RESUMO DA SITUAÇÃO
Nas últimas duas semanas, as Forças de Segurança do Ruanda (RSF) lançaram uma grande ofensiva no distrito de Macomia, concentrando-se na floresta de Catupa e na costa, enquanto os insurgentes entraram em confronto com as tropas moçambicanas e tanzanianas no distrito de Nangade.
A 23 de Julho, às RSF iniciaram patrulhas ao longo da costa norte de Macomia, em torno de Quiterajo, onde realizaram palestras e apresentaram vídeos aos habitantes locais sobre os perigos do extremismo violento, disse uma fonte ao Cabo Ligado. A 27 de Julho, os ruandeses atacaram os insurgentes em Marere, no sul do distrito de Mocímboa da Praia, cercando a sua posição a partir do norte e do sul, via Quiterajo. Relatórios de várias fontes indicam que os combates continuaram no Posto Administrativo de Mbau até 1 de Agosto.
Esta operação parece ter preparado o terreno para uma investida séria em Macomia a partir de Mocímboa da Praia. Nos dias 29 e 30 de Julho, ouviram-se fortes tiros ao longo da costa de Macomia, entre Quiterajo e Mucojo. Pelo menos dois helicópteros terão bombardeado as bases insurgentes na floresta de Catupa e nos arredores de Mucojo. Não está claro até que ponto estes ataques aéreos foram apoiados por tropas terrestres, que serão necessárias para manter o território limpo.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-174 04.08.2024