ten-coronel Manuel Bernardo Gondoal
Nós, hoje temos uma “notícia bomba” para você[s]: o Tribunal Penal Internacional [TPI] “emitiu um mandato” de prisão contra o Primeiro-ministro de Israel o Benjamin Netanyahu.
Deixe eu falar uma coisa para vocês. O que aconteceu +– há meia hora atrás; os Juízes do TPI “emitiram o mandato” contra o Benjamin Netanyahu e o antigo Ministro da Defesa o Yoav Gallant, além do Comandante Militar do HAMAS, Mohammed Deif, lembrando que outros Comandantes do HAMAS já tinham sido também “indiciados” no tribunal.
O que acontece é o seguinte: o tribunal já tinha “emitido mandado de prisão” contra o Presidente Vládimir Putin, alguns países não estão “ligando para isso”, por exemplo, a Mongólia não “ligou ”, o Presidente Putin esteve lá, agora parece que ele vai para Índia e…o tribunal estava sendo “desmoralizado” em 'função' do Benjamin Netanyahu. Só que agente tenha lembrar uma coisa que é muito importante na história; o TPI estava numa “encruzilhada” ou ele pedia a prisão do Benjamin Netanyahu ou outros países iam começar uma “campanha” para se retirar do TPI.
E o que acontece é, no mandato eles [Juízes] encontraram “motivos razoáveis” de que os três homens têm “responsabilidade criminal” por supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade”. Bom, eu já tinha falado, eu estou escrevendo as últimas actualizações, mas eu já tinha 'previsto' em diversas Cartas aqui quê isso ia acabar acontecendo + cedo ou + tarde, porquê o tribunal já não tinha + saída: ou ele “emitia mandado de prisão” ou ele se “desmoralizava” completamente.
Mas, eu acho que as coisas não vão parar por aí, porquê acontece o seguinte: a guerra em Gaza e a guerra da Ucrânia também é uma das + “documentadas” da história da humanidade em 'função' da proliferação de celulares e todo o tipo de redes sociais, ou seja, muita gente acabou “produzindo provas” contra si mesmo.
Então, o que vai acabar acontecendo: nos próximos anos, quando eu digo próximos anos nos próximos [50] anos, muitos soldados israelitas vão passar férias em outros países vão acabar presos, porquê vai haver casos abertos contra eles, eu acho que essa é uma história que vai-se arrastar por décadas. Repare, nós estamos a entrando no mundo cujos “parâmetros” são completamente diferentes daquele de dois, três anos atrás quando iniciou a guerra na Ucrânia e…muita gente não está “entendendo” isso.
Se estão lembrados, outro dia, eu já havia feito comentário dizendo quê Israel teria “dificuldades” na actual configuração de “subsistir” nesse novo mundo multipolar e… isso é a grande prova disso., mas as “implicações” seguramente serão bastante profundas, porquê? Porque agora a 'liberdade de viajar' do Benjamin Netanyahu ela diminui assim sobremaneira. O quê que vai acabar acontecendo; vamos supor que ele amanhã vai visitar a França, se a França não 'prender' ele, os Estados Unidos [EU] não é 'signatário' , a França um país que é 'signatário' não prender o Benjamin Netanyahu o tribunal vai ficar “desmoralizado” .
Se o país não prender o Benjamin Netanyahu, o Presidente Vládimir Putin pode visitar ali também porque não prendeu ninguém. Então, você vê, é uma situação muito complicada o Benjamin Netanyahu se torna cada vez + radiactivo para os próprios israelitas ele está “afundando” o país em termos económicos, em termos diplomáticos, em termos de imagem internacional e agora “acabou arranjando” problema jurídico enorme, porquê quando você tem o “mandatário” sob esse escrutínio da Justiça para os soldados e Oficias vai ficar bastante complicado a história, eu lembro quê mutos soldados israelitas têm dupla nacionalidade e…vão acabar não podendo voltar para os seus países de origem.
De facto, o que aconteceu hoje é muito “transformador” em termos de situação internacional uma situação que vai ficar muito “complicada” daqui para frente, uma vez que, os mandados foram emitidos para [124] países “signatários”, ou seja, esses países precisariam se “comprometer” a cumprir a sentença e prender qualquer um dos condenados.
Por exemplo, o pessoal do TPI está “colocando” quê do lado de Israel foram cometidos os seguintes crimes:
- Indução a fome
- Sofrimento deliberado da população civil
- Assassinato de civis
- Ataques deliberados a civis
- Exterminação do povo
- Perseguição e tratamento desumanos.
Do lado do HAMAS:
- Exterminação do povo
- Assassinato de civis
- Sequestrar e fazer civis reféns
- Tortura, estupro e actos de violência sexual
- Tratamento cruel e desumano.
Inquestionavelmente, pode-se dizer, quê o tribunal “recupera” muito da sua imagem e “credibilidade” que estava bastante arranhada e sobretudo foi uma “atitude corajosa” porquê o Benjamin Netanyahu tem 'costa quente' no mundo inteiro, tem muita gente que o protege talvez até inclusive na Rússia. De maneira quê os “desdobramentos ” disso vão ser bastante pesados para Israel. Eu já falei aqui diversas vezes que Israel precisa tentar fazer um novo processo de convivência com os palestinianos, mas enquanto o Benjamin Netanyahu estiver ali isso será difícil de acontecer.
Mas, agora eu penso assim. Se os “protestos” contra o Benjamin Netanyahu e Israel já eram 'fortes' agora com o “respaldo” do TPI, essa coisa pode ganhar bastante velocidade e ele vai ficar numa situação muito difícil até porquê não vai puder viajar + por ai em busca de apoio, embora o grande 'apoiador' dele seja os EU, mas isso ai “cortou literalmente” as asas do Benjamin Netanyahu.
Há quem diz cortou também do HAMAS. Repare, o circuito do HAMAs é “restrito” a Gaza, Qatar e Irão, ou seja, eles não tem muito para onde ir, até pela situação de que Israel poderia “atingir” suas lideranças em outros países como já fez em várias ocasiões. Na minha opinião se Israel não acabar com essa guerra, o país vai “desaparecer” não por uma derrota militar, mas pelo volume de consequências que vai-se 'abater' sobre Israel, vai ser tão grande que o país não vai ter condições de “subsistir” como uma nação normalizada.
Portanto é necessário pensar na paz.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [21] de Novembro, 20[24]