ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a situação de tropas da NATO na Ucrânia.
Bom, já havia uma grande 'suspeita' de tropas da NATO 'operando' na Ucrânia ou como 'instrutores' ou como 'técnicos' e 'especialistas' em equipamentos + sofisticados ou mesmo no ‘terreno' , quase uma certeza eu diria que era [99%] e… porquê isso? Porque isso ‘sempre insistiu' em todas as guerras: provavelmente pilotos soviéticos 'lutaram' contra Israel na guerra de atrito entre Israel contra os Egípcios em 19[67]-19[73], na guerra do Vietnam pilotos Norte-coreanos 'voaram' pelo Vietnam do Norte, 'instrutores' soviéticos estiveram no Vietnam, os chineses 'ajudaram' principalmente em trabalho de recuperação ferroviária , por isso, essa coisa sempre existiu não dá para agente 'negar' e achar que é “escandaloso”, achar quê começou hoje e que é única guerra.
Agora, o problema todo não foi esse, o problema todo é o de sempre; uma frase que é muito comum quem foi recruta sabe disso: “o golpe é válido, mas…o problema se você for pego”, e…pessoal foi pego com a mão na massa, por exemplo, os Oficias Generais alemãs foram pegos falando, foram gravados e… esse ponto da gravação há uma coisa interessante; agora eles estão dizendo quê utilizaram o «WEBEX», uma 'ferramenta' pouco segura quê os russos gravaram, olha… pode ser agente não duvido nada disso, a Rússia têm excelentes «hackers», a Europa Oriental no geral têm excelentes hackers, não só russos como ucranianos, o pessoal da Estónia, da Letónia, da Lituânia tem pessoal bom por ai.
De facto, a questão não é essa, pode ter sido russos, pode ter sido gente da Alemanha também e 'resolveu' dar um freio nessa história, logo, é muito ‘difícil’ agora agente saber o que foi quê aconteceu, a quem interessa, mas… a verdade é que esses Generais acabaram 'explicitando' uma coisa que nós já sabemos quê… têm tropas britânicas 'operando' na Ucrânia.
A questão, toda eu não 'vejo' nem dessa forma é do jogo de todas as guerras e… eu não tenho 'dúvidas' quê a próxima guerra que os Estados Unidos [EU] se 'meterem' a Rússia vai 'fornecer um razoável 'apoio ao inimigo. Mas, a questão toda não é essa, a questão toda é a relação custo benefícios, porquê? Porque se estão 'evitando' a debacle da Ucrânia podem até estar atrasando, mas… essa gente britânicos, franceses, americanos [EU], poloneses, portugueses tem de tudo ali quê está na Ucrânia, eles não estão 'evitando' o desastre, mas… eles têm um custo político e diplomático bastante alto, porquê? Porque na verdade, principalmente na Alemanha agora a oposição vai questionar e… não sei como é que isso vai ficar como é que o Scholz vai resolver isso. De facto, eu acho quê essa gente é tão cínica e… já passou tantos limites do fundo do poço quê para eles tanto faz, ‘não vão fingir' quê não está acontecendo nada vão tapar o nariz e seguir em frente, mas… o facto efectivamente existe.
Agora, eu penso quê isso ai não é a 'questão central' a 'questão central' no momento é se os EU vão ou não vão apoiar a Ucrânia, porquê se essa 'ajuda' dos EU continuar a chegar em 'valores pequenos' não resolve nada para Ucrânia e agente está com problema extra, que é o caso de militares ucranianos 'desaparecidos' , tem gente que fala quê estão faltando [700] mil militares ucranianos.
Ora, se isso realmente aconteceu ou estiver acontecendo, faltando efectivamente não é porquê esse pessoal morreu, muito 'provavelmente' esse pessoal estava na conta, alguém estava recebendo dinheiro e… não estava chegando, por exemplo, isso acontecia muito na guerra do Vietnam, os Generais Sul-vietnamitas eram muito corruptos, o “cara” marcava que tinha [8] mil soldados sob seu Comando quando tinha [3] mil ou não pagava o pessoal, embolsava o dinheiro e… não estava nem ai. Aconteceu muito disso eu não duvido quê esteja acontecendo na Ucrânia, não posso afirmar, mas… a situação é bastante complicada, e tem o problema militar, porquê no cálculo de alguns planejadores miliares da ucranianos eles têm [1] milhão de homens, se você em vez de [1] milhão tiver 1/3 disso e você fizer o cálculo para [1] milhão, você vai fazer uma “cagada” no Campo de batalha.
Então, eu acho assim, agente 'analisando' o painel completo, o “mosaico completo” da Ucrânia, quando você pega todos os dados; a versão dos ucraniana, depois a versão dos russos, a versão da imprensa imperialista você chega a 'conclusão' que têm muitas 'lacunas' , a coisa não está se encaixando bem, ou seja, não está 'batendo' muito bem o quê efectivamente está 'acontecendo' nessa guerra. Até porque tem uma coisa que é ‘engraçada’ ou 'curiosa' sobre esse problema de tropas da NATO na Ucrânia, porquê eu não tenho dúvidas já que eles estão lá, ‘diversos’ militares da NATO já morreram. Mas, acontece, quê nem eles 'admitem' e nem a Rússia faz muito 'alarde' disso, quando eles sabem que tem ali, é aquela história é a guerra do cinismo; um não admite outro finge quê não tem ninguém lá. Esse que é o facto.
Agora, vamos aguardar os 'dobramentos' disso, eu penso, já falei e… torno a dizer, quê… a questão central é o 'financiamento' da guerra por parte dos EU. Vou-lhes lembrar, a Suprema Corte dos EU 'autorizou' o antigo Presidente Donald Trump para 'concorrer' agora nas eleições deste ano e… as chances do Trump vencer diria quê são muito grandes e o Partido Republicano' vendo' as possibilidades, as chances de vitória provavelmente vai fazer tudo para travar essa 'ajuda' a Ucrânia, porquê? Porque essa 'ajuda' é colocar uma azeitona na 'empada' da eleição do Biden, por isso, eu acredito quê isso foi + um problema para Ucrânia, essa 'decisão' da Suprema Corte dos EU.
De facto, o 'panorama' para Ucrânia não é muito bom, a Rússia tem 'avançado' em diversas Cidades, mas os ucranianos falam que estão 'cobrando' um preço pesado. Olha… considerando-se as 'mentiras' que eles contaram na [contra]ofensiva, épháaa…eu tenho uma certa dúvida a respeito disso. Uma coisa que vai ser assim bastante sinalizadora que eles estariam com razão é se… a Rússia interromper o 'avanço' , eles interromperam porquê bateram em alguma pedra nesse Rio turvo e ai podem interromper para poder se recompor ou trazer + apoios, + fogo, + artilharia e…etc.
Ai pode ser quê os ucranianos tenham lá a sua razão, mas até lá é muito difícil dizer, o que agente vê é uma 'sucessão' de reveses para o exército da Ucrânia e… se os Deputados dos EU continuarem a “empurrar com a barriga” essa ajuda, esses reveses ucranianos vão aumentar e o Rio quê por enquanto é apenas um riacho pode se transformar numa torrente avassaladora.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [7] de Julho, 20[24]