ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Israel realizou Sexta-feira, dia [27] de Setembro um “mega ataque” no subúrbio de Beirute para matar o líder do Hezbollah, eles dizem que conseguiram, no primeiro momento disseram que conseguiram, depois começaram a falar que estão “investigando” o facto; o Hezbollah disse que o Nasrallah estava bem, mas… depois confirmou a morte do líder, agente não sabe a situação no actual momento.
Agora, há muita coisa a ser dita a respeito desse ataque é o seguinte: o quê Israel tenta “forçar” é ou trazer o Irão para guerra com todas as “provocações” possíveis que eu já tinha 'alertado' falei há um tempo atrás quando mataram o Ismail Haniyeh,na ocasião falei se o Irão não 'reagir' o próximo alvo será um líder proeminente do Hezbollah, e…se eles matarem e o Irão não fizerem nada a próxima vez vão matam o Khamenei, é um facto!
Ou seja, o Netanyahu vai “escalando” até se ele ver quê não tem saída, ai ele vai 'lançar' uma bomba atómica e…já tem gente 'falando' sobre isso, sobre armas de destruição em massa, já vi hoje matéria na imprensa sobre isso, que isso pode acontecer, só que, quem poderia 'impedir' isso é os Estados Unidos [EU].
Repare… é engraçado, de um lado, o Blinken fala em cessar-fogo para Israel, mas ao mesmo tempo os EU dão armas, quer dizer, nunca vai ter um cessar-fogo a partir do momento que Israel tem todo o arsenal do mundo à sua 'disposição' ; ninguém aqui está dizendo que está certo ou que está errado é apenas que é um “contra-senso”, porque esse cessar-fogo não vai acabar acontecendo.
Bom… se matarem o Nasrallah mudo muita coisa! Épháaa…eu não acredito nisso, porquê o Nasrallah, era um líder quê 'sucedeu' o líder anterior do Hezbollah que Israel, também matou “achando” que quem ia entrar ia ser “moderado” entrou o Nasrallah e…não precisa dizer + nada.
Agora, essa história de Israel ir “matando” Chefias do Hezbollah, olha…eles vem fazendo isso desde 19[82] quando surgiu o Hezbollah e…não adiantou nada até agora a “única saída” mesmo seria uma negociação Diplomática, mas eu não acho quê haja clima para isso , porque o Netanyahu é um homem que não vai 'conduzir' uma negociação Diplomática, pelo contrário, ele é um homem que irá 'conduzir' o Israel para o abismo.
Porquê que eu digo isso? Por exemplo, há dias na Assembleia Geral das ONU foi “vexaminoso” têm vídeos na internet vocês encontram ele é “abandonado” sozinho no Plenário, ele falando e todos os Delegados se retirando, épháaa…isso foi horrível, horroroso, isso é uma 'prova' da situação internacional do Israel, Israel caminha para se tornar um “pária” muito “pior” num período muito + adensado, um “pária” muito “pior” do que a África do Sul do apartheid.
E, se as lideranças em Israel que eu sei que muita gente é 'contra' o Netanyahu não fizerem nada o país vai ”afundar”; a economia israelita vai muito mal, refugiados são aos milhares e há uma coisa que a imprensa imperialista não está falando, que é a diáspora de cidadãos israelitas, gente que está deixando o país é uma 'quantidade' muito grande, estão indo para vários países, a imprensa imperialista não está noticiando isso está varrendo para baixo do tapete.
Mas, o facto é que tem muita gente que de uma maneira assim bastante 'razoável' entende quê não dá para 'criar' os filhos num clima de guerra, essa guerra vai para um ano e faltam [8] dias para se completar um ano de guerra e… nada indica que ela vai parar com todos os “prejuízos” para ambos os lados.
Se 'teme' que Israel vai fazer no Líbano o que fez na Palestina, eles fizeram “genocídio” na Palestina e que caminha para um “genocídio” com bombas dos EU no Líbano agora, já morreram [700] pessoas no Líbano e…ninguém faz nada a respeito é uma coisa assim “inimaginável”, mas…haverá um preço para Israel, eu acredito que Israel vai matar muita gente ainda no Líbano.
Mas, duma maneira geral a situação do país no mundo “piora”, por exemplo, teve aquele caso dum soldado israelita que foi 'detido' no Marrocos e muitos países agora começam a 'questionar' militares israelitas que têm dupla cidadania que saíram dos seus respectivos países foram lutar para Israel, o pessoal começa a questionar se esse “cara” não têm crimes de guerra nas costas.
De facto, não há saída para esse conflito, o certo seria mesmo uma 'intervenção' geral da ONU, uma “concordância” nos EU, Rússia, China, França e Inglaterra, mas agente sabe quê os EU sempre acaba 'obstando' isso, e 'nada pode impedir' Israel de fazer o que tem que ser feito, o que eles acham que deve ser feito e o que acontece, ninguém vai conseguir salvar Israel de si mesmo, porquê? Porque dificilmente essa guerra tem como ser vencida, parece quê o Hezbollah 'concentrou' + de [40] mil militantes próximo as Colinas de Golan do lado libanês e se o Exército israelita entrar lá vai ser uma “loucura” o que vai acontecer, porquê por + que a Força Aérea israelita seja actuante, uma Força Aérea realmente presente a situação de tropas é muito difícil você conseguir 'evitar 'baixas grandes.
Se na guerra de 20[06], se estão lembrados Israel entrou no Líbano 'sofreu' pesadas baixas imagina agora [18] anos depois que o Hezbollah é muito maior , o Exército israelita já vem “degradado” da guerra de Gaza , imagine o que vai acontecer. Por exemplo, estava vendo alguns Comentaristas internacionais da CNN/Portugal dizendo que os Generais israelitas estão 'prontos' para a guerra no Líbano. Épháaa…o General geralmente está 'pronto' porque ele não vai morrer, dificilmente ele vai para linha da frente, agora precisa ver se o soldado está 'pronto'! O General só vai 'precisar' dar ordem e para isso é fácil dizer que está 'pronto'.
Agora, o Sargento, o Soldado porque a guerra é sempre uma guerra de Sargentos e Soldados, essa que é a verdade. Para o Sargento, para o Cabo, para o Soldado será que estão prontos assim! Não sei, tenho muitas dúvidas a respeito disso. A impressão que agente tem é que o carrasco [o assassino] Netanyahu e sua 'entourage' não têm Plano nenhum, o Plano é o que acontece, o Plano é o dia, o Plano é o nascer do dia e bombardear Gaza, bombardear Líbano, ou seja, não há uma estratégia consistente.
Certamente, eles querem “trazer ”o Irão para guerra, o Irão parece quê está se 'recusando' entrar de qualquer forma e…eles vão continuando a 'esticando a corda' até ver que não tem saída ou entra no Líbano ou atira uma bomba atómica ali e…isso vai acabar acontecendo + cedo ou + tarde. As duas formas serão “prejudiciais” para Israel: se entrar no Líbano tentar expulsar o Hezbollah terão grandes baixas e…'atirar' uma bomba atómica é o fim de Israel, se sem bombas atómica o Netanyahu já virou um 'pária' na ONU imagine se ele 'atirar’ uma bomba atómica, fora a pressão internacional enfim…rompimento de relações Diplomáticas, rompimentos de Acordos internacionais e por ai vai Israel será muito prejudicado
Por isso, é difícil você vê que o país está na mão de ma pessoa que não consegue “entender” que os tempos são outros nós, não estamos + em 19[70] e essas atitudes não são + toleradas e que ele está disposto a “afundar ” e levar o país junto com ele.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [29] de Setembro, 20[24]