Por Elvino Dias
O meu profundo desejo é ver o Eng Venâncio Mondlane como Presidente da República e a sua CAD com o maior número de assentos no parlamento. A CAD deve ser a imagem e semelhança do Eng; integra e focada no interesse colectivo com incidência para o dos mais desfavorecidos.
Com a maioria parlamentar, a CAD deverá rever todas as leis injustas de Moçambique, com destaque àquelas que proporcionam regalias inacabáveis aos Deputados, Ministros e antigos Presidentes da República.
Por exemplo, no Burquina Faso, Traoré ordenou o corte de 50% das mordomias a favor das classes que realmente trabalham; professores, polícias, enfermeiros, etc. Quer tacho? Faça negócio ou seja empresário!
Ao longo dos últimos 15 anos, o parlamento aprovou muitas leis injustas e que não se ajustam à nossa realidade socioeconômica; não é esse tipo de Deputado que pretendemos. Lembro-me que a sociedade tanto reclamou e eles fizeram ouvido de mercador. Lembro-me que até marchamos em 2014. Pessoalmente fui um dos promotores da marcha contra tais mordomias.
O Deputado, deverá passar a residir no seu círculo eleitoral; não pode ser como aquele meu amigo deputado que vive em Tchumene mas o seu círculo eleitoral é o da Zambézia.
Deverá haver extinção ou fusão de cargos inúteis; não faz sentido que exista um Secretário de Estado, Governador Provincial, Secretário Permanente e Director Nacional disto e daquilo. Que exista um ministério de defesa e dos combatentes; esse seria um departamento daquele. Que exista um ministério de educação, outro do ensino superior e outro de tecnologia. Tudo acomodação para garantir tacho de muitos camaradas!
Sonho também um Moçambique em que todos somos irmãos; e que no BI não venha natural deste ou daquele local, e venha apenas de nacionalidade moçambicana.
Em suma, quem me acompanha aqui nesta rede social há mais de uma décad e quem acompanha o Eng Venâncio Mondlane, há mais de uma década, sabe perfeitamente que sou contra enriquecimento com base na Política. Quer ser rico? Faça negócio!