ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos conversar + um pouco sobre essa “incursão” ucraniana na região de Kursk na Rússia.
Bom, primeira coisa que eu preciso dizer é o seguinte: tem muita névoa da guerra em cima dessa “incursão”, porquê? Porque tem gente que fala em [10] mil infiltrados, outros já falam menos, épháaa…eu fico com os medianos de [6] mil a [10] mil, eu já ouvi de tudo eu fico +- aí uns [8] mil. Agora, a questão toda não é essa, a questão são várias: a Ucrânia vai 'manter' uma linha de abastecimento? Não sei!
Mas, parece quê eles estão conseguindo fazer 'rotação' de efectivos que é muito positivo, o soldado fica dois, três dias na linha de frente, depois 'rotaciona' isso é muito positivo para eles, contudo agente não sabe por quanto tempo isso vai ser mantido.
No outro lado você tem o seguinte dos russos, eles estão “relutantes” em desmobilizar as suas Unidades de elite que estão atacando no Donbass, então eles estão contra-atacando nessa região de Kursk nem tanto contra-atacando, mas tentando fazer a 'contenção' com Unidades de reserva.
Até ao certo ponto isso funciona, mas…há alguns riscos com relação a isso, por outro lado, se diz que a Ucrânia “abriria” + um fronte perto de Belgorod. Repare, se isso acontecer é o 'risco' muito grande para a Ucrânia, porquê a medida que ela vai “abrindo” esses frontes ela vai precisar “desmobiliar” tropas em outros locais em tudo isso fica uma situação muito complicada para o exército ucraniano, uma vez que, não vão conseguir atender toda essa quantidade de fronte que eles estão “abrindo”, por isso, é preciso ser olhado isso com uma certa reserva.
De resto, eu penso que é muito difícil definir o quê efectivamente está acontecendo, não acho quê seja esse “alarde” da imprensa imperialista quê a Ucrânia está fazendo uma 'mega conquista', mas… também não acho quê a coisa esteja ficando fácil para os russos. Eu acho que nós estamos numa solução que não está definida, agente não sabe quanto tempo a Ucrânia vai manter isso daí e do outro lado agente não sabe como é que está a situação russa efectivamente.
Eu penso quê a Ucrânia fez uma 'aposta', um ataque 'arriscado', mas é uma “característica” do exército ucraniano já falei para vocês diversas vezes eles têm muita “agressividade”, está engraçado quê aquilo que sobra em “agressividade” dos ucranianos falta aos russos. Repare, se a Rússia vier a perder essa guerra, o que eu tenho umas certas dúvidas, mas…pode acontecer foi por falta de “agressividade”, eles não tiveram “agressividade” suficiente para lidar com toda essa situação de batalha principalmente, por exemplo, eles 'ameaçaram' os Estados Unidos [EU] os EU tiraram os drones que estavam operando no Mar Negro. Só que 'saíram' os EU e 'entraram' os britânicos, eles estão com aviões lá …a Rússia deixa isso! Épháaa…isso é pedir para perder a guerra é uma realidade.
Falasse, também o problema do «soft power» da Rússia que é péssimo, só não é pior quê o da China, mas…enfim isso é um problema que eles vão ter que resolver, mas a questão da falta de “agressividade” eu acho quê pesa muito para Rússia. É aquilo guerra é um jogo de erros, ganha quem erra menos a urania fez um “lance” se… esse “lance”, é um erro, um acerto nós vamos demorar para saber, mas… uma coisa nós temos certeza: a falta de “agressividade” da Rússia é um erro e…isso ai está 'custando' caro, não sei se eles vão conseguir resolver isso, mas de qualquer forma se tudo “falhar” a Ucrânia teve o seu “tiktok moment”.
Agente vê poucos Jornalistas com aquela 'capacidade' de fazer uma análise efectivamente; o que agente vê é adepto barato e vagabundo “desprendendo fogos“, mas a realidade dos combates agente não sabe, porquê até o momento eu estou escrevendo esta Carta, hoje dia [15] de Agosto, a Rússia não “caiu” na armadilha de “desmobiliar” o Donbass, ou seja, eles não tiraram Unidades lá, até onde se sabe, pelo menos, grandes Unidades eles não tiraram que eu acredito que seja o grande 'objectivo' da Ucrânia.
Eu acho quê a Ucrânia tinha dois 'objectivos': primeiro, “desmobiliar” um pouco o fronte para “aliviar” a pressão e causar “embaraço” para o Presidente Vládimir Putin.
O segundo 'objectivo' eu tenho certeza quê eles conseguiram: que nível, que grau de “embaraço” que eles causaram para o Presidente Vládimir Putin. Olha, fracamente não sei dizer.
Mas, esse primeiro que é “aliviar” a pressão sobre a região do Donbass, repare, isso ai eu tenho muitas dúvidas quê isso ai vai acontecer a não ser quê a situação ou eles consigam 'pressionar' tanto que a Rússia se veja numa situação de 'desespero' e…comece a “desmobiliar”, mas a Rússia tem efectivo para combater em Kursk.
É difícil saber, é difícil cravar porque nós não sabemos como é que está a situação das tropas ucranianas na região do Kursk, por exemplo, os russos alegam quê estão “debelando” a infiltração; os ucranianos dizem quê as coisas vão bem e…agente não tem condição de saber o que é uma coisa, o que é outar. Eu sempre falo que o bom analista trabalha em cima da dúvida, só um imbecil tem certeza, o “cara” imbecil tem certeza de tudo, não sabe nada, então ele se fia pega um facto e…acha que àquilo é o mundo dele e…acabou.
Analista não! Ele tem uma 'miríade' de factos e começa a ter muitas dúvidas a respeito disso, o analista sério. Então, eu acho quê esta muito nebuloso ainda, agente vai ter que esperar + alguns dias para ver como é que isso vai ficar, como é que a Ucrânia vai conseguir segurar a barra; a Rússia vai trazer reservas competentes? Como é que vai ficar a situação interna da Rússia efectivamente: a situação política, a situação de apoio ao Presidente Vládimir Putin. Agente não sabe!
Por isso, são muitas as dúvidas que nós temos, eu acho muito 'precoce' fazer qualquer análise dessa situação. E é assim os analistas sérios estão com muitas dúvidas com relação a um lado e de outro é que nem os primeiro dias da ofensiva ucraniana em 20[23] havia muita dúvida, depois a situação ficou clara quê a Ucrânia não estava conseguindo nada! No momento ali na região de Kursk nós… não temos essa clareza, persiste a neva da guerra.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo,aos [15] de Agosto, 20[24]