A situação Ambiental em Moçambique cada vez se degrada mais, o governo não consegue parar a Agricultura de queima e derruba, o consumo de carvão vegetal também não é reduzido, as florestas continuam a ser cortadas para produzir carvão e irem vender às cidades.
A comercialização de Fertilizantes NPK subsidiado e a venda de gás de cozinha em botijas a preço que os Indígenas de Moçambique pudessem comprar resolvia em parte esses dois problemas.
Com a redução da desflorestação se reduz o impacto das ditas Alterações Climáticas que lembramos no ciclone Idai foram quase de 1000 mortos.
O Sr. Chapo agora candidato a Presidente de Moçambique, que já quase actua como se fosse Presidente de Moçambique, visitando o Chefe de Estado do Ruanda, se esquece que o seu trabalho por onde passou pouco ou nada melhorou o nível de vida das populações.
Em Nacala a Velha havia rios de dinheiro a circular com a construção da linha férrea e o terminal de carvão, os Indígenas por ali continuam a viver quase da mesma maneira como viviam quando o Vasco da Gama chegou à Baia de Mossuril em 1498.
Foi reabilitada uma barragem na estrada principal de Nacala para Nampula, essa barragem é utilizada para regar o carvão, essa mesma água poderia chegar a Nacala, não chega porque roubaram por diversas vezes o dinheiro para construir o cano.
Essa mesma água, poderia ser usada para as Mamãs de Alguidar na Cabeça fazerem Agricultura e ir vender os produtos a Nacala ou Ilha de Moçambique, mas o Sr. Chapo nada fez enquanto andou de férias por Nacala a Velha.
A sua passagem por Inhambane também é um desastre o gás de Pande entra no cano para a África do Sul, mas os Indígenas de Inhambane nada beneficiam, é vendido à Sasol uma empresa falida que o utiliza para fazer o desenvolvimento da África do Sul, mas esse gás é de Moçambique, porque não é usado para desenvolver Moçambique?
Os Indígenas de Inhambane continuam a cortar a Floresta e a fazer carvão vegetal para as Mamãs de Alguidar na Cabeça cozinharem lá em casa.
É com gás natural que se resolve os dois problemas de Moçambique, a produção de Azoto fertilizante largamente utilizado na Agricultura e que permite aumentar a produção por hectare, acabando com a fome e a subnutrição.
Cozinhar a gás nas cozinhas das mamãs de modo a deixarem de ter doenças respiratórias e poderem ter tempo disponível para estudarem, trabalharem ou cuidar dos filhos, acabando de vez com a desflorestação.
Estes dois problemas o Sr. Chapo poderia ter resolvido em Inhambane e não resolveu, como agora o Sr. Chapo está a apelar ao voto dos Moçambicanos que vai ser diferente se durante os ultimos anos poderia ter desenvolvido Nacala a Velha e Inhambane e nada fez.
Próximo Domingo o regime de Nicolas Maduro na Venezuela irá cair, esse ditador que desgraçou o povo da Venezuela, exactamente da mesma maneira que Nyusi, Chapo e companhia estão a desgraçar Moçambique, têm que ir sentar e descansar.
Deixem o Venâncio Mondlane ser Presidente de Moçambique, o povo assim o quer, respeitem a vontade do povo, o povo de Moçambique é Soberano.
A Velha Chica sabia, mas não dizia a razão de tanta pobreza e tanta miséria
Che minino não fala política, não fala política.
Pedro Mesquita