ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Imagine você um Estado “criado” pelas Nações Unidas declarar o Secretário-geral da ONU “persona não grata”, isso dá conta da “delinquência política” que hoje governa Israel, são “delinquentes políticos”! É o caso do Benjamin Netanyahu, é o caso do Katz o Ministro dos Estrangeiros de Israel, que… é uma pessoal “horrível” e outras pessoas “horríveis” que estão com o Benjamin Netanyahu que não ‘reconhecem‘ a existência dos palestinianos e nem a ‘necessidade’ do Estado palestino; eles não reconhecem!
Quem hoje está no Governo de Israel diz “não haverá” Estado palestiniano. Agora agente vê a 'indignação' de Israel, “porque o Irão nos atacou”, quando Israel foi lá “matar” um líder palestiniano que tinha ido ao Irão para a 'posse' do Presidente do irão, olha a 'gravidade', mas… 'evoca' os princípios da ONU sobre agressão a territórios.
Mas, quem Israel não agride quando acha que deve agredir? Repare, nós temos uma guerra colocada no Médio-Oriente, Israel tem a 'garantia absoluta' dos Estados Unidos [EU], Israel pode fazer o que quiser, o Biden ainda que quisesse não consegue, aliás já pediu cessar-fogo, mas o carrasco Netanyahu “mandou passear” é como se ele não existisse.
Israel tem um Exército poderoso, tem tecnologia poderosa se entrar numa guerra com Irão com ou sem ajuda dos EU tem como vencer essa guerra e tem como “provocar estragos gigantescos” no Irão. A questão é saber como vão-se “comportar” outros países que contam nesse cenário, como vai-se “comportar” a China por exemplo. A guerra interessa a China? Não! A guerra não interessa a China, a China “precisa” do petróleo iraniano que ela compra e que o Irão não ‘consegue vender‘ em outro mercado, mas ela “precisa ”do petróleo barato do Irão.
Como vai-se 'comportar' a Rússia? A Rússia já tem uma frente de batalha por isso Israel sabe, uma guerra que vai “envolver” esses outros atores que são realmente muito perigosos dificilmente acontecerá conta com os “recursos inesgotáveis” dos EU que tem um dos Exércitos + bem treinados do mundo e tem um potencial bélico formidável, além de ter a bomba atómica, o que nunca contou para ninguém mas todo mundo sabe que tem bomba atómica.
E portanto, Israel vai fazendo o “estrago” que quiser e… eu acho muito “pouco provável” que o Irão não seja “atacado” e ai vamos voltar ao começo, isso tudo, porque Israel faz trabalho de “colonização” da Cisjordânia, está tomando a Cisjordânia, é uma “vergonha” o que está lá acontecendo, “desmoralizou” a Autoridade Nacional palestiniano e no curso do Governo Netanyahu “fortaleceu” o HAMAS e como consequência hoje você tem Gaza “destruída”, foi “apagada” do mapa e Israel chama isso de direito de defesa.
Será quê o direito de defesa dá alguém o direito de fazer isso que eles fizeram? Eu acho que não! Então o Governo “delinquente” de Israel está “triunfando” e nunca esteve tão forte, é o que temos.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [10] de Outubro, 20[24]