ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Lembro-me, quando pela primeira vez 'alistei-me' ao Exército, as Forças Armadas de Moçambique e lembro-me de todos os bons treinos sobre disciplina de proteger, defender, tirar a vida para manter a segurança desta bela pátria.
Nós, juramos pôr as nossas vidas em perigo para que o povo gozasse de segurança, juramos passar fome para que ao povo não faltasse o de comer e beber,
Juramos passar por 'enfermidades' para que o povo gozasse de boa saúde,
Juramos ser 'iletrados' se possível for para que ao povo não faltasse a educação,
Juramos sacrificar a nossa liberdade e dar nossas vidas em troca para que o povo gozasse de liberdade e vivesse plenamente, tudo isto juramos para o bem desta pátria Moçambique.
Juramos eternamente defender a soberania do Estado sem medir esforços, lutando lado a lado sem uma cor partidária, sem olhar para hierarquia da estratificação social olhando até mesmo para o mais desfavorecido dos moçambicanos,
Todos juntos como um só povo, uma só nação óoo…pátria nunca mais esqueceremos os heróis do [25] de Setembro de 19[64],
Óoo…pátria, nós saudamos os teus filhos 'tombados' pela nossa independência, marchemos orgulhosos combatentes moçambicanos, lutamos pela paz com as forças progressistas do mundo.
Disse Dr. Eduardo Chivambo Mondlane, lutemos por Moçambique e hoje estamos nós neste Moçambique libertado, neste Moçambique independente pátria unida do Rovuma ao Maputo, um só povo, uma só nação,
Forças Armadas de Moçambique é a 'união' do Exército, da Marinha e da Força Aérea a fim de 'salvaguardar' os ideais desta bela nação.
Hoje, celebramos mais um aniversário de sua existência, irmãos das FADM e concidadãos desta pátria, juntemo-nos a esta causa e saudemos a Bandeira desta bela pátria.
Patriotas, hoje vocês podem sorrir, podem chorar, podem deixar suas emoções falarem por vocês, pois conseguiram dar a tão aguardada paz.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [25] de Setembro, 20[24]