ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Há muitas coisas estranhas e… sem explicação nesse ataque ucraniano a Kursk na Rússia e… é isso que nós vamos conversar um pouquinho nesta Carta.
Tem gente falando que têm seis a oito Brigadas ucranianas “envolvidas” nesse ataque; agente faz a seguinte pergunta. Essas Brigadas estão intactas? Essa é a primeira coisa e… mesmo quê estejam para você 'manter o fluxo logístico' suficiente, para manter em condições operacionais essa quantidade de Unidades, se elas estiverem completas realmente é uma coisa 'gigantesca', agente não sabe se a Ucrânia vai ter condições, nem se ela tem perna para esse “fluxo” e… nem se a Rússia vai cortar.
Outra coisa, também nesse “negócio” que é muito importante agente levantar, nas outras operações ucranianas nos anos anteriores a imprensa imperialista deu bastante cobertura, desta vez, a imprensa imperialista não está “cobrindo” tanto, a imprensa imperialista me parece um pouco 'céptica' agente não sabe o porquê, pode ser que alguns Jornalistas estejam querendo “preservar a reputação”, que o pessoal já está um pouco 'cansado' da guerra na Ucrânia. Mas é interessante quê não está havendo aquela “cobertura” festiva que houve das outras ofensivas ou dos outros ataques o apoio está sendo bastante tímido no momento.
Agora, quanto aos ucranianos, a 'preparação' foi bem-feita e… principalmente eles conseguiram se “esconder” dos sistemas de vigilância da Rússia, isso é um 'mérito' e nós precisamos perguntar também é, se os ucranianos têm um Plano de “retirada” quando a Rússia começar os ataques para valer, porquê? Porque uma coisa interessante é que a Rússia optou por não “desmobiliar” as frentes de ataque na Ucrânia, ou seja, 'não tirou' tropas de lá, estão 'enviando' tropas de outros lugares, por isso, está demorando a resposta.
Se “desmobilasse” a frente que talvez fosse o 'objectivo' da Ucrânia poderia 'comprometer' o sucesso da frente, eles optaram por 'trazer' tropas de outro lugar, por isso, que a resposta está demorando e…pode levar alguns dias. Agora, agente nota que esse ataque tem aquela “velha característica” do ucraniano que é o “impulso” suicida ai você tem pouca chace de ganhar, porquê que agente diz isso? Porque um ataque desse, você conta com a surpresa, a Ucrânia soube 'utilizar bastante' da surpresa, mas… o inimigo vai reagir + cedo ou + tarde e para isso tem que ter um Plano B, porquê o contra-ataque da Rússia vai ser pesado.
Por exemplo, tem gente que fala que a Ucrânia fez isso para ficar em boas condições de “negociar”. Olha, eu acho isso bastante temeroso, se o 'objectivo' foi esse nós, não sabemos até agora qual é o 'objectivo' da Ucrânia, tem gente que diz que é para tomar uma Central nuclear, vai tomar mas… vai segurar? Vai provocar um desastre nuclear na Rússia é isso? A aposta é essa? Épháaa…eu acho uma aposta um pouco perigosa.
Agora, é interessante quê o ataque foi feito contra Kursk, que é uma Cidade simbólica para Rússia, porque Kursk foi uma das maiores vitórias soviéticas na segunda na segunda guerra mundial, pode ser quê os ucranianos façam + um ataque secundário que “atire” as tropas russas numa armadilha, existe essa possibilidade não sei se eles têm reservas para isso a Rússia vai precisar fazer uma “vigilância”, uma “vigilância” + intensa. Sem dúvidas isso “recolocou” o conflito ucraniano na ordem do dia, porquê antes só se falava do conflito do irão, da retaliação do irão, agora está-se falando de novo na Ucrânia, sobre esse ponto, se o 'objectivo' era esse a Ucrânia efectivamente conseguiu e…vamos ver os próximos desdobramentos dessa acção.
Repare, agente já falou dos corredores logísticos, de um Plano de retirada que precisa acontecer, agora uma coisa importante que eu acho porquê que acontece esses ataques da Ucrânia, porquê que acontecem esses ataques de Israel a Irão. Veja, a Rússia e irão, eles não têm “agressividade” necessária a uma guerra, porquê eles “deixam muita iniciativa” ao inimigo, isso, eu penso que é um erro muito grande.
Por exemplo, a NATO tem nove princípios da guerra: ofensiva, surpresa…eu não considero princípios, vou além de princípios colocaria “agressividade”, você tem que ter um Exército “agressivo”. O que falta a Rússia é ”agressividade”, por exemplo, sai um artigo agora dizendo que os russos teriam que ter “destruído” a[s] ponte[s] do Dniepre, já se fala isso há dois anos. Outra coisa que a Rússia não fez é “decapitar” as lideranças ucranianas já deveria ter feito isso há muito tempo! Por exemplo, se fosse Israel o Kyrylo Budavov, o Chefe dos Serviços de Inteligência da Ucrânia já teria “rodado”, ou seja, a Rússia deixo ele andando por ai e…é muito complicado.
Por isso, essa falta de “agressividade” da Rússia está custando muito caro para a tropa e…para as populações circunvizinhas da Ucrânia, agente precisa admitir isso e…se continuar assim a Rússia “pode perder” a guerra. Então, agente tem que olhar isso, o quê que a Ucrânia vai conseguir com isso, se… só for, “ganhos residuais” foi um sacrifício inútil de boas tropas, porquê agente vê que eram tropas substanciais; parece que tinha um pessoal bem treinado.
Falando em treinamento essa operação outro dia, falei dos Estados Unidos, mas parece que ela tem toda cara de britânicos, isso tem o “modos operando” de britânicos muito parecido com aqueles ataques em Costa europeia do SS SBS britânicos na segunda guerra mundial.
Voltando a Budanov, ele fala que a Rússia vai “perder o impulso” daqui há dois meses. Bom…eu queria saber em que ele está se baseando; quais são as 'premissas' porque se for no “desejo” eu acho muito complicado, a Rússia até agora mostrou quê ela tem fôlego para continuar ataques, mas como eu falei falta-lhe “agressividade”, mas… folego tem e…ninguém tem dúvidas a respeito disso!
Já o ucraniano é ao contrário do russo, tem muita “agressividade”, mas… não tem fôlego, é interessante isso ai, é muito interessante essa diferença dos dois Exércitos. Eu sempre falo quê a Ucrânia tem o melhor Exército da Europa pena que tem uma liderança horrorosa, mas… dá de [10] a [0] em qualquer Exército da NATO, por exemplo, o Exército francês “não encosta” nem no calcanhar do exército ucraniano, o português não preciso nem dizer.
Por isso, eu vejo as coisas dessa forma, agente ainda está na névoa da guerra nós, não sabemos em que ponto as coisas vão, mesmo a imprensa imperialista que sempre teceu luas a Ucrânia está “bastante cautelosa” com relação a isso e… agente não sabe como é que vão ficar as baixas ucranianas e se na sequência disso a Rússia vai “intensificar” aos ataques em território ucraniano; os ataques terrestres continuar a conquistar localidades.
Portanto, de qualquer forma eu penso quê a Rússia 'precisa rever' a sua situação de falta de “agressividade”.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [11] de Agosto, 20[24]