ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Congo-Zaire acabou por “sentenciar” [37] jovens a pena de morte por “fuzilamento” entre os quais três cidadãos dos Estados Unidos [EU]. Vale dizer, que no Congo-Zaire já alguns anos que não havia pena de morte e este ano foi “reintroduzido” poderá ser em função provavelmente dos vários crimes militares que acontecem no país e…porque também o Governo diz que foi a “única” forma que encontrou de poder 'reduzir' crimes hediondos, crimes militares no país.
Vai ser pena capital por “fuzilamento”, em outros países a pena de morte existe, mas por “injecção”, por “medicamento”, já foi assim durante muitos anos nos EU, por exemplo, por electrocussão. Hoje, em dia quer-se apenas “reduzir” a dor da pessoa, mas…no Congo-Záire vai ser por “fuzilamento” para esses [37] jovens quê… os próximos dias um ou outro poderão ser “salvos” em função de recursos vários.
Se calhar esse três cidadãos dos EU, também poderão ser “salvos” se…os EU se 'pronunciar ' em função de várias defesas e…infelizmente alguns terão mesmo que “conhecer” Deus por esta via, por esta via forçada. Vale, também dizer quê estes jovens tentaram realizar um Golpe de Estado no Congo-Záire com a participação massiva do senhor Malangá que se “identificava” como sendo o Presidente do Congo-Záire no exílio.
De facto, uma pessoa que era muito crítica ao Governo congo-zairota, dizia que o Congo-Zaira era + uma neocolónia do que um país independente e… este queria realizar Golpe de Estado na “companhia” do seu filho e alguns americanos dos EU. A mãe do menino que também é americana dos EU já disse que o rapaz e seus amigos, três americanos dos EU foram para o Congo-Záire para “gozar férias”, ninguém sabia que de facto era com a “intenção” de realizar um Golpe de Estado.
E, também há Jornais que escrevem que esse Malangá esteve em Angola, no Norte de Angola, e…também esteve em Moçambique, na Cidade de Maputo e Norte de Moçambique em Cabo Delgado a “preparar-se” para poder realizar esse Golpe no Congo-Záire mas…
Agora, eu sou a favor da vida; eu sou “contra” a pena de morte sobre todas as formas e…claramente não “apoio” a pena de morte para seja lá quem for. Infelizmente, alguns seres humanos cometem erros, “erros criminosos”, mas…mesmo assim eu sou a favor da vida.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [22] de Setembro, 20[24]