ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nesta Carta vamos tentar fazer uma análise do ataque iraniano contra o Israel ocorrido na Terça-feira (1º Outubro, 2024).
Agente vê ai uma ”narrativa“ quase uníssona, uniforme na imprensa imperialista dizendo que o ataque iraniano contra Israel foi um “fracasso” quê não “destrui” nada e…etc., etc. Sabe! Isso é rematada “farsada“ propaganda imperialista é a mesma propaganda que eles 'usaram' para dizer quê a operação israelita no Líbano em 20[06] foi um “sucessaço” quando foi um dos “fracassos + retumbantes” da história de Israel, até a operação em Gaza em 20[23] foi um “fracasso total” do Exército israelita mostrou que eles já chegaram no limite.
Assim, como esse ''ataque' iraniano deixou Israel numa situação bastante difícil e…ai o pessoal a serviço do imperialismo vem falar que não “destruiu” nada! Claro, eles não mostram nada que foi “destruído”, ninguém vai mostrar uma Base Aérea sua atingida, ninguém no mundo faz isso, mostrar sua Base Aérea “destruída”; os russos escondem, os Estados Unidos [EU] escondem, os ucranianos escondem, ou seja, todo o mundo esconde e…Israel não vai mostrar os danos.
Mas, o Irão atingiu sabe porquê? Porque foi um 'ataque' muito grande + de [200] mísseis e drones lógico quê muita coisa acabou passando, mas tem ai o pessoal a serviço do imperialismo que fala que Israel “defendeu-se” de 99%; conversa para fazer o boi dormir, porque não tem nada na vida 99% eficiente a não ser a morte que é 100%.
Por isso, Israel 'precisa colocar' o pé no chão, os governantes israelitas precisam ver quê estão numa situação de “muita fragilidade” e há gente que coloca isso até como o 'rumo 'que eles deveriam procurar analisar.
Outra coisa também é o seguinte: se… o ataque foi um “fracasso” porquê que precisou juntar EU, Reino Unido, Arábia Saudita e Jordânia para apoiar Israel e + agora o G7? E porquê está havendo toda essa “celeuma” na Organização das Nações Unidas [ONU]? E…porquê Israel quer retaliar?
Agora, se…o 'ataque' foi um “fracasso” não precisa retaliar, todo o mundo vai para praia e…segue a vida! Mas, não é assim o 'ataque' do Irão foi um “sucesso” pelos factores que eu vou elencar agora.
Primeiro lugar, que acabou de uma vez, “sepultou” de uma vez, enterrou sobre um prédio de concreto o “mito da invencibilidade” israelita. Lembrando, que o Estado de Israel não era “atacado” desde 19[91] quando o Saddan 'disparou' mísseis Scud num patamar + violento desde a guerra de Yom Kippur em 19[73], eles não eram “atacados” por outro Estado , depois foram atacados por Organizações paraestatais como o Hezbollah , HAMAS e…etc., mas, como Estado fazia muito tempo que isso não acontecia.
Então, Israel já viu que bateu no muro, que daqui para frente vai ter uma guerra total e…Israel não têm condições de “conduzir“ uma guerra total, está podendo com o HAMAS em Gaza, não vai poder com o Hezbollah, nem com o Irão e nem com as milícias do Irão no Iraque que podem “descer” para guerra.
Mas, tem aquele pessoal a serviço do imperialismo que desce mil e uma fantasias; mil e uma fantasiais que Israel é super divino, é maravilhoso e…etc. Quer saber! Eu não vejo as coisas dessa forma, eu vejo as coisas com um patamar de muito 'realismo', Israel pode ocasionar danos ao Irão e se seus proxis? Sim! Ninguém tem dúvida disso! Pode “destruir” vários alvos, mas…o Irão pode retaliar e 'provocar danos' em Israel, porquê é uma sociedade quê não está acostumado com isso.
Vou-lhes lembrar [100] reféns israelitas +- estão nas mãos do HAMAS já está provocando uma celeuma enorme, logo havendo uma retaliação, um novo 'ataque' do Irão ela não vai ser nos moldes de Terça-feira, 1º de Outubro, agente acredita que vai ser uma coisa + violenta e + direccionada para alguns alvos, talvez até não militares e, isso pode efectivamente acontecer.
Segundo, é que a situação de Israel na ONU não é famosa, a “posição” de Rússia e China tem sido francamente anti Israel e outros países do Sul global, também estão se “posicionando” e Israel é um país que dada sua “conduta” no cenário internacional está “minando” a credibilidade da ONU, a ONU é uma entidade que nunca teve nenhuma credibilidade, nunca teve! Mas, o facto dela 'emitir Resoluções' Israel não aceitar essas 'Resoluções' e agora apelar para ONU quando foi “atacada” descredibiliza ainda + essa Organização.
E uma terceira coisa do “fracasso” israelita do “sucesso” iraniano é que quando o Netanyahu se é que ele ordenou o 'ataque ' a Embaixada iraniana em Damasco na Síria eles contavam uma 'reacção violenta' do Irão e a entrada dos EU na guerra, mas não foi isso que aconteceu, a reacção dos EU foi muito “morna” para aquilo que o Netanyahu queria, então isso é + um factor que mostra o “sucesso ”do Irão.
Outra coisa importante é o seguinte: um país que nem a Jordânia que sempre foi um país muito “dúbio”, a Jordânia é um país com duas faces é um país árabe, mas que 'serve' Israel e o imperialismo e já “trucidou palestinianos”; a Jordânia foi obrigada a descer do muro a se “alinhar definitivamente” com o imperialismo e com Israel e…isso é muito mau para o Rei Hussein no futuro podem haver tumultos, sublevações, uma rebelião e descambar para uma guerra civil. Uma guerra civil na Jordânia vai ser uma coisa muito complicada, porque ela têm fronteiras com o Iraque e dali tudo que tem no Iraque pode descer, por consequência, as Bases dos EU serão ameaçadas.
De facto, o que está acontecendo todo o arranjo, toda a ordem que imperava no Médio-Oriente está-se “desmilinguido”. Nós temos um Presidente nos EU que não tem força que é o Joe Biden, ele está lidando com uma guerra na Ucrânia que está perdendo, está lidando com uma situação em Gaza que está “desmoralizando” e agora com uma outra situação eleições nos EU.
Outra coisa, também que agente nunca pode esquecer é, se houver + um ataque de Israel, Irão vai revidar até ai agente já sabe para onde a coisa vai. Se, Israel “atacar” com armas nucleares agente não sabe se o Irão tem, pode contra-atacar, a possibilidade do Irão “destruir” Israel é maior que de Israel “destruir” o Irão, porque o país é muito maior. Agora, há um “problema adicional” nisso tudo, se Israel “atacar” Irão apoiado por tropas, aviação de países imperialistas, o Irão fecha o Estreito de Ormuz, fechado o Estreito de Ormuz agente não sabe para onde vai o preço de petróleo.
Também, não sabemos a “posição” de Rússia e China nessa história toda, o imperialismo pode 'aprontar' com o Irão até um certo ponto, quando a Rússia ver que vai “virar uma ameaça” para ela pode entrar no jogo, agente não sabe como é que isso tudo vai se comportar. Agora, qual é a ideia: eu acho que precisaria ter um “adulto” na sala que só poderia ser os EU para impor um cessar-fogo e impor o fim dessas hostilidades, mas o Biden não é a pessoa com essa 'capacidade' de maneira que agente tem a perspectiva de uma crise que avance.
Enfim, eu penso assim, da forma que o Irão fez o ataque, Israel pode até “enganar” a si mesmo, está “enganar” a si mesmo, porque o resto do mundo 'entendeu 'o que foi que aconteceu. Pode até “enganar” a si mesmo dizendo que não aconteceu nada, que o Irão “fracassou” e etc., mas… se Israel “atacar” agora Irão e o Irão dobrar aposta houver uma 'devastação' em Israel, vai dar para continuar insuflando essa mentira?
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [02] de Outubro, 20[24]