ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A dúvida é se… o sistema político venezuelano é livre devido ao histórico desde Chaves, se as eleições foram democráticas?
Puxa pháaa…mas, qual dúvida? A Venezuela em [25] anos que o “chavismo” governa Venezuela, Hugo Chaves “tomou posse” em [2] de Fevereiro de 19[99] , nesses [25] anos a Venezuela fez e organizou [27] processos eleitorais , em alguns desses processos , o Governo, o “chavismo” perdeu as eleições, o “chavismo” perdeu não apenas eleições locais têm Documentos sobre esses [27] processos.
O “chavismo” perdeu eleições nacionais, o “chavismo” perdeu maioria na Assembleia nacional em 20[15]. O Presidente Nícolas Maduro governou “sem maioria Parlamentar”; vários dos Governadores e Vereadores Municipais são da oposição, mas…como é que é possível “colocar” em dúvida o sistema político venezuelano? Repare, o sistema político venezuelano tem engrenagens democráticas quê nenhum outro país tem, por exemplo, eles têm o “mecanismo” de Referendo revogatório.
Quer saber, a Venezuela é único país do mundo em que o Presidente pode ser 'destituído' pelo povo, a partir da 'metade' do seu mandato, desde que seja “colhido” um percentual mínimo de [20%] dos eleitores, fica automaticamente 'convocado' um Referendo revogatório, esse Referendo revogatório “decide” se o Presidente deve ou não continuar no Cargo, se a “decisão” é sim… pela revogação o Presidente é “destituídos” pelo povo.
Repare, nenhum país do mundo tem esse “mecanismo”; o Presidente Hugo Chaves 'passou' por esse “mecanismo” em 20[04], o Presidente Chaves foi a um Referendo revogatório em 20[04]! E ganhou o Referendo revogatório! Épháaa…você conhece algum alguns país no mundo em que isso ocorra!?Não há!...Na América do Sul nenhum sistema que tenha sido “pensado” com + engrenagens democráticas do que a Venezuela!
Outra coisa: vocês ainda lembram-se do fantoche Juan Guaidó, aquele presidente auto-proclamado da Venezuela, recebeu do imperialismo a “titularidade” dos activos financeiros da Venezuela, tentou um golpe de Estado; vocês têm notícias de que ele tenha sido preso?! Imagina nos Estados Unidos [EU] um “oposicionista” declarando-se Presidente dos EU e…tendo “acesso” por algum “mecanismo” aos activos financeiros dos EU, ele não estaria preso!
Não há um “desejo” entre os Democratas nos EU que o Trump vá preso, porquê… “liderou” uma tentativa de golpe de Estado nos EU, muitos acham natural, até que está 'demorando' para ele ser preso! Pois bem… o Juan Guaidó ‘tentou’ um golpe de Estado e…está livre, nunca foi preso!
A Maria Corina Machado, além das “acusações” de tipo financeira, a Maria Corina Machado “participou” de acções armadas contra o “chavismo”, estimulou acções armadas, crimes de violência contra um Governo “legitimamente” eleito, 'apoio' golpes de Estado desde 20[02], ela está livre ou presa?
Claro, ficou inabilitada de concorrer as eleições, mas… ela foi inabilitada porquê 'descumpriu' a lei eleitoral, quem 'descumpre' a lei eleitoral em qualquer país do mundo, especialmente quando se trata de “abuso” de poder económico, perde o mandato e…ao perder o mandato é inabilitado de concorrer as eleições para esse tipo de crime.
Por isso, isso tudo é “propaganda” do imperialismo e seus sabujos. A Venezuela tinha [12] Candidatos oposicionistas contra o Presidente da República; todos os Partidos oposicionistas até os + extremados “puderam” apresentar Candidatos, onde que está o problema politico [eleitoral] venezuelano? Claro, é um sistema que se “defende” contra golpes de Estado e…é um sistema que é um produto duma Revolução.
O quê quer dizer uma Revolução? Quer dizer, quê o poder político “passou” das mãos da burguesia e das de + classes proletárias para as classes trabalhadoras, isso significa dizer, quê não apenas o Governo está nas mãos das classes trabalhadoras, mas todas as Instituições de Estado. Agora, isso “rompeu” com as garantias democráticas para oposição a esse projecto? Não! Ela continua existindo, existindo amplamente e…nós temos que tomar cuidado com a “propaganda” do imperialismo e seus sabujos contra a Venezuela, porque é 'muito mentirosa' e…infelizmente alguns sectores progressistas “compram” essa versão toscas e 'espalham' sobre o que acontece na Venezuela.
É claro, que a Venezuela têm muitos problemas, que país não tem! Têm problemas económicos, têm problemas políticos, têm problemas de corrupção, épháaa…eu não estou aqui “desenhando” um paraíso, mas é inaceitável esse tipo de “propaganda” do imperialismo e seus sabujos sobre o sistema político venezuelano, é inaceitável, porque não corresponde aos factos.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [29] de Julho, 20[24]