ten-coronel Manuel Berardo Gondola
Oláaa… meus amigos digam-me a verdade, alguém de vocês tem alguma 'solução' para esses “grandes problemas” que nós ao 'redor' do mundo estamos enfrentando nesse momento? Os problemas de Israel acompanham-me já a vida inteira e… na verdade 'nada mudou' e agora Israel atacou o Líbano, [300] alvos, centenas de mortos e feridos.
Segundo, o Ministério da Saúde do Líbano [Beirute] pelo menos [274] pessoas foram mortas em ataques israelitas ao Líbano, + de 10[24] pessoas foram feridas; mulheres, crianças e…paramédicos, também estavam entre as vítimas. No momento em que vos escrevo esta Carta, os números são 'preliminares', no entanto, esse é o maior número de mortos e feridos no Sul do Líbano desde quê os confrontes na guerra entre Israel e o Hezbollah começaram há quase um ano atrás.
A Agência de notícia estatal libanesa, Agência Nacional de Noticias [NNA] já havia “relatado” dezenas de ataques israelitas no Sul e no Leste do país. Segundo, a NNA ocorreram + de [80] ataques aéreos em áreas no Sul de Líbano em meia hora, ao mesmo, tempo ocorreram ataques “intensivos” no Vale do Beca no Leste do Líbano.
Face aos ataques milhares de pessoas abandonaram o Sul do Líbano, na Cidade de Sídon a “estrada principal” ao Norte estava lotada de veículos em direcção à Capital, Beirute. O Ministro do Meio Ambiente do Líbano, Nasser Yassin disse após uma Reunião de Gabinete quê as escolas no Monte Líbano estavam se preparando para fornecer abrigo aos refugiados. Entretanto, o Exército israelita, por meio, do seu Porta-voz ‘anunciou’ novos ataques aéreos contra alvos da milícia Xiita Hezbollah no Leste do Líbano. “Estamo-nos preparando para um ataque direccionado e em grande escala no Vale do Beca. Os residentes deveriam afastar-se dos Depósitos de armas do Hezbollah para sua protecção e segurança. O Hezbollah armazena suas armas estratégicas em edifícios civis e utiliza a população como escudo humano, há mísseis e drones nas casas do Vale do Beca, o Exército israelita quer agora atacá-los antes que representem um perigo para os residentes de Israel.” (Daniel Hagari).
O Exército israelita tinha 'anunciado' anteriormente que iria realizar ataques + extensos e precisões contra alvos terroristas de “espalhados” por todo o Líbano. Segundo as suas próprias informações já atacou até hoje + de [300] alvos do Hezbollah após “emitir avisos” á população civil.
Questionado por Jornalistas se Israel estava “planejar” uma ofensiva terrestre no Sul do Líbano, o Hagari disse que, faria todo o possível para permitir que os residentes do Norte de Israel regressem em segurança as suas casas.
À luz do aumento dos ataques israelita o Ministério da Saúde “apelou” aos Hospitais do Sul e do Leste do país para 'cancelarem' todas as cirurgias não urgentes. O Ministério em Beirute disse quê a “ordem” era necessária para criar espaço para que as pessoas que ficaram feridas na sequência da expansão da agressão israelita contra o Líbano possam ser tratadas.
O Ministério da Educação libanês, também “tomou medidas” adicionais, ordenou que as escolas no Sul e no Leste do país 'fechassem' o mesmo se aplica aos subúrbios ao Sul da Capital, Beirute. A actual situação de segurança representa um perigo para as crianças a caminho da escola, disse o Ministério.
Israel tem “bombardo” quase diariamente há quase um ano; ambos já 'travaram guerras' entre si em 19[82] e 20[06]. Agora, 'surgiu' uma nova geração e tudo começa outra vez, tanto um lado, quanto outro, está “cheio de ódio” um pelo outro e… “não espera” a hora de atacar outro novamente, perece uma roda de aonde não tem saída.
Inacreditável o que acontece, inaacrdetval quê o mundo lá fora não consegue fazer nada!
Se fala que… nós precisamos de paz naquela região, mas…ninguém faz nada! Todo o mundo fica só nas palavras [discursos] e…mais nada! Enquanto isso “morrem milhares” de pessoas, principalmente pessoas que não tem nada a ver com a situação, pessoas que simplesmente estão na hora errada, no lugar errado.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [23] de Setembro, 20[24]