ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos conversar sobre esse “ataque” com mísseis balísticos que a Ucrânia fez em Bryansk na Rússia.
Repare, conforme é “sabido” do Domingo o Presidente Biden 'anunciou' que autorizou a Ucrânia a fazer ataques com armas de longo alcance contra a Rússia, depois surgiram uma série de “controvérsias” ; tem gente que diz que não é bem isso, outros que dizem que os Estados Unidos [EU] teriam que “escolher” previamente os alvos.
Repare, é muito “difícil precisar” quais são as condicionantes para a Ucrânia se… é que existe algumas, mas agente “precisa colocar” primeiro lugar qual é a potencialidade desses mísseis de longo alcance.
Primeiro que esses lançadores da Ucrânia, tanto o M270 como o HIMARS são veículos de “alta mobilidade” logo é muito difícil para a Rússia localizar esses lançadores porquê estão “constantemente” a mudança de posição e…fica muito difícil, o que garante uma certa continuidade dos ataques.
Segundo também quê a Ucrânia “pode escolher” alvos e a Rússia não vai puder defender todo o seu território que é enorme. Agora, nós acreditamos quê a Ucrânia vai “priorizar” alvos logísticos e de grande impacto mediático. Alvos logísticos que eu digo são Stock de munição etc e…isso serviria em parte para 'aliviar' a pressão táctica que a Ucrânia está sofrendo no Donbass e teoricamente poderia deixar a Ucrânia numa condição “melhor” de negociar, quer dizer, são suposições que nós fazemos.
Por um, por outro lado, nós temos que lembrar o seguinte: tem gente que está falando que isso foi uma “facada” nas costas do Trump. Olha…+– porque agente tem que lembrar quê o Trump e o Biden tiveram um encontro recentemente e foi “bastante amigável” logo agente não sabe até que ponto que eles não combinaram, o Biden já está no final do mandato. Até porque o que eu falo sempre um dos 'objectivos' dessa guerra era “arrebentar” com a relação da Rússia com a Alemanha e…já está + que “arrebentado”.
Repare, EU sabem que quando eles fazem isso ai eles tiram “grande concorrente” da jogada que é a Alemanha e…tiraram mesmo e Alemanha vai levar muito tempo para se recuperar.
Por isso, esse “ataque” vindo ou essa autorização vindo [48] horas depois do telefonema do Chanceler alemão o Olaf Scholz para o Presidente Vládimir Putin é um “golo de placa” do Presidente Biden. O Biden está usando como “desculpa” o facto de que a Rússia estaria com apoio da Coreia do Norte e…se sente “desobrigado” de manter restrições para armas de longo alcance da Ucrânia.
Quer saber, essa 'situação' da Coreia do Norte eu já falei várias vezes aqui, se fala muito mas nunca se viu nada! Quer dizer, não há nenhuma prova que esses “caras” estão la! Têm vídeos, mas você pode fazer qualquer vídeo hoje em dia, você hoje faz de tudo e…está muito estranha essa história e se for “desculpa” para isso eu acho um tanto quanto fraco.
Agora, agente tem que lembrar o seguinte: essa “situação” da Coreia do Norte, porquê que a Rússia não desmentiu? Primeiro porque a Rússia é chato para caramba de desmentir, segundo também quê interessa para Rússia manter essa névoa e terceiro que passa para Coreia do Norte uma “mensagem” de segurança, a Coreia do Norte. Agente precisa lembrar quê está numa “situação difícil” tem ao Sul a Coreia do Sul, o Japão ali próximo e os EU também e a Rússia “reafirmar laços” com a Coreia do Norte pode-lhe apoiar logisticamente é um ganho, tanto para Rússia, quanto para Coreia do Norte.
Agora, hoje estou escrevendo essa Carta madrugada do dia [20] Novembro a Rússia “actualizou” sua doutrina nuclear já tem gente “batendo” batuques dizendo vamos para terceira guerra mundial. Olha, +– agente precisa ser um pouco “cauteloso” com relação a isso e aguardar uns dias porquê? Primeiro porquê uma parte desses mísseis que a Ucrânia lançava os russos 'abatiam', nem todo mas uma parte significativa, segundo que não se sabe também o Stock dos ucranianos, terceiro que a Rússia vai “contra-atacar” vai procurar os depósitos principalmente vai “destruir” os operadores que são da NATO.
Por isso, nos próximos meses nós iremos ter alguns “enterros suspeitos” em países da Europa imperialista e nos EU, quer dizer, a coisa não vai ficar por ai, pode ter uma 'escalada' ? Pode! Se bem que acho quê + do que já 'escalou' até agora só… se a Rússia fizer “ataques” aos territórios da NATO ou se usar armas nucleares na Ucrânia que ela não tem necessidade, diga-se de passagem.
Repare, mísseis ATACMS não são “novidade” na guerra da Ucrânia, ou seja, os ucranianos já “usaram” na Crimeia várias vezes. Agora, eu vejo a coisa da seguinte forma: é um “negócio”+ mediático do que efectivo. Primeiro vamos ver como é que o russo vai reagir e…a reacção da Rússia nesses anos foi sempre de “cautela” porquê eles trabalham como adultos na sala. Por isso, vamos aguardar e ver se dessa vez a coisa vai ser assim.
Segundo, eu sempre desconfio quê quando a imprensa imperialista faz muito “alarde” com relação nesse caso em particular, lembrando que eles fizeram “alarde” o Jacto F-16, o carro de combate leopardo, o Abram, o HAIMER e etc a gente viu quê não deu em nada no futuro.
A chance dessa história toda de armas de longo alcance não dar em nada também é muito alta pelos factores que eu já elenquei aqui como a “capacidade” de defesa da Rússia e etc. E há quem diga também que o Presidente Vládimir Putin “tirou” daquela região circunvizinha, regiões que poderiam ser atingidos pelos mísseis ATACMS os “activos” de maior valor, agente não vai descobrir isso tao cedo.
Mas, eu penso assim. Embora haja possibilidade de uma “escalada” esses mísseis não vão mudar a “situação” da Ucrânia, hoje a Ucrânia é um país muito “depauperado” em termos de munição, em termos de tropas, em termos de moral, em termos de “qualidade” de treinamento, em termos de infra-estruturas e…etc., quer dizer, o país está muito debilitado e não acho que isso vá alterar.
E… quando agente vê notícias que a Ucrânia vai “fabricar” drones, munições, armas nucleares, épháaa…eu acho isso uma “lorota” muito grande, porquê qualquer fábrica que eles montem ali a Rússia vai acabar 'descobrindo' e…vai acabar destruindo efectivamente em fracção de segundos.
Agora, o quê que agente fica na duvida é…qual vai ser a “reacção” da Rússia, quanto tempo vão durar esses “ataques” por parte da Ucrânia, porque agente não sabe qual é o Stock de munição que eles têm, qual extensão dos “danos” nos alvos russos. E com relação a mudanças no campo táctico eu acho isso muito difícil, porquê aquilo que a Ucrânia está “perdendo” na minha opinião, ela vai continuar a perder e…olha lá se isso não se acelerar.
De maneira que, eu sugiro uma certa “cautela” com a relação a histeria que está havendo no “emprego” desses mísseis, porquê eu acho na verdade a grande mudança que agente tem no “cenário” é a posse do Presidente Donald Trump agora em Janeiro e pode ser que tudo mude, mas… o “cenário” da Ucrânia eu acho que é muito “indefinido” ainda no actual momento, porquê há muitos “condicionantes”, muitas dúvidas na mesa.
Portanto, essa foi a nossa Carta da madrugada de [20] de Novembro, 20[24].
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [20] de Novembro, 20[24]