Por Elvino Dias
Tenho notado um esforço titânico do Partido RENAMO em querer publicamente se distanciar do seu grande parceiro, FRELIMO.
Enquanto escrevo essas entrelinhas, lembro-me que há uma pergunta reiteradamente feita pelo Sr. Vitano Singano, aos membros da RENAMO que até hoje nunca foi respondida, nos seguintes moldes: “ onde esteve o vosso Presidente durante todo o dia 22 de Novembro de 2023?”
Para quem não se lembra, 22 de Novembro de 2023, foram dois dias antes do anúncio dos resultados eleitorais das eleições autárquicas. Os vampiros tinham tentado subornar ao Eng Venâncio, mas sem sucesso. E ele, denunciou isso publicamente no mercado Estrela, que o voto do Povo, era inegociável.
Bem, face ao silêncio dos membros, o visionário Vitano Singano, respondeu a pergunta, “o Vosso Presidente esteve na Ponta Vermelha a negociar o município de Maputo”. Alguém se lembra dessas declarações ou não? Menti? E dito e feito, no dia 24 de Novembro, o Município de Maputo caiu inexplicavelmente nas mãos da FRELIMO, quando esteve do lado da RENAMO desde o dia 11 de Outubro de 2023.
Acto continuou; foi a vez da providência cautelar que obrigava ao Presidente a abster-se de exonerar delegados não estavam alinhados com ele. Eis que no dia seguinte apressou-se à Ponta Vermelha, mas desta vez com o seu Advogado para tomar notas de todas as instruções. Foi aí onde foi feita esta foto para posteridade.
E chegou a vez do Congresso; para a surpresa de todos, logo que tomaram conhecimento de que havia uma ordem para a participação do Eng Venâncio no evento, chamaram a UIR para reforçar a tenda. Para quem não sabe a UIR é uma força especial da FRELIMO, que o Presidente Dhlakama tanto combateu em vida, e morreu com desgosto pelo sofrimento que essa unidade sempre causou ao seu Povo.
Muito recentemente, vimos quadros seniores do Partido no mesmo voo, com o Presidente Nyusi, a irem para o mesmo evento; noutro dia; outros quadros seniores em Washington com o Presidente Nyusi.
Anteontem, foi a vez de aprovarem em parceria a lei que impede aos Tribunais de proceder a recontagem. O único que viu maldade nessa lei foi o Dr. Ronguane do MDM, tendo publicamente se distanciado dessa fraude pré-eleitoral. A RENAMO aplaudiu a lei. Nenhum dos seus parlamentares se distanciou dela.
E perante todas as evidências que são do conhecimento de todos, vem a mesma RENAMO hoje, de comunicado em comunicado, distanciar-se do seu grande comparsa FRELIMO! Haja paciência!