ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Conforme é sabido dia [3] de Setembro a Rússia fez um ataque com dois mísseis ao Instituto de Comunicações da Ucrânia em Poltava que é uma Cidade militarmente muito importante para os ucranianos, eu lembro da Batalha de Poltava “vencido” por Pedro Grande que 'derrotou' suecos, uma Cidade que sempre teve tradição militar.
E esse ataque “gerou” muitas controvérsias, porquê “destrui” muita gente os ucranianos 'admitem' até ao momento ai [50] baixas, mas provavelmente é uma coisa muito maior, porquê que agente fala isso? Primeiro pelo horário, foi as [9] horas da manhã e … nesse horário tem muita gente; nesse horário do expediente em Organizações militares todo o mundo tinha que chegar ou já chegou o pessoal geralmente já “tomou” o pequeno-almoço, está em algum tipo de formatura, está em algum tipo de Reunião ou mesmo em aula.
Mas…o facto é que é um horário que você encontra “bastante gente” tem uma concentração muito grande, ou seja, o ataque ele foi feito efectivamente para “acertar em cheio” uma quantidade grande de militares, nós temos que lembrar dia [3] foi uma Terça-feira, dia de expediente, por isso, o ataque foi “desenhado” efectivamente para “destruir” muita gente.
O afluxo de pessoas, também que agente viu, a quantidade de pessoas e os “rumores” que 'circulam' nas mídias alternativas eles “indicam” uma quantidade grande de pessoas “destruídas” eu acho que menos de [300] não foi, de [300] a [500] daí para +. Por exemplo, tem uma sueca chamada Brita Elvang, ela trabalha em entidades ligadas a Ucrânia, ela tinha um amigo que trabalhava na Suécia e na Saab, ela diz quê esse amigo morreu nesse ataque.
O “boato” é que circula é que esse pessoal da Saab estava lá para 'habilitar' os ucranianos na operação de duas aeronaves de alerta quê a Saab deve fornecer para Ucrânia, mas dada a quantidade de baixas que eles tiveram vai ser difícil são Quadros muito especializados que a Ucrânia acabou “perdendo” nessa ataque e…é difícil agente repor isso.
Mas, teve um caso 'misterioso' até já reportei aqui de um tenente-coronel dos Estados Unidos [EU] chamado Joshua Camera que teria morrido na Polónia no mesmo dia, mas esse “cara” circulam boatos que ele já estava na Ucrânia, provavelmente esse “cara” morreu no ataque de Poltava, agente vai conseguir provar isso não! Não tem menor dúvida que isso não vai aparecer de forma nenhuma.
Mas, o facto é que o ataque russo foi “devastador” so que tem uma coisa, saiu uma entrevista na «Radio free Europe» [Rádio Europa livre] que é mantido pela NATO, Comunidade Europeia e EU é do globalismo tem um ucraniano chamado Konstantin Semeniuk, ele é Chefe do Serviço de Segurança ucraniano para a região do Poltrava e ele disse quê eles estão “investigando” se houve uma 'cooperação', porquê para os russos atacarem eles tinham boas informações. Ou seja, ninguém vai 'lançar' dois mísseis balísticos num lugar que você não sabe que é um alvo de oportunidade, agente sempre procura usar esses misseis para alvo de grande valor.
Por isso, essas declarações do Konstantin já “corroboram” com a informação que faz tempo que tem “traição” dentro do sistema de Segurança da Ucrânia, ou seja, tem gente “vendendo” informações é primeira vez que agente vê uma Autoridade “insinuar” isso e… isso é bastante relevante.
Então, é o quê eu falo o estrangeiro na Ucrânia ele “vale” muito para as Forças Armadas russas, porque quando você mata, prende ou fere o estrangeiro você está dando um “golpe” no imperialismo, isso “desestimula” o apoio a Ucrânia, na verdade, essa é uma das intensões da Rússia.
Agente sabe que tinha “instrutores estrangeiros”, mas nós não sabemos se a história da Saab é verdade, esse tenente-coronel dos EU provavelmente morreu ali, mas agente não sabe o quantos se a Rússia atacou porquê ela sabia que era um alvo efectivamente de grande “valor”.
Também, está rolando muita “controvérsia” na Ucrânia, se quer saber quem é o responsável, quem deixa de ser, mas o facto é que, pela quantidade de alvos que foram 'atingidos' nos últimos dias da Ucrânia, agente pode começar a “suspeitar” que eles têm alguns problemas com relação a defesa aérea, agente começa a 'suspeitar' isso, não tem como provar efectivamente, mas a “suspeita” existe porque alguns alvos estão sendo atacados sem resposta: Centrais eléctricas, Centros de abastecimento de agua etc.
Quanto ao ataque as Centrais eléctricas é uma 'preocupação' muito grande que o Verão europeu está acabando, já está entrando no Outono que no Inverno haja um 'êxodo' muito grande de civis da Ucrânia em virtude da precariedade do fornecimento de aquecimento para as casas, isso pode efectivamente acontecer e vai ser um problema enorme para o Zelensky que já teve uma “deserção” de Ministros muito expressiva na semana passada.
De maneira que a situação não está muito boa para a Ucrânia, agente vê na própria imprensa imperialista o 'moral' do pessoal está muito baixo, mas pode ser que a guerra dure muito tempo porquê a Ucrânia têm reservas, eles não se importam muito com a quantidade de baixas, então pode ser quê essa guerra se “arraste” não da para acreditar que isso vai ser impeditivo para o fim da guerra na Ucrânia.
Mas, esse caso de Poltava é muito importante, se foi “atingido” pessoal da Saab eu não sei, mas que a quantidade de gente “destruída” ali é grande agente não tem dúvida disso, porquê? Porque uma Escola dessa grau de técnico ela 'concentrava' muita gente e…a Rússia atacou e acertou em cheio no melhor horário que é [9] horas da manhã quando todo mundo estava ali.
Antes disso, seria 'arriscado' não ter pessoal, não ter chegado ainda, pois na hora do almoço a gente não sabe se esse pessoal almoça em casa ou almoça fora etc., mas quando você “faz um ataque” nesse horário de manhã ou depois do almoço à tarde você efectivamente “produz” uma quantidade muito grande de baixa, que foi o quê efectivamente aconteceu.
Por exemplo, agente sabe quê a Rússia tem uma técnica agora para “potencializar” as baixas que é usar dois mísseis com intervalo curto entre um e outro; você lança o primeiro ai quando o pessoal do socorro ou o pessoal está “procurando” abrigos ai você vem lança segundo com munição cluster e…você “potencializa” as baixas, é perverso mas…é a guerra.
Por isso, agente não 'acredita' nesses Relatórios Oficias do Governo fantoche ucraniano que só houveram [50] morto, eu acho entre [300] a [500] mortos ai é uma coisa muito grande pela 'concentração' dos efectivos. A Escola seria uma coisa tipo a nossa ESFA [Escola de Sargentos das Forças Armadas], uma Escola, uma ‘concentração’ muito grande de militares.
Portanto, essa foi a nossa Carta, agente vai aguardar nas informações ver se agente consegue complementar alguma coisa, mas… dificilmente o Governo fantoche ucraniano ou os aliados imperialista da NATO e seus lacaios vão “admitir” as suas perdas.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [10] de Setembro, 20[24]
N.B: Saab, é uma Empresa criadora de sistemas de defesa e segurança aeroespacial, sediada na Suécia.