ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos conversar sobre um navio ucraniano que foi “atingido” próximo da Roménia no Mar Negro “supostamente” pela Rússia.
Bom, o navio é o «WAIA» Cargueiro carregando [27] mil toneladas de grãos que estava a 'caminho' do Egipto, o navio “provavelmente” foi “atingido” por um míssil de cruzeiro da Rússia, ele deixou o Porto de Chornomorsk na Ucrânia e quando se aproximava da Costa da Roménia ele foi “atingido” por um míssil, não há 'relatos' de tripulantes mortos ou feridos de navio ele continuo para Roménia com as maquinas funcionando.
O navio foi 'construído' em 19[97] e ele é o primeiro caso quê agente vê desde Novembro de 20[23] que não tinha navio “atingido” porquê a Ucrânia e a Rússia eles têm um Acordo. Por parte da Rússia agente não viu nenhuma “manifestação” a respeito, o pessoal está “acusando” os russos tem uma certa sendo na lógica, mas até agora não houve nenhuma “manifestação” das Autoridades da Rússia, na verdade, até agora na hora em que estou escrevendo essa Carta não se fez muito “estardalhaço”.
Agora, agente tem que lembrar o seguinte; a Ucrânia está 'atacando' diversos alvos na Rússia, os ataques são 'mútuos', por isso, não é desse 'esperar' quê durante muito tempo a navegação comercial fique 'impune', isso iria acabar acontecendo + cedo ou + tarde. Mas, agente pode fazer uns “levantamentos” a respeito disso e chegar algumas conclusões.
Primeiro a base, a importância das Bases Navais russas na Crimeia, porquê o “controle” de Portos nessa região é extremamente “estratégico” para os acessos do Mar Negro ao Mediterrâneo vi estreitos da Turquia, quem “controla” essas Bases tem uma “condição” muito grande de 'vigilância' nesses Mares que são vitais para economia de diversos países não só da Ucrânia, mas também da Bulgária, Roménia, Turquia, Geórgia uma série de países ai, por isso, agente precisa ficar de olho nessa questão económica, além do que, agente sabe que existe uma “ligação“ entre o Mar de Azov e o Mar Cáspio e o Mar Cáspio é outra porção de água importante para Azerbaijão, Rússia, Irão etc.
Então, o quê que acontece, trata-se duma região “estratégica” estava “adormecida” até então e agora com essa história desse “fornecer” armas de longo alcance para Ucrânia “voltou” a carga. Repare, eu penso assim, a situação do exército ucraniano é uma situação bastante crítica; muita gente no Ocidente quer “encerrar” essa guerra, porquê? Porque já começa…por exemplo, a Alemanha está “sofrendo” muito com a situação do gás, os refugiados ucranianos já começam a “pesar no bolso” de muita gente, você 'sustentar' um hóspede que não trabalha tem despesas não só de alimentação, mas de hospedagem médicas, e etc e…a economia europeia não está fazendo para isso, logo tem muita gente que já está interessado em “encerrar” essa guerra.
A Rússia não “parece disposta” ao que o pessoal falou, vamos “aumentar” aposta agente “fornece” armas de longo alcance para Ucrânia e ver como é que fica. Eu acho “pouco provável” que isso vá fazer com que a Rússia chegue alguma negociação, eu acho isso muito “pouco provável”, mas agente pode achar e acreditar também que esse ataque ao «WAIA» foi uma resposta da Rússia, se houver outros na sequência, se for uma coisa 'sistemática' agente pode achar que a Rússia “acordou” efectivamente, porquê? Porque esses “ataques” que estão sendo autorizados de mísseis de longo alcance por parte da Ucrânia contra Bases Aéreas russas, agente sabe que isso não vai ficar apenas no “ataque” a alvos militares, “provavelmente” a Ucrânia vai acabar “atacando” principalmente Instalações de energia, isso tanto um lado, quanto o outro eles se “atacam” muito nisso e…ai podemos efectivamente ter uma escalada.
Por enquanto, agente só vê o Medvedev “rosnando” falando que vai acontecer isso, vai acontecer àquilo, mas por enquanto agente não viu a “medida” + efectiva da Rússia pode ser, que isso seja um aviso. Lembrando que já teve um “ataque” a Poltava que eu falei para vocês que foi o “marco”, uma “mudança” de parâmetro da Rússia não «virada de jogo», mas 'sinalização' de que eles vão “destruir alvos estratégicos”.
Agora, agente não pode 'esquecer' de uma coisa, tem um porém, que é muito importante nessa história toda: o facto, do imperialismo “autorizar” armas de longo alcance para Ucrânia “implica” também quê eles vão 'precisar' ter instrutores ou posicionados na Ucrânia ou ligados directamente aos ucranianos para obter a “melhor performance” possível dessas armas. Então, o quê que acontece? A partir do momento que esses instrutores estejam em território ucraniano a Rússia ela começa a ter “alvos ”ali e…vai “chegar um ponto” eu falo sempre isso, vai “chegar um ponto” quê a NATO não vai conseguir esconder as suas baixas, logo agente pode ter uns problemas sérios nos próximos dias.
Eu não “acredito” que agente vai ter nenhum movimento “decisivo” na Ucrânia até as eleições dos Estados Unidos [EU], porquê faltam dois meses e…muita coisa pode acontecer e na verdade todo o mundo está esperando ver, como é que fica, quem é que entra para poder “entender” o que vai acontecer. Eu “acredito” que entrando o Trump ou Kamala logo nos primeiros dias vão haver “declarações” bastante importantes, agente precisa ficar de olho, o eventual vencedor se agente conseguir saber logo quem é, porque já teve casos de demora, mas o eventual “vencedor” ele vai dar uma “sinalização” de para onde ou qual vai ser a 'maneira' com que ele vai 'conduzir' essa guerra.
Mas, eu acho que até lá tudo o mundo está esperando como é que as eleições nos EU vão ficar é difícil “cravar” um prognóstico, antes disso, porquê mesmo que a Kamala entre ela deve fazer algumas “substituições” na equipa; se ela vai mudar o Secretário de Estado, Secretário de Defesa e alguns Assessores Especiais que nem o Jeke Sullivan agente pode ver um outro “direccionamento” da guerra. Pode dizer, que é muito cedo ainda para “cravar” qualquer prognóstico, parece quê a Rússia tem “avançado” em Kursk e… isso já é uma situação que vai tornar muito difícil a “lida” do exército ucraniano.
Portanto, essa foi a nossa Carta de hoje.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [14] de Setembro, 20[24]