ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Vamos a quarta questão. Porquê os EU e a União Europeia [UE] continuam a financiar e armar Israel? Por duas razões principais:
A primeira; o Estado de Israel é uma “engrenagem” do sistema imperialista liderado pelos EU e desempenha um papel regional decisivo no Médio-Oriente, 'cabeça-de-ponte' dos EU na região, “cão de guarda” de seus interesses por lá o regime sionista sempre foi armado e financiando para se “sobrepor” aos países árabes e ao Irão “lutando” para que aquela área estratégica na qual se 'concentram' + de 60% das reservas petrolíferas do mundo “lutando” para que essa área estratégica esteja sob o “Comando” dos EU particularmente em período tão polarizado da cena mundial na qual “rufam” por todos os lados tambores de guerra, Médio-Oriente que sempre foi “estratégico“ é + “estratégico” ainda agora, porquê petróleo é 'decisivo' para a guerra.
Não há guerras sem petróleo; aviões, tanques, blindados precisam de petróleo para que possam “cumprir” a sua função tecnológica, logo isso, faz com que o Médio-Oriente seja uma região 'decisiva' no actual semanário mundial, assim como a Venezuela apenas para fazer uma referência.
A segunda razão que “explica” a associação contínua dos EU e da UE a Israel é o 'peso' do lobby sionista nos países imperialistas; o Estado de Israel tem uma “excepcionalidade” no sistema imperialista ao qual pertence. Essa “excepcionalidade” pessoal é revestida pela impressionante capacidade que tem o Estado de Israel de “intervir” na política interna desses países, na política interna dos EU, da UE, do Brasil, da Argentina, ou seja, onde 'existir' uma colectividade judaica importante. O Estado de Israel exerce essa pressão, a partir da “influência” das fracções judaicas da burguesia que tem forte presença entre os Bancos, no sistema financeiro, entre os meios de comunicação, na Industria da cultura especialmente na Industria cinematográfica, na Empresas da tecnologia de informação.
A existência desse lobby sionista que nos EU organiza-se formalmente tem o nome de APEC, é um lobby “destinado” a cuidar dos interesses israelitas dentro dos EU é o segundo lobby + poderoso dos EU só é “superado” pela Associação Nacional dos Rifles. A existência desse lobby sionista faz com que Israel possa ser “o rabo que abana o cão” impondo seus interesses muitas vezes até mesmo sobre os interesses + gerais das demais fracções burguesas nos EU, na Europa, no Brasil, na Argentina …e assim por diante.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [21] de Outubro, 20[24]