Um grupo de terroristas invadiu, na última quarta-feira à tarde, o regadio Nguri, situado na localidade de Miangaleua, posto administrativo de Chitunda, distrito de Muidumbe, em Cabo Delgado.
Os terroristas saquearam bens alimentares como peixe, milho, arroz, entre outros. No local, os terroristas raptaram mais de duas dezenas de residentes para os ajudar a transportar os bens saqueados até ao destino.
Os raptados percorreram toda a noite caminhando com os terroristas até ao local onde os ordenaram para deixar os bens. Supõe-se ser base deles. Todos os civis raptados foram libertados pela manhã e já regressaram às suas origens.
Desde Agosto passado que parte do distrito de Muidumbe é de difícil acesso devido a acções terroristas. Trata-se de regiões de Miangaleua, Xitaxi, Chitunda e Criação, localizadas à beira da Estrada Nacional no1
Neste local, os terroristas têm colocado minas. Duas viaturas, uma de marca Mahindra, pertencente à Polícia e um camião que transportava civis já accionaram minas naquele local.
A situação obrigou os transportadores a abandonar a rota Pemba-Awasse, passando a usar a rota Pemba-Montepuez, que dá acesso a Mueda, Nangade, Palma, Mocímboa e Muidumbe-sede. Neste momento, está difícil ter acesso ao posto administrativo de Chitunda, bem como às suas localidades. ( Boletim CIP)
MZNews - 06.09.2024