ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A Mongólia “rasgou” o mandado de prisão emitido pelo tribunal penal internacional [TPI] para quê no momento que o Presidente Vládimir Putin pisasse no território de um país signatário ao tratado penal internacional ele deveria ser preso, mas o Presidente Vládimir Putin “viajou” até a Mongólia e...foi recebido com “honraria” de Chefe de Estado, com muita “festa”, com muita “celebração” e…não foi preso.
A Mongólia falou, “não estou nem ai!”. Está mas quem é essa Mongólia na fila do pão? Se você for a olhar, pelo olhar geopolítico é um “anão” geopolítico e é um “anão”, “anão” mesmo. Agora, se agente for olhar, para olhar histórico tem uma mega importância na história da humanidade é só lembrar do guerreiro conquistador Gengis Khan. A Mongólia, hoje, além de ser um “anão” geopolítico na Ásia e no mundo é um país com “grande extensão” territorial é o [18°] com maior extensão territorial do mundo, mas tem um clima continental extremo com uma grande amplitude térmica. Quando é Inverno faz muito frio, quando é Verão faz muito, mas muito calor.
A Mongólia é um país de [3,3] milhões de habitantes sendo um país com [1] milhão e meio de Km², como eu falei para vocês o [18°] maior em extensão territorial. Fazendo essa juncão do “tamanho” da área com o “tamanho” da população nós temos uma “baixa” de densidade democrática ou [total de habitantes divididos pela área que ocupa].
A Capital do país que é a principal Cidade que vive quase todo esse [3,3] milhões de habitantes é o Ulaanbaatar, localiza-se na região Central do país, é na Mongólia onde nós temos o Deserto de Gobi vendo no Mapa percebesse que há um grande vazio demográfico apenas com uma Cidade localizada dentro dessa região de clima muito hostil.
Grande parte dos rios do país se localizam na parte Norte onde possui características geográficas + amenas, o país tem um “relevo” montanhoso e desértico ao Sul, esse 'pacote' todo; população pequena, clima hostil, todo um relevo quê não é um relevo favorável para a ocupação e para o desenvolvimentos; todo esse pacote coloca a Mongólia, também como um “anão” económico um país que é totalmente “dependente” da China e da Rússia. Lembrando, também quê a Mongólia não tem saída para o Mar logo tem que ter uma relação boa com a Rússia, tem que ter uma boa relação com a China, porquê esse [3,3] milhões de habitantes depende de exportação e importação, e empréstimos dessas duas grandes Potências. Então, imagine você, o mandatário, o Presidente da Mongólia falar para o Presidente Putin, “se você pisar aqui eu vou-te prender!”
Os países possuem “óptimas” relação diplomática desde 19[21] e… esse mandado “emitido” pelo TPI, têm vários pontos problemáticos que “culpam” o Presidente Vládimir Putin por “supostos” crimes de guerra contra a Ucrânia, mas… o Zelensky também cometeu crimes, mas o Netanyahu também crimes, mas o Biden também. E, se agente for “trazer na história” o próprio Bárack Obama, o Tramp, ou seja, todos os Presidentes dos Estados Unidos [EU] e os Presidentes da Europa também deveriam ter mandado “emitido” pelo TPI por crimes de guerra e…não somente o Presidente Vládimir Putin.
O principal ponto dessa visita foi 'aumentar' as relações económicas entre os dois países, lembrando você que é um país “altamente dependente” dessas duas grandes Potências que fazem fronteira com o seu território, mas principalmente questões energéticas são fundamentais que é um país quê não detém tecnologia, depende de importação dessa energia eléctrica, vinda dessas duas grandes Potências, pode-se dizer quê é uma questão de sobrevivência.
Repare, você está no meio de dois países que são Potências militares, Potências económicas, Potências bélicas como destarte agora vou “levantar a bandeira” dos EU e… vou prender o Presidente Putin ou não vou receber o Presidente Putin! Épháaa… não pode, agente tem que “entender” a posição da Mongólia, um país de [3.3] milhões de habitantes é um país que não têm cartas para jogar na mesa, por isso, teve quê passar por cima do mal-afamado TPI.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [5] de Setembro, 20[24]