Foi através de três comunicados reivindicativos que o grupo Estado Islâmico (EI) afirmou que travou diferentes combates nos últimos dias com os membros das Forças Conjuntas de Moçambique e Ruanda.
Segundo consta em mais uma nota reivindicativa que o grupo terrorista que actua em Cabo Delgado afirmaram que detonaram no domingo (04.08) um engenho explosivo contra uma patrulha dos exércitos moçambicano e ruandês, na estrada entre as aldeias de Mbau e Limala, na zona de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, ferindo vários deles.
Na senda das reivindicações, os terroristas afirmaram que entraram em confronto com as patrulhas navais do Exército do Ruanda, no domingo (04.08) quando tentavam avançar em direcção para às posições dos terroristas, na aldeia de Darumba, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado, com metralhadoras, o que os levou à fuga supostamente.
De acordo com o grupo terrorista Estado Islâmico, o grupo também entrou em confronto com patrulhas navais do Exército do Ruanda no domingo (04.08), que tentavam avançar em direcção às posições dos terroristas, na aldeia de Kramezi, no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado ontem, com metralhadoras, o que também segundo o grupo os levou a fugir.
De referir que nos últimos dias as Forças Conjuntas de Moçambique e Ruanda lançaram uma vasta operação contra as bases terroristas nos distritos de Macomia e Mocímboa da Praia, tendo abatido vários terroristas durante a mega-operação, mas, entretanto, os resultados das operações ainda não foram tornados públicos.
INTEGRITY – 07.08.2024