ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Eu queria aqui fazer um reparo: o Presidente Lula, semana passada deu uma importante entrevista para os correspondentes internacionais e… eu não sei quem passou para ele a informação [ideia] quê o Presidente Nícolas Maduro teria dito “se ele não vencesse as eleições teria um banho de sangue na Venezuela!”
Quer saber, ele não falou isso em lugar nenhum! Você[s] pode[m] fazer essa pesquisa, aliás “banho de sangue” já está acontecendo, cada comício do Presidente Nícolas Maduro quê reúne milhares de pessoas morrem; dois, três, quatro pessoas, porquê estão sendo 'assassinados' por bandidos da oposição que são 'financiados' pelos “sabotadores” das eleições 'financiadas' pelos Estados Unidos [EU].
No dia [28] de Julho, Domingo nós tivemos uma eleição “amplamente democrática”; [12] Candidatos de oposição que tem um único ponto em comum; “atacar” o Presidente Nícolas Maduro, + nada! Não querem saber de + nada e… os EU só tem um único objectivo “derrubar” o Presidente Nícolas Maduro, fazer de tudo para ele não ser eleito. O Candidato deles é esse fantoche o Edmundo Gonzalez, um 'desconhecido' que foi alçado do zero, as pesquisas são muito controversas, as pesquisas dos Institutos + “respeitados” dão ampla vitória para o Presidente Maduro, as pesquisa “contratadas” pela oposição dão esse obscuro ‘desconhecido’ vinte pontos à frente do Presidente Maduro. Lorota!
Essas pesquisas não são “confiáveis” , evidentemente o que o Presidente Maduro falou é que esta oposição 'financiada' pelos EU quer “atirar” o país em uma guerra civil e…isto é verdade! Não só os EU querem 'evitar' a vitória do Presidente Maduro como querem “derrubar” o processo bolivariano, ou seja, ali não se trata de 'ganhar' a eleição como foi na Nicarágua, ganhou uma Violeta Chamorro.
Agora, se ganhar esse obscuro 'desconhecido' ele sim vai “atirar” o país em uma guerra civil, porquê ele está a serviço do projecto dos EU que é se “apropriar” do petróleo venezuelano, essa é a questão central. Por isso, eu lamento que o Presidente Lula teve que ouvir isso sobre o Presidente Madura, mas eu espero que não haja desafeição, não fique nenhuma “fissura” entre eles e… voltem a ser amigos.
Agora, aquela senhora Maria Corina Machado é uma bandida, uma condenada e não podia ser Candidata! É importante “aclarar” isso, porquê 'argumentasse' quê o Presidente Nícolas Maduro teria “violado” os Acordos de Barbados, porque a Maria Corina Machado foi impossibilitada.
Repare, os Acordos de Barbados não prevêem que pessoas quê cometeram crimes de “lesa pátria” e que estão condenadas pela Justiça participem da eleição. O Acordo de Barbados não 'envolvia' pessoas nessa condição, de modo que, é 'falso' quando algumas figuras ligadas ao imperialismo dos EU dizem quê o Presidente Nícolas Maduro e o Governo venezuelano 'violaram' os Acordos de Barbados, quem está 'violando' os Acordos de Barbados ou quem 'tentou violá-los' foram as forças políticas que 'tentaram forçar' a Candidatura da Maria Corina Machado que não estava no escopo do Acordo de Barbados.
E é preciso, também 'enfatizar' não foi o Presidente Nícolas Maduro, não foi o PSUV [Partido Socialista Unido de Venezuela], não o Governo, não foi a liderança da Revolução bolivariana que proibiram a Maria Corina Machado ela foi impossibilitada, não foi nem só pela Justiça eleitoral, que nem Justiça eleitoral existe lá, lá existe um poder eleitoral que é um poder Republicano, por exemplo, aqui em Moçambique nós temos três poderes, lá são cinco poderes: Executivo, Judiciário, Legislativo, poder Cidadãos [Moral] e poder Eleitoral.
Quem impossibilitou Marina Corina Machado por crimes comuns de corrupção e crimes de “lesa pátria” foi o Tribunal Superior de Justiça que é equivalente o Tribunal Supremo daqui, só para esclarecer a questão da inelegibilidade da senhora Maria Corina Machado é um tema interno da política venezuelana e… repito o Governo venezuelano não 'violou' os Acordos de Barbados.
De modo que, as coisas na Venezuela estão correndo do ponto de vista do Governo, do ponto de vista do PSUV e das forças do grande Pôlo patriótico que é a frente que apoia o Presidente Nícolas Maduro, as coisas estão transcorrendo na + absoluta tranquilidade e eu tenho confiança em que as coisas vão esfriar na Venezuela.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [4] de Agosto, 20[24]