ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Notícia que tomou conta da mídias internacional foi a 'desistência' da Candidatura de Joe Biden a reeleição ao Cargo de Presidente dos Estados Unidos [EU]. Muitos falam quê o Biden não 'desistiu' propriamente da eleição, até porque alguns dias atrás ele falou quê não 'desistiria' , mas quê 'desistiram' dele. Por exemplo, a Maria Zakharova disse que “ninguém sabe se o Biden sabia o que de facto estava a assinar”.
Este é o facto, ele pode perfeitamente ter 'desistido' da sua Candidatura a Presidente dos EU ou “desistiram” dele. O facto é que os “problemas neurológicos” que o Biden vem apresentando nos últimos tempos inclusive depois do 'debate' ficou muito claro para todos, mas o facto é que, a sua idade e esses 'problemas’, talvez não tenham sido suficientes para afastá-lo da Candidatura a eleição e sim… o facto quê o seu Governo é muito 'trágico' actualmente para os EU e também para o mundo. O exemplo é a sua 'dificuldade' de lidar com Israel, na prática o Biden apoia tanto Israel, como o Trump também ‘apoiaria’, mas ele tem um 'problema moral' e esse 'problema' tem-se acentuado bastante nos últimos meses.
o Biden, também nunca foi “muito claro” em relação ao quê ele 'deseja' quanto a guerra da Ucrânia, notadamente quanto a possibilidade da Ucrânia fazer 'ataques' a profundidade[retaguarda] da Rússia até a 'desistência' da sua Candidatura, ele sempre “deixou claro” quê a Ucrânia não deveria fazer esses 'ataques', mas foram enumeras, enumeras as vezes em que ele “oscilou” bastante e… quase muito pouco ele não apoio esses 'ataques' a profundidade da Rússia.
Ou seja, pode-se dizer, quê ninguém sabia muito bem o quê o Joe Biden quer e as pessoas “atribuem” isso à sua “senilidade”, mas… o facto é que isto não é propriamente da sua “senilidade” até porque a sua Vice-presidente quê agora tem o seu apoio total, identificou todo o apoio a Kamala Harris, a sua Vice-presidente, também pratica os mesmos bacilos, outros democratas também praticam os mesmos bacilos.
Então, o quê parece na verdade é que há um problema com os democratas em relação a 'gestão' do Governo dos EU neste momento e também o “papel de liderança” dos EU no mundo; este é… o ponto + importante e… neste sentido a Kamala Harris, tampouco pode ser uma Candidata muito diferente em relação ao que é o Biden nessa eleição com Trump. O Trump segue a ser 'favorito' evidentemente, já disse que “é muito mais fácil derrotar a Kamala Harris do que seria derrotar o Joe Biden”, contudo e apesar de que a Kamala Harris deverá 'concorrer' com outros Candidatos para a 'indicação' a condição de Candidata, é muito 'provável' quê ela saia como Candidata à Presidente pelos democratas nas próximas eleições.
A Convenção dos democratas vai 'acontecer' no mês de Agosto, embora o Biden 'tenha vencido' as primárias, ele não havia sido ‘oficialmente indicado' como Candidato a Presidente dos EU, isto seria 'homologado' justamente na Convenção democrata. Por exemplo, a Convenção democrata poderia até mesmo 'desistir' do Biden oficialmente, mas seria muito complicado fazê-lo em 'virtude' de que ele havia vencido as primárias, por isso, o melhor seria o Biden ‘desistisse’ e para tanto é, muito 'provável' quê muitas “pressões” tenham sido exercidas para que ele deixe a corrida neste momento.
Por outro lado, à Campanha do Candidato Donald Trump, também 'alegou' quê não basta que o Joe Biden deixe a condição de Candidato a Presidência nas próximas eleições nos EU, mas… quê o Biden deveria 'renunciar' imediatamente o Cargo de Presidente dos EU até porque na sua “condição mental” neste momento ele não teria condição de governar os EU, até porque, ele é muito bem 'capaz' de cometer uma loucura. Portanto, essas são as palavras do Comité da reeleição do Candidato Donald Trump.
O facto, é que o Biden não será + Candidato, 'desistiu' ou 'desistiram' por ele da sua reeleição e Kamala deverá ser a próxima Candidata pelo Partido Democrata. No Partido Democrata quase todos já “apoiaram” a Kamala Harris, o que significa ela vai muito forte para a 'indicação' a Candidata pelos democratas.
Agora, se agente parar e pensar o que foi essa decisão do Parido Democrata, agente pode também entender ou podemos fazer uma leitura de que o Partido Democrata não tinha + o que fazer em 'virtude' ,por exemplo da baixa nas pesquisas do Biden em relação ao Trump em 'virtude' , também de toda a Campanha que é feita contra o Biden pelos ‘patrocinadores' em 'virtude' de tudo isso, agente pode perfeitamente 'entender' quê os democratas suponham já que poderiam perder essa eleição para o Partido Republicano e… não somente isso, que também teriam uma derrota “acachapante”, terrível, absurda.
Em 'virtude' disso eles 'resolveram' fazer a troca de Candidatos só que demoraram muito, demais para fazê-lo. E porquê que demoraram muito para fazer a troca do Candidato? Porque o Biden 'representa' interesses, este é o ponto! O Biden, na verdade, como Candidato e como Presidente dos EU, ele defende interesses, sobretudo interesses de algumas famílias das armas nos EU, da Indústria das armas nos EU, ele defende interesses também duma grande quantidade, por exemplo, de famílias 'ligadas' aos Bancos nos EU, então essa gente estava “apoiando” muito a Candidatura do Biden, muitos retiraram esse apoio.
Contudo, a manutenção da Kamala Harris significa que é uma Candidata que vai concorrer as eleições que têm as mesmas ideias do Joe Biden, que pensa a mesma coisa que ele, que estava completamente “afinada” com Biden em relação a tudo que ele falava, a tudo que ele pensava, a tudo que ele fazia.
Então, pode-se dizer, quê nesse sentido seria uma espécie de “continuidade” se você me permite a 'delicadeza' da observação, porquê a Kamala como mulher merece o nosso respeito, mas… o facto é quê as ideias dela são as mesmas do Biden, ou seja, a maneira como ela pensa o mundo é a mesma maneira que o Biden. A Kamala é também uma “belicista”, é uma pessoa que gosta de “fazer guerras”, que quer guerras, que quer “destruir“ completamente o mundo, quer “destruir” a Rússia, que “não gosta” da Rússia e…assim por diante.
O facto é que, a Candidatura do Trump já “ganhara” muita força depois daquele “atentado” mal-sucedido contra sua vida e neste momento, a meu ver, ganha ainda muito + força com essa 'demonstração' de fraqueza do Partido Democrata dos EU não por 'retirar' o Biden da Campanha, mas por fazê-lo apenas aos [45] minutos do segundo tempo.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [24] de Julho, 20[24]