ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Eu, não chamo Nícolas Maduro de ditador, porquê eu acho que há uma “imposição” quase assim do imperialismo e da imprensa imperialista: o ditador Nícolas Maduro. Repare, se você vai chamar o Presidente Nícolas Maduro de ditador, como é que você faz com outros países ou como é que você vai chamar o Benjamin Netanyahu?
Toda vez quê o chamar vai chamar de Primeiro-ministro “genocida” de Israel! Épháaa…eu acho quê não é bom! A imprensa quê faz questão de chamar o Presidente Nícolas Maduro de ditador nunca chamou, por exemplo, o Ernesto Geisel de ditador no Brasil, chamavam de senhor presidente, nunca chamou o Pieter Botha ditador, chamava de senhor presidente, nunca chamou o Ian Smith de ditador, mas chamava de Primeiro-ministro da Rodésia.
Dito isso, há problemas no Governo do Presidente Nícolas Maduro, há! Isso é evidente, há problemas económicos, mas… o “chavismo” tem uma “implantação” popular fortíssimo na Venezuela e…não é segredo não 'conseguiu' transformar a base económica, há muita denúncia de corrupção no Governo.
Agora, vamos falar um português claro! A Venezuela está sob um “bloqueio” terrível, só Cuba e Venezuela vivem um “bloqueio” desse tipo, um bloqueio “desumano” por parte dos Estados Unidos [EU] que fazem isso porque “cobiçam” o petróleo, eles querem que o petróleo volte a ser “dominado” por uma elite e que 'sirva' os interesses dos EU.
Por tanto, tem a questão do imperialismo, a Venezuela sob “bloqueio” ; tem problemas internos e… vamos ver.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, as [30] de Julho, 20[24]