' e…é isso o que está acontecendo no momento. E agente, também vê pela 'atitude' dos EU que é uma 'atitude' bastante soberba com relação a isso, que eles estão bastante 'tranquilos', essa 'tranquilidade' não é à toa, porque eles 'perceberam' efectivamente essa fraqueza por parte da Rússia. Lógico, podem haver circunstâncias intervenientes do caminho, pode! A Rússia pode fazer alguns ataques em terra 'tomar' várias posições da Ucrânia e… 'virar' esse jogo é uma possibilidade, mas ela é bastante remota, porquê a mecânica da guerra até agora, tem sido uma mecânica 'lenta' para Rússia, acontece quê quando você faz uma guerra muito 'lenta' você da tempo o inimigo pensar, a verdade é essa e…a Ucrânia pode ter 'achado' a sua solução.
E, enfim…agente vai ter que aguardar e… ver como é que as coisas vão se 'desenrolar 'daqui para frente quais vão ser as atitudes, mas… se a Rússia não fizer efectivamente nada vai ser levada ao “corner do ring”, o inimigo vai aumentar as suas apostas nessa vertente, porque já 'percebeu' quê com poucos recursos pode fazer um estrago muito grande, tanto na opinião pública da Rússia, quanto na moral internacional.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [30] de Junho, 20[24]