Os observadores da União Europeia e do Parlamento Europeu exigiram, na sexta-feira, que as autoridades eleitorais publicassem os resultados de cada uma das mesas de voto. Os resultados distritais que estão a ser publicados este fim de semana mostram que as autoridades eleitorais têm os dados e podem colocá-los na Internet agora, mas recusam-se a fazê-lo.
A maior crítica às recentes eleições na Venezuela foi o facto de não terem sido divulgados dados sobre as mesas de voto individuais. Moçambique não o faz há 15 anos.
Em alguns distritos, as comissões distritais de eleições (CDE) estão a publicar um edital de 25-30 páginas. Este contém, não só os resultados distritais, mas também os resultados de todas as mesas de voto do distrito. Noutros distritos, estão a extrair os três resumos eleitorais para o distrito, mas não divulgam o pacote completo. Mas o que é óbvio é que o software fornecido pelo STAE é usado para introduzir os resultados das mesas de voto para compilar os resultados distritais. A página abaixo é de Muevela, Zambézia, e foi dada aos observadores e partidos. Note-se que está de facto etiquetada como “Mapa de Apuramento Distrital”, pelo que faz parte do edital que deve ser distribuído.