Duas pessoas perderam a vida na sequência da explosão de uma mina artesanal instalada, alegadamente, por insurgentes ao longo da estrada entre as zonas de Chinda-Mbau, no distrito de Mocimboa da Praia, região norte da província de Cabo Delgado.
A informação foi avançada esta sexta-feira, 1, pelo Coordenador do Teatro Operacional Norte, em Cabo Delgado.
Segundo as autoridades de segurança, para além das vidas humanas o incidente causou ainda a destruição total de uma viatura ligeira de passageiros, que seguia em direção à vila sede distrital de Mocimboa da Praia, na manhã de quinta-feira, 31.
As autoridades de defesa e segurança entende que este seja um novo "modus operandi" do grupo terrorista que, nos últimos dias, tem sofrido baixas significativas em confrontos armados com as forças moçambicanas e do Ruanda.
Mocimboa da Praia tem sido o epicentro do terrorismo em Cabo Delgado. Desde 2017 que a província é alvo de ataques terroristas que provocaram a morte de mais de mil civis e um milhão de deslocados internos.
A persistente instabilidade em Cabo Delgado é um dos factores que tem contribuido para o agravamento da insegurança alimentar em Moçambique, de acordo com um relatório das agências das Nações Unidas, Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).
VOA - 02.11.2024