O Centro de Integridade Pública revela que as manifestações convocadas por Venâncio Mondlane, candidato presidencial suportado pelo partido PODEMOS, estão a contribuir para que os insurgentes que tinham até o momento a província de Cabo Delgado como seu centro de ataque, comecem a explorar outras províncias.
As declarações foram feitas através de uma análise daquela organização da sociedade civil publicada em suas redes sociais no passado 11 de Novembro. No documento, o CIP declara que enquanto as manifestações decorriam na capital do país, os insurgentes faziam das suas em Cabo Delgado.
“No dia 23 de outubro, os insurgentes atacaram a aldeia de Awasse, no distrito de Mocímboa da Praia, localizada ao longo da principal estrada nacional número (EN) 380, assassinando três pessoas e queimando residências. No dia seguinte (24/10), os insurgentes atacaram a aldeia de Mamu, também localizada na EN 380, há cerca de 20 km da vila sede de Mocímboa da Praia. Ambos os ataques foram posteriormente reivindicados pelo Estado Islâmico”, lê-se no documento do CIP.
A mesma nota revela ainda que nas margens do Rio Messalo, foram encontrados corpos com sinais de degolação. “No dia 26 de outubro, três corpos com sinais de degolação foram encontrados no distrito de Macomia, nas margens do Rio Messalo. As vítimas, todas do sexo masculino, eram dadas como desaparecidas”.
O CIP chama atenção ao governo a possibilidade de os ataques intensificarem e chegarem a outros pontos, aproveitando-se assim das manifestações em curso. “Os ataques mais ousados dos insurgentes ocorreram precisamente no período em que em Maputo decorriam manifestações contra a fraude eleitoral e com resposta violenta da Polícia, segundo reporta a imprensa e os vídeos e fotografias que circulam nas redes sociais”.
Estas declarações acontecem num momento em que Venâncio Mondlane, o mentor das manifestações, anunciou a 4ª fase das manifestações nacionais, as quais apelidou de mais severas que as anteriores. Esta fase, segundo o candidato, irá começar nesta quarta-feira, 13 de Novembro até 15, sexta-feira. (Atija Chá)
IKWELI - 12.11.2024