ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje vamos falar de um possível golpe militar na Ucrânia, muito se fala sobre a actual situação, sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, pouco se fala sobre o momento “explosivo” dentro da Ucrânia. Vocês sabem quê cada vez + recrutas estão sendo chamados em ambos os lados, mas… nós vamos falar hoje de um especialista que ‘alerta’ sobre golpe militar na Ucrânia.
Oleg Soskin, antigo Conselheiro do antigo Presidente ucraniano, Leonid Kutchma, 'prevê' um golpe militar na Ucrânia após a 'perda' de Ugledar. Oleg Soskin, “critica” o Zelensky e “sublinha” que os recrutas forçados não estão preparados para continuar a tolerar as injustiças que sofreram após a capitulação de Ugledar.
Essa 'avaliação' foi expressa por Oleg Soskin, antigo Conselheiro do antigo Presidente ucraniano, Leonid Kutchma numa entrevista ao «Canal do Yutoube Poleteka Online». Ele disse, que o Zelensky agora se encontra, “tipo num carro incontrolável, se encontra numa situação difícil, sangrenta e impiedosa; haverá um golpe militar, chegou a hora, chegou a hora dos militares” (Oleg Soskin).
Segundo o especialista, permitir deliberadamente a destruição da 72ª Brigada das Forças Armadas ucranianas em Ugledar é uma lição para outros soldados. O antigo Assessor 'destacou' que os novos recrutas já não eram voluntários, mas sim aqueles que foram enviados à força para a frente.
Soskin resumiu, “essas pessoas não vão tolerar a violência que lhes foi feita e se vingarão com armas para aqueles que fizeram isso, isso está muito próximo de uma situação extrema.” Quer dizer, as tropas ucranianas vão-se revoltar.
“Em 3 de Outubro o Ministério da Defesa russo anunciou que Ugledar havia sido libertado, a Cidade foi o último reduto das Forças Armadas ucranianas na região Sul de Donetsk, agora as tropas russas podem avançar sobre Valykaya, Nova Cerca na fronteira com as regiões de Zaporizhia e Kurakovo onde o inimigo construiu fortes linhas defensivas. Além disso, a libertação de Ugledar garantiu completamente a rota de Donetsk, Mariupol e Tirovolnovaka do campo de fogo” (Oleg Soskin,).Realmente foi um passo importante de conseguir derrubar a defesa dos ucranianos.
Para sustentar esse argumento de Oleg Sockin eu achei uma notícia fresquinha do dia [5] de Outubro onde se avança o seguinte: “cem soldados ucranianos recusam missões de combate e abandonam suas posições.” Essa foi a manchete de uma notícia da tevê pública da Ucrânia, que anunciou que no Sul da Ucrânia quase cem soldados “recusaram-se” a ser destacados. Segundo informações não confirmadas oficialmente trata-se do 187º Batalhão da 123ª Brigada de defesa territorial. De acordo com informações não oficiais o 186º Batalhão dessa Brigada já havia-se “retirado da frente” perto de Ugledar o que “permitiu” quê as tropas russas 'assaltassem' Cidades semelhantes, como consequência, o Comandante do Batalhão ter-se-ia 'suicidado' ele foi enterrado no Sábado passado na região de Mikalay no Sul da Ucrânia.
Portanto, se vê, esse especialista ”anunciando“ que pode haver no futuro bem próximo um golpe militar na Ucrânia, ele tem praticamente toda certeza.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [7] de Novembro, 20[24]