ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Estamos 'habituados' no Continente africano a 'vermos' muitos líderes africanos a morrerem na Europa e serem enterrados em África, “devolvidos” em África, porquê “alegam-se” questões culturais; estamos a falar de líderes que durante toda a sua vida 'investiram' toda sua riqueza na Europa, portanto essa cultura só permite 'investir' na Europa e 'enterrar' o corpo em África?! Essa cultura não “permite” também 'investir' em África?
Se… eu sei, se tu sabes para onde vai o nosso corpo quando morrermos vai para o subsolo, porquê cheira mal, “apodrece”, razão pela qual, nos põem no subsolo. Quer dizer, se eu morrer na Europa ou em África o meu corpo vai para o mesmo lugar, vai para o subsolo [para o lixo], apodrece, vira nada, pó não presta!
Por não saber para onde “vai” a minha alma quando eu morrer, logo quando eu morrer a minha alma “vai” para o mesmo sítio, para onde não sei! O meu corpo “vai” para o mesmo sítio para o subsolo, porque não presta, cheira mal, é podre e… a minha alma 'vai' para o mesmo lugar, tanto se eu morrer em África, quanto na Europa.
Quer dizer, não há “motivo” algum de continuarmos a morrer na Europa e… nos enterrarmos em África, porquê é uma “humilhação” para África, a África está cada vez + a tornar-se um Cemitério, só 'serve' para enterrar líderes africanos, não 'serve' para que esses próprios líderes possam 'investir' em África. Enterre-me lá onde eu 'vivi' os últimos [5] anos da minha vida, porque é lá onde eu “decidi” viver as minhas últimas alegrias.
E nós sabemos que até os líderes africanos que 'trabalham' em diplomacia no estrangeiro “levam” as suas famílias lá 'vivem' e 'investem' ,mas… quando morrerem são “enviados” para o Cemitério que se chama África. Se eu morrer em África enterre-me em África, se eu morrer na Europa enterre-me na Europa, porquê eu sei que o meu corpo; esta “massa” vai decompor-se, vai apodrecer, vai 'voltar' para o mesmo sítio que é para o pó. A minha alma 'vai' para o mesmo sítio, tanto eu morre em África, quanto na Europa.
É tudo “falsidade” dizer quê por questões culturais temos quê “enviar” o corpo para África, porque a África não é Cemitério, a África 'precisa' também do nosso 'investimento'. E… isso não 'serve' só para líderes africanos, também 'serve' para você cidadão normal que 'decidiu' imigrar, 'viver' na Europa com sua família ou sozinho os últimos [10] / [15] anos, “aproveitou-se” de toda coisa boa que apropria vida lhe ofereceu e… quando morre, quer quê o seu corpo seja “enviado” para aqueles que até às vezes nem um cêntimo dos teus ganhos viram.
Portanto, se eu morrer na Europa devo ser enterrado na Europa e se eu morrer em África devo ser enterrado em África, porque eu sei quê o meu corpo morrendo em África ou na Europa vai para o mesmo sítio: para o lixo e… a minha alma vai para o mesmo sítio que eu não sei onde é.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [28] de Julho, 20[24]