ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos conversar um pouquinho sobre o que está acontecendo com relação a imprensa em geral no caso ucraniano.
Bom, o que está acontecendo é o seguinte, estava acompanhando algumas mídias europeias [imperialistas], porquê eu gosto sempre de saber o que o pessoal anda dizendo ai você multiplica por menos um, você “entende” a realidade dos factos: você, têm dois tipos de Jornalistas na Europa imperialista hoje em dia, uns quê 'negam' os avanços da Rússia, outros que dizem que esses avanços são 'insignificantes' .
Então, se estão 'negando' ; um lado 'nega' avanço, outro diz que avanço é 'insignificante' e agente vê a Ucrânia “recrutando” todo o mundo que tem alguma condição de lutar ai você vai entender o seguinte: essa guerra já foi para espaço faz muito tempo. Mas, agente 'nota' eu acho assim uma coisa impressionante a reacção da imprensa imperialista à visita do Primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban a Rússia, porque bem ou mal se “obter” algum processo de paz agora, qualquer que seja, qualquer processo de paz é “lucrativo” para Ucrânia, o país está numa situação “terrível” então, um Acordo de paz, de cessar-fogo o que quer que seja, embora duvide disso, duvido que a Rússia vai 'aceitar' um cessar-fogo seria uma vantagem para Ucrânia, essa que é a verdade.
Mas, a imprensa imperialista fica “empurrando”; eu chamo essa gente de “tier lader de funerária”, porque ficam “empurrando” os ucranianos para guerra! Um país que já foi “massacrado”, que está sofrendo horrores e que “atirou” a nata da sua juventude no Campo de batalha e aquele[s] Jornalista[s] fica[m] “empurrando” !É imoral isso! É uma das coisas + imorais que eu já vi na minha vida, essa instigação que os Jornalistas fazem para quê a Ucrânia continue “estraçalhando” a sua juventude no Campo de batalha.
Épháaa…é uma coisa 'muito triste’ o que está acontecendo na Ucrânia, eu me pergunto se um Jornalista desse tivesse o filho na linha de frente se ele ia efectivamente 'tomar' esse tipo de atitude? Porquê que agente está falando isso? Porquê na verdade, outro dia, eu estava vendo a entrevista de um ucraniano, ele falou uma coisa que é grande verdade: para o Governo ucraniano é muito + “barato” enviar gente “despreparada” para o Campo de batalha quê eles morram e…'consigam' algum resultado, se é que, vai conseguir, pelo menos, vão dizer para a NATO para quem eles estão lutando, do que, você “gastar” com treinamento especializado e “gastar” com a construção de posições defensivas, porquê isso têm custos.
Por exemplo, eu aprendi na táctica especial, se você quiser “construir” boas posições defensivas, você precisa de cimento, você precisa de madeira, precisa de arrame farpado, precisa de arrame escorpião, você precisa de Minas, você precisa de artilharia e…uma série de outras coisas que eles não têm + além dos “escândalo” que nós temos de corrupção de “desvio” de dinheiro que era “destinado” para construção de posições defensivas.
Para isso eu preciso “conversar” um pouquinho sobre corrupção nessa guerra, eu vejo ai volta e meia sai notícia do FSB da Polícia russa 'prendendo' militares russos por corrupção, eu penso da seguinte forma: a impressão que eu tenho é que a preocupação não é tanta corrupção interna, porquê a corrupção você vai ter em tudo quanto é canto; superfacturamento de preços, superfacturamento do número de combates nas folhas salariais, ou seja, você vai ter isso em todo lugar.
Agora, eu acho quê a “preocupação” não é essa! A “preocupação” é para não acontecer com o Exército russo na Ucrânia o quê aconteceu com o Exército de Saddam Hussein em diversas guerras; os Generais se “venderam ” para os Estados Unidos [EU] e acabaram “modificando” o resultado no Campo de batalha. Por isso, não duvido que já se tenha 'tentado' isso, eu não duvido que a Rússia tenha uma “preocupação” muito grande a esse respeito, até porquê, isso ‘funciona’ nos dois lados, se… por um lado, tem corrupção na Rússia, na Ucrânia tem muito +, agente viu um caso recentemente “morreu” um General dos EU na Ucrânia. E teve o caso também de um Adido Militar dos EU “assassinado” no Hotel Hilton em Kiev.
Repare, essas coisas ou foram feitas por ucranianos ou ucranianos 'deram serviço' para os russos, essa que é a grande verdade, mas em todo caso há uma “infiltração” muito grande dos Serviços de Inteligência da Rússia no Alto Escalão ucraniano em virtude da corrupção, até porquê, eles se conhecem bastante, por isso 'não é difícil' quê essas coisas estejam efectivamente acontecendo. Eu falo sempre o seguinte; o “cara” que vai para Ucrânia lutar lá como “voluntário” você precisa tomar muito cuidado, porque você não sabe quem é o “cara” que está do teu lado, se essa pessoa não está “vendendo” informações para Rússia.
Isso acontece com uma “frequência” muito maior do que agente pensa, por exemplo, o caso desse General dos EU que dizem que morreu numa Base no deserto da Califórnia, agente tem certeza que ele morreu na Ucrânia é um caso típico, porquê para a Rússia saber a “posição” de um General dos EU lá na Califórnia alguém deu; alguém deu esse serviço provavelmente foi alguém, foi alguém ucraniano.
De facto, não é o primeiro General que morre, agente já tem notícias pelo menos uns três Generais dos EU, um francês e um polonês, fora outros que devem ter passado “abaixo” da nossa linha de radar, mas que isso vai vindo à tona + cedo ou + tarde. Agora é até interessante, porquê [10] anos de 'envolvimento' maciço na guerra do Vietnam os EU 'perderam' [8] Generais, em quase menos de [3] já 'perderam' [3].
Por isso, é bastante complicado, agente acha quê vem + mortes, porquê a medida que a guerra vai-se aproximando do fim, muita gente vai querendo fazer “um pé-de-meia” e acaba partindo para “vender” informações para Rússia, porquê hoje em dia uma informação de alto nível desse tipo ele tem tanto valor, quanto míssil o que quer que seja. Por exemplo, você mata um General do inimigo o moral vai lá para baixo, essa que é a verdade.
Portanto, tudo isso que agente está vendo, esses “disparates” da imprensa imperialista, essas mortes de Generais, essa corrupção toda é, um “indicativo” de que o fim está próximo; a situação está muito “complicada” na guerra na Ucrânia agente acompanha pelos Jornalistas. Eu sempre falo o seguinte: você quer saber como é que a guerra na Ucrânia está é… só você olhar o “comportamento” da imprensa imperialista, se ela parou de falar, ela não está falando nada é que a guerra vai muito mal, vai muito mal mesmo! Quando ele fala bem vocês podem ter certeza, estão jogando o exército ucraniano na lenha. Eles falavam ofensiva, ofensiva, ofensiva isso ai é “tier lader de funerária” estão 'incentivando' o exército ucraniano a se jogar em baixo da artilharia russa.
Esse é o quadro que nós temos hoje.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos[5] de Agosto, 20[24]