Por Francisco Nota Moisés
Foi no ano 1964 que comecei a ouvir falar dos terroristas da Frelimo. O jornal secular "Diário de Moçambique" da Beira que pertencia a então diocese da Beira era um jornal bem escrito. Recebíamos o jornal no Seminário de São João de Brito em Zóbuè, Tete, sem falta, mas com alguns dias de atraso. Eu era um dos poucos que lia todas as edições do jornal quando chegavam, o que colocava em frente de muitos miúdos ou rapazes no que dizia respeito aos acontecimentos no mundo de então da década de 1960. As informações que mais me excitavam eram as reportagens citando emitida pelas forças armadas portuguesas que falavam de operações por militares portugueses em particular por caçadores especiais e por fuzileiros navais. contra os terroristas ou bandoleiros vindos da Tanzânia. Nunca falavam da Frelimo.
As operações militares portuguesas levavam códigos tais como "Lua Nova," "Lua Cheira" "Quarto Minguante." A operação "Nó Górdio" do General Kaúlza de Arriaga contra os turras no norte de Moçambique envolvendo 35,000 soldados Cabo Delgado veio a acontecer mais tarde em 1970.
Os caçadores especiais portugueses eram soldados históricos que o Duque de Wellington louvou. O famoso duque comandou o corpo expedicionário britânico na campanha contra a invasão napoleônica de Portugal e ele veio a vencer Napoleão na Batalha de Waterloo na Bélgica em 1815.
A batalha de Waterloo foi um grande evento na história da Europa de século 19. A língua inglesa celebra a derrota de Napoleão com uma expressão que diz "to meet one's Waterloo" para dizer "ser derrotado" como se eu disser que "Cyril Ramaphosa's forces met their Waterloo in northern Mozambique" para precisar o facto de que os matsotsis do Cyril Ramaphosa foram derrotados no norte de Moçambique.
In fact, Cyril Ramaphosa met his Waterloo in Cabo Delgado at the hands of Mozambican rebels fighting the Frelimo terrorist regime (de facto, Cyril Ramaphosa encontrou o seu Waterloo em Cabo Delgado como resultado das suas operações na guerra contra os combatentes do Allah em Cabo Delgado, segundo a aldrabice da Frelimo que imbecilizou o matsotsi-mor de Joanesburgo a enviar as suas tropas para o norte de Moçambique. Allah castiga infiéis como ele.