ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos conversar um pouquinho sobre essa “incursão” ucraniana ao território russo, na região de Kursk.
O que acontece é o seguinte: a Ucrânia “entrou” no território da Rússia com +- uns mil combatentes, agente não sabe o efectivo exacto, os russos “alegam” que uma parte já foi “destruída” é possível; é possível que lógico haveria um contra-ataque. Mas… antes de tudo, primeira coisa quê agente precisa 'pontuar' , isso não é uma ofensiva, ofensiva geralmente você tem uma frente + ampla, você tem 'coordenação' de diversas armas, isso é uma “incursão”, os militares chamam de “incursão”, você entra no território inimigo “destrói” algumas instalações, captura prisioneiros etc., e…depois você retrai.
Repare, é muito “pouco provável” a não ser quê esses combatentes tenham um “ímpeto suicida”, é muito pouco provável que eles vão permanecer em território russo; eles teriam entrado de [12] a [25] km.
Uma outra coisa, também que não se sabe é, qual seria o 'objectivo' desses ucranianos, por exemplo, tem gente que fala que é para “capturar ” uma Central Eléctrica, outros dizem que é para ‘aliviar a pressão' na frente do Donbass, outros dizem que é para ficar numa condição melhor para negociar, mas eu acho uma “macacada” muito grande, porque as negociações devem sair só no fim do ano se é que vão sair, eles teriam que assegurar essa 'cabeça-de-ponte' quê nem dá para chamar de “cabeça-de-ponte”. Podemos até colocar assim essa “cabeça-de-ponte” até ao final do ano, eu acho pouco provável.
Quer dizer, é isso que eu quero colocar; “não há clareza” quanto ao 'objectivo' , há alguns que falam até que eles “queriam controlar” Instalações de gás, de gás russo que iria para Hungria, Áustria e Eslováquia, épháaa…é uma possibilidade o problema todo é se esses efectivos ucranianos têm 'condições de durar' a nação, porquê o que acontece é o seguinte: porquê que um ataque desse inicialmente ele é bem-sucedido?
Vamos pegar Israel o quê aconteceu no dia [7] de Outubro do ano passado: repare, Israel “não consegue defender” um território minúsculo 'imagina' a Rússia defender um território que tem uns [2000] km de fronteira, épháaa…fica muito complicado aconteceria em diversos países. O pessoal anda falando háaa…a Rússia não protege sua fronteira, não tem como é muito difícil, porque é um território muito grande.
Outra coisa, também contra-ataque. Repare, demora para fazer um contra-ataque numa zona assim porquê? Porque, você “precisa trazer” tropas de outros lugares, ter um “ponto de contracção”, depois fazer um reconhecimento, um Plano de batalha ou de ataque, então tudo isso leva tempo, leva algum tempo até ter uma reacção leva tempo. Depois lógico, você vai conseguindo os seus resultados, mas eu acredito que os russos vão levar um “tempinho” ainda para “conseguir debelar“ esse ataque ucraniano, agente não sabe também quais vão ser as “reacções” da Ucrânia.
Mas, eu 'penso' assim: a medida quê efectivos, tanto materiais, quanto de recursos humanos russos forem 'chegando' na região, a 'tendência' é a ver contra-ataques “pesados” e…os ucranianos vão se retirarem ou diminuírem o seu perímetro. Agora, é assim, o quê que agente pode depreender disso tudo. Provavelmente 'houve apoio' de Inteligência dos Estados Unidos [EU], provavelmente eles forneceram informações de satélites, onde estava + fácil, os eixos menos guarnecidos ou possibilidade menor de tropas e…por ai vai. Repare, ninguém faz uma “incursão” dessas sem ter informações “detalhadas”; a possibilidade dos EU terem “fornecido” informações para os ucranianos é realmente muito grande.
Agora, há um “cepticismo geral” por parte dos Comentaristas e da mídia internacional, porquê ninguém acredita em 'sucesso' ; falar em ofensiva é loucura, essa palavra não pode ser nem ser empregada para isso, porquê é uma “incursão” pode ser bem-sucedido ou não, depende do 'objectivo' . O problema todo, outro dia vi um sujeito falando uma das maiores verdades que eu já ouvi sobre a guerra da Ucrânia: qual é a métrica de sucesso que o imperialismo tem para a guerra na Ucrânia? Agente não sabe! A métrica do sucesso. A métrica russa agente já sabe é “desmilitarizar” a Ucrânia, eles querem “destruir” efectivamente o exército ucraniano, isso já está +- claro e uma acção como esse ai, só “reforça” esse “desejo” por parte dos russos.
Agora, a métrica ucraniana é “muito difícil desse estabelecer” ainda + numa operação como essa, ninguém sabe o quê que os ucranianos querem, essa que é a verdade. Nem o efeito “propagandístico” quê normalmente se tem quando houve aquele ataque em Belgorod e etc., virou aquela hype nos países imperialistas, que existe um exército anti Putin formado por russos, agora nem essa 'narrativa' está entrando.
O quê que agente começa a notar: é que pode ser quê tenha acontecido um certo “cansaço” por parte da imprensa imperialista com relação a guerra da Ucrânia, muita gente, estou vendo muita gente mudar um pouco a “narrativa” em virtude até de “comprometer” a sua reputação e…muita gente que era “adepto” está a começar a colocar as “barbas de molho”.
Agora, para aquele pessoal que acha que isso é “uma prova” de que a Ucrânia tem folga, épháaa…eu acho isso uma 'tolice', sinceramente! Pelo contrário, talvez até se isso não tiver “objectivo estratégico” bem definido foi um 'desperdício inútil' de recursos humanos e materiais por parte da Ucrânia.
Mas, é como eu falei, agente não sabe quais são os 'objectivos' , fica muito difícil “entender” a cabeça do ucraniano, é um país que está em guerra, está travando uma guerra violenta, por isso, é lógico que algumas medidas 'desesperadas' acabam sendo tomadas.
Isso lembra-me muito a operação de Bodenplatte na Alemanha. O quê que foi a Bodenplatte? Foi um ataque que os alemãs fizeram no dia [1] de Janeiro, 19[45] e “destruíram” + de [500] aeronaves dos Aliados, era um ataque para “aliviar a pressão“ para aumentar a pressão alemã nas Ardenas, mas não funcionou muito; acho quê essa foi a Bondenplatte do Zelensky.
Agora, é logico ele “conseguiu” quê muitos Comandantes russos vão ficar em ”apuros“ vão ser 'afastado', o Presidente Vládimir Putin está “visivelmente aborrecido” com tudo isso, pode haver implicância com relação a opinião pública, que talvez seja, o “objectivo estratégico” da Ucrânia, ainda que, eu acho muito cedo para afirmar qualquer coisa, épháaa…eu não sei se eles vão conseguir “grandes intentos”.
Mas, agente tem que aguardar o desenrolara dos acontecimentos, eu achamos não dá para dizer nada no actual momento, se o 'objectivo' era capturar pequenos assentamentos e fazer prisioneiros, eles podem estar conseguindo dependendo de como for o “trabalho” com esses prisioneiros eu acho que vocês vão ver “represálias pesadas” da Rússia, mas…é cedo para dizer qualquer coisa.
E, pode ser quê essa não seja a última “incursão” da Ucrânia, porquê pontos fracos a Rússia tem, mas isso pode ter um 'efeito indesejado' da Rússia pesar + a mão nos seus ataques. Vamos aguardar.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [10] de Agosto, 20[24]