Por Edwin Hounnou
Na tarde do sábado de 31 de Agosto, os jardins do Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, acolheram, como tem sido hábito, actividades culturais de beirenses e amigos da Beira residentes na Cidade Capital.
A gente cantou as alegres e vibrantes canções tradicionais daquelas terras resilientes. Os pratos de quiabo, peixe-chicoa, sadza (chima) preencheram a exposição e quem tivesse algo no bolso, saboreiou gostosos pratos do Chiveve.
Assim acontece todos os anos, nos fins de cada Agosto. A música quente e diversificada de Sofala era o forte do encontro. Dois jovens músicos do grupo cultural do Conselho Municipal exibiram canções que levaram muitos dos presentes aos tempos passados. Ninguém ficou indiferente. Homens, mulheres, jovens e crianças acompanharam trocando passos. Foi uma tarde boa e divertida. Deu para estar ao lado de amigos de longos anos. Deu para sentir outro calor.
A ligação com a corrente do Chiveve, afinal, mantém-se permanente e vibrante. A cultura de um povo, de uma região, sempre está presente, espelha o caminho e o homem de cartaz era Albano Carige, Edil do Chiveve que, logo à entrada, passou de mesa em mesa, cumprimentando, abraçando a todos, demonstrando que não só trabalha no gabinete mas, fundamentalmente, lida com as pessoas concretas. Albano Carige, a cada passo, prova que é homem presente no terreno, que inspira confiança nos governados e com eles debate os problemas e juntos procuram a solução.
Na ocasião, Albano Carige recebeu uma caneta simbolizando que, com ela, servirá para fazer o despacho das solicitações dos munícipes. O Edil recebeu a caneta e agradeceu com uma vénia, como recomendam as boas maneiras do Chiveve, inclinando a cabeça, em sinal de respeito.
No local, nos apercebemos que há, em diversos estabelecimentos de ensino superior, estudantes da Beira, subvencionados por Albano Carige, o que mostra a visão que tem do futuro. Alguém, de entre os presentes, disse que o presidente não gosta de andar a dizer o que faz pelo povo. Na Beira, cada bairro tem um estudante cursando medicina na Universidade Católica de Moçambique, caso único em todo o país a proceder de tal forma.
Dentro dos próximos seis anos, cada bairro urbano terá um médico formado com base naquilo que Albano Carige costuma dizer que "é aquele dinheiro que cobramos a nossa mamã que vende amendoim, ao meu irmão que vende chinelos". Se todos os nossos governantes pensassem da mesma maneira, o nosso país estaria, neste momento, noutro estádio de desenvolvimento. É dinheiro do povo que volta para o povo, tem insistido Albano Carige, para demonstrar que dinheiro do povo seja sagrado e não deve entrar em bolsos privados.
Alguns beirenses presentes na festa disseram que estão muito satisfeitos com a forma inteligente e racional como o seu município está sendoá gerido. Um outro ao lado disse que "a minha rua está maningue naice, acabou de ser pavimentada". O medo que havia tomado muitos beirenses quando Daviz Simango se foi para o além, está dissipado porque Albano Carige é muito bom gestor e pessoa de coração do tamanho da sua gente.
O Edil goza de apoio e simpatia dos munícipes. Está presente nos trabalhos de campo e só pára no gabinete quando tem audiências marcadas. Está presente nas obras em execução. Ele diz que foi eleito para trabalhar e trabalhar duro, não para fazer shows. Em pouco tempo que está a frente dos destinos do Município da Beira, Albano Carige convenceu a todos de que as pessoas valem pelo trabalho que fazem e não pelas promessas que fazem. Aqui reside o grande segredo de Albano Carige.
Quem vive na Beira ou por lá passa, pode aperceber-se de que o Município do Chiveve vive uma dinâmica muito forte onde as coisas acontecem todos dias - ou são as novas ruas ou bairros a serem requalificados. Novos centros de saúde com todo equipamento, desde ambulâncias a técnicos com salários em dia e manutenção a tempo. São escolas de alto padrão equipadas que, geralmente, o governo não aceita receber com alegações políticas desconexas e incongruentes.
As eleições ou qualquer outro tipo de competição que se faz com transparência deve visar imprimir o progresso para se atingir novos patamares de desenvolvimento socioeconómico e é o que se passa no Município da Beira. Se as eleições que fazemos não conferem uma nova dinâmica na maneira de viver e de fazer as coisas, não valem para nada. Não passam de um passatempo inútil.
Albano Carige está a surpreender a todos pelo seu desempenho. Até aos que dele duvidavam da sua competência como gestor da coisa pública. Está a aparecer como um político comprometido com a causa e coisa pública, que acredita no que faz, e por isso um excelente governante em quem se pode confiar.
Por essa razão, o Município da Beira está a evoluir muito bem. Confiar em governantes é uma questão muito sensível, nos dias que correm, depois de muitas cambalhotas, de mentiras e de falsas promessas que se fazem em campanhas eleitorais que não se cumprem.
Os beirenses já estão a desfrutar dos benefícios da aposta que fizeram nas eleições autárquicas 2023, ao terem escolhido um Edil dinâmico e muito dedicado ao trabalho, o que deixa os munícipes bastante orgulhosos.
Albano Carige, que completou 54 anos neste Agosto, nascido na Cidade da Beira, quase na ponta final da presença colonial no nosso país, pai de três filhos, é licenciado em Química pela Universidade Pedagógica, da Cidade da Beira. Trabalhou durante 10 anos, como vereador de Construção no consulado do falecido Edil Daviz Simango.
Esteve a frente de vários empreendimentos de construção tanto da área da protecção costeira como da abertura de valas de drenagem que evitam que a Beira não seja inundada pelas águas do mar. Portanto, trata-se de uma pessoa que conhece muito bem por dentro a instituição que dirige. Nas comemorações do Dia Beira (20 de Agosto), os organizadores de Maputo fizeram questão de ofercer bolo e champagne ao aniversariante que, rodeado de crianças, partilhou com os presentes, ao som da bela música da terra do Chiveve e muitos abraços de amigos e admiradores.
Parabéns, a forte e resiliente Cidade do Chiveve, onde as coisas boas acontecem! Parabéns, Albano Carige pelo muito bom trabalho que tem vindo a fazer em prol do bem-estar da Beira e da sua gente que merece ser servido depois da longa noite de esquecimento e ostracismo a que haviam ficado sujeitos!
VISÃO ABERTA - 10.09.2024