Quando eu falei em Cartas anteriores que essa Cúpula do Zelensky junto dos seus patrões; Estados Unidos [EU], NATO e União Europeia não iam dar em nada teve chuva de comentários falando que… eu era “soviético” e…o que foi que aconteceu na Conferência dos Zelenskys? Nada! Não aconteceu nada! Igual a mim, muita gente já estava falando 'incluindo' [n]a mídia tradicional que a Conferência foi uma 'picuinha' …vem aqui comigo vamos 'analisar' a Conferência, porquê ela não chegou num 'consenso' , apenas chegou num 'consenso' de directrizes para chegar a paz e… claras directrizes somente 'voltadas' a Ucrânia, totalmente unilaterais, o bloco importante hoje do cenário geopolítico global o Sul disse; “não concordo com nada!” e… boicotou o Comunicado final da Conferência.
Repare, só para você ter uma ideia eles 'tentaram' [160] países somente [70] participaram, por exemplo o Brasil que é um membro importante dentro dos 'debates' geopolíticos globais foi somente como 'observador' , ou seja, o Governo brasileiro sentou fora da mesa e… ficou apenas 'ouvindo' as discussões da mesa fazendo apontamentos enviar para o Presidente Vládimir Putin de certeza na próxima Reunião dos BRICS um dos 'debates' vai ser o que foi falado na 'patética' Cúpula da Suíça.
Rejeição do Comunicado final (Oficial)
A seguir vou apresentar aqui todos os países, que foram lá sentaram na mesa e… rejeitaram as 'directrizes' proposta por Zelensky/EU.
Primeiro a Índia. A Índia 'aceitou' na última hora participar, foi porque a Índia dentro dos BRICS tem aquela 'rusga' com a China, 'disputa de influência' na Ásia, a Índia cresce economicamente também como os chineses, logo, logo vai ser a terceira economia do mundo quer 'rivalizar' com a China em influência na Ásia, por isso, a Índia sempre se 'posiciona' diferente dentro dos BRICS. Foi, mas… chegou lá; escutou, escutou, escutou e…falou, não vou assinar!
Despois, Arábia Saudita que não sabe se vai mesmo participar dos BRICS, foi até lá e falou “cara” nós também vamos rejeitar! Porquê? Porque Arábia Saudita é muito próxima a Rússia principalmente no que tange o petróleo, os dois países estão fazendo uma “dobradinha ”na venda do petróleo no mercado internacional. Vocês sabiam quê o petróleo russo vai para Arábia Saudita, e… Arábia Saudita vende esse petróleo russo! Isso mesmo e…dá uma “comissão” para os russos! Por isso, os russos 'não deixaram' de vender petróleo no mercado internacional é só ver a 'baixa flutuação' do petróleo pós “invasão” russa a Ucrânia. Arábia Saudita sentou com uma ideia com o Presidente Vládimir Putin e…tudo se resolveu 'numa boa' e… os EU 'finge' que não estão vendo nada, porquê Arábia Saudita é “parça” dos EU e…os EU precisa do petróleo russo.
Temos o México. Mas é um 'posicionamento' de Esquerda próximo ao Presidente Vládimir Putin, você vai 'perceber' os países que têm Governos de Esquerda, Esquerda de raiz como o México se 'posicionou' contrário.
África do Sul que é BRICS e também participou, mas 'rejeitou' eu acredito quê África do Sul ela foi até la para ter esse papel mesmo de 'rejeitar' .
O Emirado Árabes Unidos, também é BRICS, BRICS também tem uma relação próxima a Rússia, 'rejeitou' .
Tem aquele grupo de países um pouco estranho quê agente não sabe os 'porquês de rejeitar' , mas a Tailândia, Arménia que é 'historicamente' próxima a Vládimir Putin, aos russos, o Bahrein também produtor de petróleo um Emirado. A Colômbia que é um Partido de Esquerda que governa o país, e um Partido de Esquerda muito 'aguerrido' com 'posicionamento firme' condenado Israel condenando alguns discursos do Volodymyr Zelensky.
Temos a Indonésia que também está dentro da Tailândia agente não sabe os porquês, mas a Indonésia é um país muçulmano. Temos a Jordânia que é 'quintal' dos EU no Médio-Oriente, também com 'posicionamento' diferente. Temos a Líbia é 'obvio' fica ali ao lado do Presidente Vládimir Putin, porquê? Porque 'precisa' do Exército russo, dos mercenários do Grupo Wagner para 'manter' a mínima estrutura de Governo na Líbia.
Ai nós temos todos 'rejeitando' o texto, fora do Brasil que foi somente como 'observador' e o principal a China 'não participou' devido a 'exclusão' da Rússia e…isso mostra muito quê a China está de mãos dadas com o Presidente Vládimir Putin na“ invasão” da Ucrânia. De facto, esse 'posicionamento' tirou a China daquele ideia da “insentona” . Repare, a China sempre nos pronunciamentos Oficiais, roga sempre a paz entre a Rússia e Ucrânia sempre nessa narrativa, agora no momento que ela não vai de facto ela tomou um lado muito + claro no cenário geopolítico global que é um 'posicionamento' anti EU e anti Ucrânia 'focado' no apoio ao Presidente Vládimir Putin.
Conteúdo do Comunicado Oficial
- Comunicado 'apoiou' a Ucrânia contra a invasão russa
- 'Identifica' a Rússia como agressora e defende a integridade territorial da ucrania
- 'Prioridades': inadmissibilidade de uso do uso de armas nucleares, controle da Central de Zaporijia pela ONU, garantia de exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro e retorno de prisioneiros e deportados.
Repare, a exportação de grãos é um ponto muito importante por conta da segurança alimentar de vários outros países principalmente países do Médio-Oriente que 'dependem' desses grãos vindos da Ucrânia para 'alimentar' a sua população, o Presidente Vládimir Putin com certeza ele não vai 'colocar' + empecilhos porquê isso 'gerou faísca' na relação com os países do Norte da África e Médio-Oriente com o Presidente Vládimir Putin já que eles 'dependem' muito desses grãos, isso com certeza não vai entrar + na confusão.
Um outro ponto diz respeito aos prisioneiros e deportados. Dizem que os russos prenderam muitos, + muitos soldados ucranianos e…dizem ai até crianças ucranianas foram levadas para o território russo.
Reacção e Comentários
- Arabia Saudita prontificou-se a 'sediar' próxima Reunião, 'insistindo' na inclusão de Autoridades russas
- O Zelensky 'expressou' decepção, mas celebrou apoio de [78] participantes
- Ursula von der Leyden 'afirmou' quê a negociação de paz não foi possível devido á postura de Putin. Repare, esse era o objectivo, esse era o objectivo, somente esse! Então, vamos lá, vamo-nos reunir, discutir e…no final vamos dizer não teve “negociação” por conta quê o Putin não quer a paz, mas… ao mesmo tempo o Putin [a Rússia] não estavam lá.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [17] de Junho, 20[24]