ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Presidente Vládimir Putin surgiu com um novo Plano de paz e ele até ‘oferece’ a Crimeia e…agora tudo depende dos países imperialistas o quê que eles 'pensam' sobre esse novo Plano de paz se…eles em cima disso vão começar a 'negociar' ou se eles vêem uma certa fraqueza do Presidente Putin ou se vêem isso como um jogo de distracção.
Realmente, as especulações estão em grande sobre o novo Plano de paz do Presidente Vládimir Putin, por exemplo, o Daily Mail Jornal britânico noticiou isso, o Jornal por sua vez refere-se ao jornalista de tevê ucraniano o Dimitry Gordon que cita fontes de Inteligência, além disso, a notícias está sendo 'divulgado' pelo Canal russo do télegram [blogues militares russos].
Então, vocês observam a notícia vem de muito lados, 'especulações' vão em cima dessa notícia e agora nós temos o novo Plano que mostra quê o Presidente Vládimir Putin parece que está-se 'movendo'. Repare, as 'concessões' do Kremlin em relação a Crimeia são particularmente “surpreendentes”. De acordo com os Relatores, o Ministro do Interior da Rússia, Vládimir Kolokoltsev, ouçam bem isto, contra quem existem sanções nos Estados Unidos [EU] terá voado 'Oficialmente' para uma Reunião da ONU em Nova Iorque no final de Junho passado. Na realidade, ele tinha uma missão 'diferente', ele viajou para os EU para 'negociar' o novo Plano de paz do seu Presidente. Você vê, nada do Zelensky, ele foi 'directamente' ao seu contraente… na verdade, vocês sabem a Ucrânia nesse momento está sendo 'aproveitada' nesse conflito pelos EU e seus sabujos.
Esse novo Plano do Presidente Vládimir Putin inclui os seguintes pontos principais:
- A Ucrânia, aceite que os Oblasts de Donetsk e Luhansky que foram anexados pela Rússia, em troca a Rússia entregará a Central nuclear de Zaporidjia e a Cidade vizinha de Enerhodar.
- A transferência dos Oblasts de Kherson e Zaporidjia para a Ucrânia deverá ser negociada.
- A Crimeia deverá ser uma região administrativa desmilitarizada e deverá ser atribuída ao financiamento da Ucrânia e da Rússia, ambos os Estados compartilhariam, portanto a Península.
- O Exército ucraniano deverá ter um tamanho máximo legal, adesão da Ucrânia a NATO deve ser excluída, no entanto, a adesão a União Europeia deveria ser possível.
- As sanções ocidentais contra o petróleo e o gás russo e o sector bancário terão que ser levantados pelo ocidente.
O Presidente Vládimir Putin seria, portanto capaz de 'manter' os territórios ocupados e também 'garantir' quê a Ucrânia não seria 'autorizada' a tornar-se membro da NATO, é pouco provável que isso seja aceitável pelo presidente ucraniano. Por isso, eu acredito que ele foi directo para os EU, porque na verdade, quem no final vai 'decidir' se vai haver guerra ou não, ou negociações são os EU.
No entanto, em 'comparação' com as exigências do Plano de paz do Presidente Putin de Maio já existem concessões do lado russo, acima de tudo é uma surpresa que o Presidente Vládimir Putin esteja 'disposto' a dividir Crimeia que anexou em 20[14]. Agora, tudo depende dos países imperialistas o quê que eles acham desse Plano; para mim o importante que há algum movimento, que há uma oferta e… sobre isso pode-se negociar.
Mas… nós já temos vozes [reacções], uma voz é de um Professor da Universidade do Exército alemão em Munique, o Carlo Masala, ele coloca o seguinte: “muita parte desse plano é inaceitável para a Ucrânia, mas tais coisas não são oferecidas numa posição de força”. Ou seja, vocês já podem ver que eles estão vendo na oferta do Presidente Putin uma 'fraqueza', mas…sobretudo é uma táctica de 'diversão' logo não pode ser levado a sério.
“No então, algo parece estar acontecendo no lado russo”, disse o especialista nas suas classificações. O Professor de política refere-se a uma reportagem sobre a 'frustração' dos blogues militares russos no télegram sobre o rumo da guerra e os recursos humanos inadequados do Exército. “A aparentemente o debate sobre um cessar-fogo em Moscovo está a ganhar força, os Relatórios sobre o novo Plano de paz também se enquadrariam nisso”, disse o Masala.
Então, vocês já podem ver quê ele puxa + para mostrar quê o Presidente Vládimir Putin está numa situação de 'fraqueza' e…é muito provável que o imperialismo vai “vender” para os seus povos que está perto daquilo que queria quê o Presidente Putin vai ficar de joelho.
Enfim, eu particularmente acho uma óptima notícia vamos ver nas próximas semanas o quê que vai acontecer.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [7] de Julho, 20[24]