A CNE e o seu presidente, o bispo Carlos Matsinhe, acreditam definitivamente em fantasmas e permitem-lhes votar. Mas, na maior parte de Gaza, até os fantasmas não votaram na Frelimo. No entanto, Gaza tem seis assentos parlamentares extra inteiramente para fantasmas, o que poderia ser suficiente para empurrar a Frelimo para mais de três quartos dos assentos da AR. a situação permitiria à Frelimo alterar a Constituição unilateralmente. Portanto, os fantasmas estão a fazer o seu trabalho,
mesmo sem votar.
Gaza tem apenas 800.000 adultos em idade de votar mas 1,2 milhões de eleitores registados, o que significa que 400.000 eleitores - um terço de todos os eleitores - são fantasmas. Como a Comissão Nacional de Eleições (CNE) não permite uma auditoria aos cadernos eleitorais, é impossível verificar os fantasmas.
O quadro apresentado abaixo mostra que Gaza está fortemente dividida. A parte norte de Gaza, mais escassamente povoada, é de facto Frelimostan. Há sete distritos que registam uma taxa de participação superior a 86%, o que inclui muitos fantasmasMais de 97% deste votam na Frelimo.
Leia aqui Download CIP-Boletim-das-eleicoes-330-1 02.11.2024