ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos falar sobre essa “crise” que existe entre o Brasil e a Venezuela.
Bom, o “imbróglio” de Brasil e Venezuela é muito grande começa com essa Reunião dos BRIC’s em Kazan [Rússia], o Presidente Lula não foi “sofreu acidente” há quem diga que o “acidente” foi uma coisa mal explicada, pode ser, agora até começa a fazer sentido no aspecto que o Presidente Nícolas Maduro foi que o Presidente Lula quisesse “evitar uma saia justa”, agente não sabe efectivamente o que aconteceu.
Mas, o facto é que dali para cá, a relação dos dois países já não estava muito bem e…ela “piorou” bastante com o Presidente Maduro ameaçando colocar o antigo Ministro dos Estrangeiro do Brasil, o Celso Amorin como “persona no grata”, lembrando na Venezuela já teve o problema também do Brasil “assumir” a Embaixada da Argentina, na verdade, é uma “situação” bastante complicada e é um “problema” que o Brasil não precisava e…não devia trazer para si e eu vou explicar para você[s] porquê?:
Primeiro lugar, que nós temos que lembrar quê a Venezuela é um “país soberano”, você pode até não gostar do Governo deles; “háaa…porque a eleição foi uma fraudação”, tudo bem! Só que a Ucrânia nem eleição teve e… ninguém fala nada! Épháaa…isso é muito complicado.
Outra coisa também, o Brasil não pode “alçar-se” à condição de “juiz do grau de democracias” da América Latina, sendo que, ele mesmo não é exemplo para ninguém! É um facto, quê o Brasil é um país com uma “desigualdade social enorme“ dominado e eu me apoio em Robinson Farinadzzo por uma elite completamente “atrasada” e “subserviente” aos Estados Unidos [EU], por isso, eu acho que o Brasil não tem que ficar se ”metendo“ em assuntos internos de outros países.
O dia que o Brasil fizer a “lição de casa”, que o Brasil for um exemplo de desenvolvimento, de ”igualdade social“ e etc, aí tudo bem, acho que o Brasil pode começar a dar ”sugestão“ para os outros países, mas…se “meter” no processo eleitoral venezuelano como o Brasil tem feito é um “descalabro” para dizer o mínimo.
O Brasil e eu me apoio + uma vez em Robinson Farinadzzo está com atitude muito “subserviente” aos EU e…está certo que…provavelmente os EU deu ordens a Brasília para “isolar” a Venezuela, mas parece que Brasília está fazendo + do que os EU “pediram”, épháaa…é uma coisa “pavorosa e vergonhoso” dai para dizer o mínimo.
Eu acho que o Brasil está “comprando” um problema quê não tinha ‘necessidade’, porque está atravessando a rua para “pisar numa casca de banana” que está lá na outra calçada, não é um problema brasileiro é um problema da Venezuela, é um problema deles!
E outro, o Brasil “precisa” da Venezuela, por exemplo, para o fornecimento da electricidade e o Brasil tem que lembrar outra coisa também, os próprios EU que são o país + interessado na “desestabilização” da Venezuela são “compradores” do petróleo de Caracas.
Por isso, o Brasil não pode ser + realista que o Rei, eu entendo quê algumas pessoas no Brasil tem “interesse de agradar” os EU e…dá para entender isso, mas outras não tem essa “submissão”, mas… parece que há um certo exagero, acho que o Brasil não deveria ficar ’caçando’ isso acho que o Brasil deveria estar olhando para os seus próprios “interesses” e lembrar uma coisa que é muito importante e isso não tem como fugir: a Venezuela é vizinha do Brasil ela nunca vai deixar de ser vizinha do Brasil, assim como Argentina, Bolívia e outros países.
Por isso, o Brasil precisa ter uma “relação igualitária” com a Venezuela e…não tem que ficar se metendo no processo eleitoral deles! Por exemplo, eu vejo muitos Dirigente no Brasil + “preocupados“ com a Venezuela do que com os problemas sociais do Brasil, quer dizer, estão “preocupados” com o processo venezuelano quando deveria dar uma andada nas periferias de São Paulo para ver a miséria que tem ali. Eu vi!
Eu penso que têm outras ”preocupações“, “preocupações” + urgentes e + importantes do que o processo eleitoral venezuelano, isso é, um problema que eles têm que “resolver” lá na Venezuela. Então, o que que acontece, no frigir dos ovos o quê que agente vê: os países que importam efectivamente os BRIC’s é a India, a Rússia e a China sendo que a India é uma posição bastante pastosa, mas politicamente os + importantes são Rússia e China e…agente ’nota’ quê Rússia e China já se posicionaram a “favor” da entrada da Venezuela nos BRIC’s e…o Brasil nesse ponto está indo contra os dois maiores players.
Agora, eu acho que o Brasil deveria “repensar” um pouco isso, porquê o Brasil está quase de “boleia” nos BRIC’s, eles não são uma grande Potência, não tem Forças Armadas como à dos outros países dos BRIC’s que três deles são Potências nucleares; Rússia, China e Índia. O Brasil não “fala tosco” na Diplomacia internacional e…se o Brasil continuar com essas políticas e…veja que eles estão ali de favor e…daqui a pouco começa a ser “incómodo” ninguém vai-se “livrar” do Brasil lógico ninguém quer, ninguém tem interesse.
Mas, 'existem outras formas' de deixar o país à margem das estruturas do poder, aos poucos o Brasil vai sendo “desacreditado” porquê outros países começam a ver quê não tem soberania, porquê o BRIC’s é uma questão de soberania e o Brasil vai ficar ai estagnado. Agora, agente tem que olhar uma coisa muito importante nessa história: a economia brasileira ainda é uma economia agrícola, o agronegócio brasileiro tem que voltar os olhos para China, ele não tem outra saída, porquê? Porque tem essas pressões dos EU e da Europa e o grande cliente do Brasil é a China quê não lhes 'impõe restrições' e…se o Brasil continuar “hostilizando” países que tem um “alinhamento” com a China ai o Brasil vai ter problemas.
O Brasil, precisa encontrar o seu lugar no mundo e o seu lugar não é a “subserviência” aos EU é verdade quê os “interesses” do Brasil não são os mesmos da China, da Rússia, dos EU de país nenhum, o Brasil precisa olhar para “interesse” brasileiro e no caso venezuelano o “interesse” é manter boas relações com o vizinho.
Resumindo, o chavismo ou bolivarianismo o nome que se dê, deve ficar no poder um bom tempo ainda, isso, não tem como mexer é uma realidade deles e…acho que o Brasil não precisa já têm muitos problemas e não precisa ficar “caçando” outros, estão escalando uma crise sem necessidade não vai ganhar nada com isso.
Será, que o Brasil ganharia alguma coisa com isso?
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [5] de Novembro, 20[24]