Todos os sete mortos e uma dezena de feridos reportados pelos nossos correspondentes em Nampula foram vítimas de baleamento no famoso bairro de Namicopo, nos arredores da cidade de Nampula. O número de mortos aproxima-se a meia centena desde que as manifestações iniciaram a 21 de Outubro passado.
Os baleamentos ocorreram na rua da França quando os manifestantes marchavam de Namicopo em direcção ao mercado Waresta. O grupo foi interpelado pela polícia que, de imediato, começou a lançar gás lacrimogêneo, o que levou à dispersão dos manifestantes (ver vídeos 1 , 2, e 3 aqui).
Dois dos seis baleados mortalmente e dois dos feridos foram encontrados pela polícia num quintal, para onde tinham fugido após o lançamento de gás lacrimogêneo.
Um membro da Polícia à paisana escapou da morte por apedrejamento após ter sido identificado no meio de manifestantes. Fugiu para uma residência. Os manifestantes entraram a agrediram-no violentamente até perder os sentidos, mas a intervenção da família onde se introduziu evitou o pior (ver vídeo aqui).