EUREKA por Laurindos Macuácua
Cartas ao Presidente da República (201)
Desculpa se estou a ser indiscreto, Presidente. É que não posso me conter. Tentei, mas não dá. Há quem diga que nós, os africanos, temos dois corações. Deve ser verdade, porque um diz para que não faça a pergunta e o outro, julgo que é o mais forte, diz para fazer. E vou seguir o conselho deste: afinal, quem são os chineses que se vestem com as cores da Frelimo e apoiam o partido na presente campanha eleitoral? Já há chineses membros da Frelimo? Evoluíram muito!
Até ofereceram material propagandístico. Dizem que estão a apoiar o seu partido!
Contudo, não acho isso, de todo, estranho. A Frelimo sempre teve chineses nas suas fileiras ou como parceiros de negócios. Como compradores de madeira. Sempre foram os chineses em conluio com destacados membros da Frelimo que se ocuparam em despir as nossas florestas. E nunca se preocuparam com a sua extinção, já que crescem a um ritmo lento.
Talvez o meu espanto seja a durabilidade deste casamento. Pensei que já tivessem se divorciado, mas vejo que o casamento entre a Frelimo e os chineses é para sempre. Até que a morte lhes separe. O que foi unido por “Deus”, o homem não separa! Parabéns! São bodas de ouro não é?
Os chineses começaram pelas florestas. Passaram pelo abate indiscriminado de rinocerontes e elefantes, por causa dos trofeus. Os pangolins. O caranguejo e o camarão. Pescam até no período de veda- se é tudo propriedade do partido de que são membros!
E não sei, senhor Presidente, quem vai pôr cobro a esta situação. Será que o Chapo consegue? Duvido. Os velhos dinossauros continuam a dar cartas no partido. São eles que estão na linha da frente na acumulação do capital e dessas parcerias com chineses.
Há um ditado tsonga que diz: “É melhor que a pobreza de alguém seja de falta de roupa, porque encontrará quem lhe vai emprestar; mas a de falta de juízo…”.
Boa sexta-feira, Presidente. E diga olá aos membros chineses do partido Frelimo. Eles é que são, realmente, a dita força da mudança!
DN – 27.09.2024