É uma notícia que foi recebida com muita alegria por parte dos familiares que passaram dias de incerteza quando os pescadores foram inesperadamente vítimas de sequestro na região sul de Mocímboa da Praia, enquanto exerciam a sua actividade naquela noite.
Não há qualquer indicação de que os familiares ou os seus patrões, proprietários das embarcações, tenham pago os 60 mil meticais que até manhã de segunda-feira (12), eram supostamente exigidos para a sua libertação.
Os cerca de 70 pescadores capturados pelos terroristas no passado dia 9 de agosto, já gozam de liberdade, após terem sido soltos no final da tarde desta terça-feira “Todos estão nas casas dos familiares desde terça-feira. Todos voltaram saudáveis e nós agradecemos”, disse membro familiar de um dos pescadores que tinha sido capturado pelos alshababs.
O nosso interlocutor afirmou ainda que após regresso, os pescadores, primeiro foram encaminhados às autoridades onde prestaram algumas declarações e depois foram dispensados “Estão a circular livremente aqui na vila, eles disseram que não foram maltratados durante os quatro dias. Contam que alguns terroristas são daqui mesmo Cabo Delgado”, acrescentou.
O administrador do distrito de Mocímboa da Praia, Sérgio Cipriano, também confirmou numa entrevista à Voz da América que os pescadores foram postos em liberdade. “Integrity” sabe as autoridades de Mocímboa da praia que ainda mantêm interditas as actividades pesqueiras durante a noite.
INTEGRITY – 15.08.2024