ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Vamos 'analisar' quem são esses países e… quias são os 'alvos' desses países se eles receberem armamento de grande poder destrutivo dos russos.
No momento que o Joe Biden 'autorizou' a Volodymyr Zelensky a 'apertar' o botão e atacar o território russo a guerra pode 'mudar' de caminho, porquê até um ano atrás o que era o discurso do Joe Biden e da NATO: Volodymyr Zelensky não pode atacar o território russo, um ano depois pode atacar território russo, e daqui ha um ano pode atacar Moscovo, pode atacar Samara, pode atacar São Petersburgo, ou seja, as principais Cidades russos e…isso pode 'levar' a uma outra configuração nessa guerra interminável.
E, esse posicionamento do Biden leva o Presidente Vládimir Putin a dar um 'cavalo de pau' e falar; espera ai…já que a Ucrânia 'pode atacar' o meu território com armamento ocidental que não é armamento ucraniano eu vou 'entregar' armas de grande poder destrutivo para os inimigos dos ocidentais e…esses inimigos ocidentais podem fazer o que bem entender com essas armas.
Então, alguns países que se posicionam anti-EU, anti-Europa, anti- eurocentrismo receberem o armamento de grande poder distributivo dos russos pode 'gerar' ainda + tensão para os EU até que eles não utilizem. Imagina você uma declaração do Ministro Serguei Lavrov falando que foi enviado x armas para os coreanos do Norte, para o Irão, para os venezuelanos… isso 'geraria' tensão em todo o mundo e poderia bloquear esse envio de armamento ocidentais para Ucrânia e…consequentemente a derrota ainda + rápido dos ucranianos frente a ocupação russo.
E é isso que agente vai fazer agora 'analisar' cada um desses possíveis inimigos ocidentais e o que pode acontecer se eles receberem esse armamento russo, e…pessoal, vocês sabem talvez eles ao receber ninguém vai ficar sabendo e… isso é pior ainda, porque quando acontecer já aconteceu! A mesma coisa com o irão que 'atacou' Israel, agente dormi num dia, acorda com uma tensão gigantesca; as coisas acontecem hoje na geopolítica de forma rápida e veloz.
Quais são esses países que podem receber esses armamentos dos russos:
- Coreia do Norte. A Coreia do Norte tem como inimigo; a Coreia do Sul, o Japão e o próprio EU. A Coreia do Sul por conta da guerra da Coreia, o Presidente Kim Jong-un, os Norte coreanos querem a 'unificação' da Península numa Coreia só, uma Coreia 'regida' pelo regime de Pyongyang, eles não querem ali a presença do Japão, porque o Japão na 'visão' de Kim Jong-un é um serviçal dos EU e influencia na política da Ásia, fora as 'atrocidades' que os japoneses cometeram na segunda guerra mundial na Península da Coreia, por isso, são inimigos. E os EU que 'financiam' toda essa estrutura, então se Kim Jong-un recebe + armamento, lembrando quê a Coreia do Norte tem 'capacidade tecnológica' de construir armamentos de longo alcance, têm ogivas nucleares, imagina recebendo esses armamentos dos russos. Ai você falar para mim, mas… se o Kim Jong-un doou armamento para os russos, mas é armamento de assalto; metralhadoras, armas de assalto usso humano, agora imagina armamento de longo alcance; mísseis de cruzeiros ou até armamento nucleares que a Rússia tem. Portanto, o cenário seria tenso se os Norte-coreanos recebessem.
- Bielorrússia. Bielorrússia que tem o apoio incondicional à Rússia, as tropas russas antes de invadir Ucrânia fizeram exercícios militares na Bielorrússia. O Presidente Aleksandr Lukashenko ele recebendo esses armamentos aliás já recebeu uma parte, isso já foi dito por conta de movimentações que ocorreram na fronteira da Bielorrússia, mas… imagine se ele recebe + tendo esse apoio incondicional da Rússia. Fora que a Bielorrússia tem uma relação instável com a Polónia e com os países bálticos: Lituânia, Letónia e Estónia são países que estão na cortina da NATO. Lembrando, que a Polónia está 'recebendo' vultuosos investimentos militares também da NATO e ela própria está 'investimento' em armamento por conta dessa movimentação da Rússia na Ucrânia e…dos pronunciamentos do Presidente Vládimir Putin dizendo; muitos territórios poloneses não são dos polacos e sim dos russos.
Temos um problema gigantesco lá no Médio-Oriente na Ásia, nós temos o Irão que é o inimigo 'declarado' dos EU e de Israel. O Irão já tem uma relação muito próxima com Moscovo, vende drones para a Rússia, então imagina uma troca de armamento e…ai o Irão pode 'atacar' Israel que é o seu inimigo 'declarado' e pode 'pressionar' uma corrida armamentista ainda maior no Médio-Oriente já que há uma disputa de posicionamento geopolítico entre o Irão e Arábia Saudita ali na região: sunitas e xiitas 'disputando' o poder e a hegemonia tanto na política, na economia quanto também na religião. E o Irão + 'forte' implicaria ali uma corrida e aliás uma aproximação da Arábia Saudita ainda + próximo dos EU, também recebendo armamento ianque e ai gerando todo uma tensão ainda maior no Médio-Oriente.
Você está vendo quê isso vai 'desestabilizar' o mundo inteiro, a Venezuela é inimiga 'declarada' dos EU, claro que… quando nós tivemos a guerra na Ucrânia, diminuição da produção do petróleo por parte da Rússia, o aumento do barril do petróleo no cenário internacional os EU voltou a 'conversar' com o Presidente Nícolas Maduro, dizendo que…ia 'diminuir' as sanções, mas organiza uma eleição sem influência do Governo e…agente volta a comprar petróleo seu; aquele jogo de interesse dos EU e… o Presidente Madura não fez nada disso! Piora a situação ele fala o seguinte; tem uma região ali do lado que não é da Guiana e sim da Venezuela, Essequibo e ai eles querem 'anexar' essa região e “cara” você sabe que a guiana é antiga Colónia inglesa e…continua 'lendo a cartilha’ dos britânicos e…os britânicos já falaram que vão até defender a região de Essequibo duma possível 'invasão' da Venezuela. Lembrando, que a Venezuela já 'comprou' muito armamento russo: aviões, mísseis…lembrando quê a Venezuela tem um Exército e infra-estrutura “cara” se não for igual é superior ao Exército brasileiro. Por isso, a Venezuela recebendo esse armamento vai ficar ainda + forte.
Agora na África, no Continente africano, perceba quê no mundo inteiro os EU e a Europa imperialista [ocidental] têm inimigos; você tem Burkina Faso, Malí, Guiné-Conacrí e Níger que “atropelaram” os Governos, isso mesmo! As populações e o Exército se 'uniram' para retirar do poder ditadores que eram 'alinhados' a Europa, principalmente a França que é um dos países + poderosos dentro da NATO e hoje esses quatro países estão de braços dados com o Presidente Vládimir Putin. Então, pessoal imagina quatro países na África 'recebendo' armamento, ganhando força e…esse movimento pode-se 'alastrar' para países maiores, lembrando quê esses países têm forte influência do islamismo; você tem uma Nigéria que tem uma estabilidade religiosa, lembrando que o Norte da Nigéria é muçulmana, o Sul é + cristão pode 'gerar' uma grande instabilidade, você tem ali o Boko Haram. A Rússia ali na região vai 'causar' instabilidade ainda maior do que ha, lembrando que o Continente africano nunca é estável tirando um, outro país que é +-.
Temos lá na Europa a Sérvia. A Sérvia é 'parceiro' político, económico e histórico dos russos e… desde o fim da Jugoslávia, da guerra da Sérvia onde os sérvios quiseram fazer 'genocídio' e acabar com as minorias que viviam ali e a Sérvia 'sofreu' um ataque gigantesco da NATO que 'derrotou' os sérvios e estabeleceu uma nova ordem ali na região, os sérvios não vivem cem por cento de paz com seus vizinhos: os kosovares, com os bósnios, montenegrinos, albaneses, ou seja, há uma tensão e uma 'aproximação' ainda maior dos sérvios com os russos principalmente no âmbito bélico pode 'gerar' uma instabilidade nessa região.
Iémen, ali próximo da Arábia Saudita que vive uma guerra civil 'interminável' parte do país é governado por um grupo chamado houthis e outro grupo, um apoiado por Irão e outro apoiado pela Arábia Saudita, isso desde a primavera árabe, uma guerra 'interminável' e… esse grupo apoia o Irão. Você está vendo que há uma conexão, imagina Rússia envia armamento para o Irão, envia armamento para o grupo houthis, qual que é o foco deles ali no Médio-Oriente? Aniquilar Israel fora que nós temos o Hezbollah no Sul do Líbano que também 'recebe' o apoio do Irão e tem conversas próximas com o Presidente Vládimir Putin desde a guerra da Síria quando eles se 'juntaram' para vencer os rebeldes apoiados pelos EU e venceu o Estado Islâmico. Imagine se o Hezbollah também 'recebe' esse armamento e… Israel estaria sendo 'atacado' por várias frentes com poder bélico gigante, lembrando quê os Hezbollah têm + de [150] mil mísseis. Então, não é assim um “grupinho” como o Hamas é um grupo que tem um poder bélico muito grande que vai 'causar estragos' em Israel principalmente se juntar todo o mundo contra Israel.
Portanto, pessoal olha que cenário problemático se… a Rússia toma um posicionamento desse, decide entregar armas para esses países “cara” muito, + muito tenso o que Biden, o que Zelensky estão fazendo catucando o Presidente Vládimir Putin.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [10] de Junho, 20[24]