O Ministério da Economia e Finanças revelou que, durante o primeiro semestre deste ano, o financiamento externo ao défice orçamental, por via de créditos ou donativos, atingiu 22 mil milhões de meticais. Isto corresponde a 16,4% da previsão anual.
O Notícias, que cita aquela instituição, escreve que se registou um equilíbrio na mobilização de fundos a título de empréstimos, assim como de donativos.
Os desembolsos externos em forma de créditos atingiram 12,5 mil milhões de meticais (41,7%) e os donativos 10 mil milhões de meticais (9,3%) da previsão anual. No ano passado, o financiamento por donativos atingiu 66 mil milhões de meticais, correspondentes a uma realização de 86%, face às previsões.
O Governo prevê uma despesa total de 542,7 mil milhões de meticais, correspondentes a 35,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e um défice fiscal de 159,2 mil milhões de meticais.
A nível doméstico, o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado está a ser implementado num contexto em que a economia nacional continua a registar sinais de recuperação.
MZNews - 11.09.2024