ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Sinceramente foi uma das poucas vezes que eu posso dizer que eu concordo com o Papa Francisco.
“A guerra na Ucrânia contínua inabalável e o número de vítimas está aumentando”. O Papa Francisco pede que a Ucrânia “negocie” com a Rússia para acabar com o 'sofrimento' . Em uma entrevista o Papa Francisco disse, que a Ucrânia deveria ter a “coragem” de “negociar” ele também falou sobre a bandeira branca. De acordo com o Papa Francisco, “a Ucrânia deve ter coragem de levantar uma bandeira branca e negociar o fim da guerra com a Rússia.” E…vocês sabem o que é quando agente levanta a bandeira branca, isso se chama capitulação!
Ele acredita quê a pessoa + forte é aquela que “olha” para a situação, pensa nas pessoas, tem a coragem de “levantar” a bandeira branca e…negociar, disse o Papa Francisco em uma entrevista a Emissora suíça RSI que teria sido realizado já em Fevereiro, mas… que foi retransmitida pela primeira vez [20] de Março de 20[24].
“Quando você vê que está sendo derrotado que as coisas não estão indo bem você tem que ter a coragem de negociar”. Disse o Papa Francisco. Então, você vê há tempo que as pessoas 'percebem' que a situação da Ucrânia é dramática. De acordo com a transcrição da entrevista que a Agência de notícias Reuters conseguiu 'visualizar' perguntaram ao Papa Francisco se… ele era + a favor daqueles que pediam quê a Ucrânia 'desistisse' por não ter sido capaz de contra-atacar a Rússia ou se o Papa estava + de acordo com aqueles quê diziam desistência 'legitimaria' as acções do lado + forte; lembrando na ocasião o entrevistador havia usado o termo bandeira branco.
O Papa Francisco levantou a questão de quantos mortos seriam registados na guerra e… explicou quê as 'negociações' deveriam ser realizadas com o envolvimento de Potências internacionais e de um mediador: “Não tenham vergonha de negociar antes que as coisas piorem” disse o Papa.
Repare, o presidente ucraniano, o Zelensky tem dito repetidamente quê quer a paz, entretanto ele 'exige' a retirada das tropas russas de toda Ucrânia e…a 'restauração' da fronteiras do Estado ucraniano; a Rússia 'rejeitou' as negociações de paz nas condições estabelecidas por Kiev. Já na Suíça o Zelensky disse que podia-se 'imaginar' conversações de paz primeiro só com os aliados e…depois + tarde talvez, também com os russos.
E… agora nós temos o Papa, lembrando, depois quê isso foi publicado o Santo Padre levou muita 'tronca' dos países imperialista. Por exemplo, na Alemanha uma Parlamentar dos liberais, não me lembro do seu nome correcto, mas… ela postou o seguinte no twitter: “eu, hoje como católica sinto vergonha!”
É isso que ela colocou.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [7] de Julho, 20[24]