ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos esclarecer um pouquinho essa história de tropas Norte-coreanas na guerra da Ucrânia lutando a “favor” da Rússia.
Olha… é o seguinte; eu estava vendo, acompanhando as notícias internacionais para 'esclarecer correctamente' essa história de tropas ou de “supostas” tropas Norte-coreanas na guerra na Ucrânia lutando pela Rússia, o que eu apurei é o seguinte: todos os informes não ‘mostraram' nenhum Norte-coreano até agora, nem ninguém 'mostrou' uma foto, um vídeo, um 'depoimento' que quer que seja, mesmo isso, já seria suspeito hoje em dia com os recursos de inteligência artificial.
Mas, o que agente 'notou' foi quê todas as informações vieram das mesmas fontes ucranianas, aqueles Jornais que agente sabe que “trabalham” para o Governo fantoche da Ucrânia. Então, agente chegou na conclusão que é + uma naquela “onda” de a Rússia está ficando sem munição, o fantasma de Kiev, o velho da espingarda, a mulher quê derrubou um drone com o tomate e… etc., etc., etc.
Quer dizer, são os “factóides” que essa gentalha faz, sei lá, para “ganhar” credibilidade, ganhar like mas…não faz sentido nenhum e vou explicar para você[s] porquê.
Primeiro lugar, agente vê que a Rússia está “limpando” o fronte de Kursk e segundo lugar, quê eles estão 'avançando' isso, qualquer mídia séria que vocês peguem ou que tenha “laivos de seriedade”, porquê séria mesmo nenhuma é, mas vocês vão ver quê a maior parte das mídias já estão falando isso, quê a Rússia está 'avançando' em direcção a Pokrovsk, quer dizer, não faz nenhum sentido 'usar' tropas Norte-coreanas agora que a guerra está praticamente decidida.
O Zelensky já está em “fase terminal”, ele está entrando em coma; no exército ucraniano as 'deserções' estão aumentando, o moral está baixo, falta tudo quanto é tipo de equipamento que vocês podem pensar, por isso, não é agora que a Rússia não usou tropas Norte-coreanas, quando ela estava numa situação difícil em termos de efectivo na ofensiva ucraniana de 20[22], porquê que ela vai usar agora que ela está ganhando a guerra?
Outra coisa, também que as pessoas precisam entender é que, a “visão de mundo” do regime Norte-coreano “permite” que eles enviem equipamento para muitos países; Síria, Irão, Iémen e…etc. mandam mísseis e uma série de armas, às vezes “enviam“ um ou outro técnico, mas… não é “costumeiro” no regime da Coreia-Norte “enviar tropas”; não é muito da política deles, não gostam muito disso não.
Quer dizer, não é uma coisa que eles “apreciem em fazer”, vou-lhes lembrar, a última vez que isso aconteceu foi quando eles “enviaram” alguns pilotos para a guerra do Vietnam, muitos pilotos Norte-coreanos morreram na guerra do Vietnam “lutando” pelo Vietnam do Norte, mas… de resto é + raro o Governo Norte-coreano fazer isso, porquê eles têm muitas “preocupações” com a Coreia do Sul.
Agora, o quê que eu acho, é que as pessoas não “entendem” o que acontece naquela região, por exemplo, tem gente que acha que a Coreia do Norte é “grande aliada” da China, que eles são bons amigos, não é bem assim. O relacionamento deles é cheio de “turbulências” de idas e voltas, por exemplo, a China só “enviou tropas” para guerra da Coreia em 19[50] quando ela viu uma “ameaça” ao seu território, ai a China interveio, mas até então estavam deixando o barco correr.
Por isso, eu acho que a 'relação' da Coreia do Norte com a Rússia é muito melhor do que a sua 'relação' com a China, mas isso não quer dizer que a Coreia do Norte “enviaria” tropas para a Rússia, eu acho que isso “criaria problemas” que o regime de Pyongyang não quer se 'envolver', não quer criar sem necessidade, eles têm outras 'soluções' para os seus desafios e…enviar tropas para Ucrânia não é “prioritário” ou coisa que lhes interessa.
Outra coisa que agente tem que olhar é a “barreira linguística”, de doutrina e etc., e agente não pode “esquecer” que a Rússia tem como 'recrutar gente', a partir de diversos países fronteiriços como Quirguistão, Cazaquistão, quer dizer, tem muita gente que fala russo lá, muita gente “precisando” de emprego que fala russo que poderia ganhar um Passaporte russo e…estava tudo tranquilo.
De facto, eu acho essa história “uma idiotice” tão grande, lógico eu posso estar errado e… amanhã aparece lá um ou outro voluntário se bem que é “difícil deixar” o país do Kim, mas…eu acho isso quase que impossível, ainda + [10] mil soldados, quer dizer, umas “fantasias muito doidas”, e…se acontecer for provado lógico escreverei uma Carta retractando-me e…explicando a história toda.
Mas, no momento não tem “prova” nenhuma! São Declarações dos Serviços de Inteligência da Ucrânia, eles “plantam” essas informações no mundo todo, por exemplo, se estão lembrados há dois anos atrás, teve algumas mídias imperialistas no mundo fora que 'publicaram' uma notícia lá da Ucrânia quê a Rússia tinha um Crematório móvel para “esconder” suas baixas. Ridículo!
De facto, essas pessoas não tem “conhecimento” de como trabalham os Serviços de Inteligência desses países, eles “plantam” algumas informações sabem que a mídia vai cair, exactamente porquê eles precisam dessa “propaganda”, por isso, vocês têm que tomar muito cuidado, tem que “ficar muito vigilante” com relação a isso. Obviamente, eu acho essa história completamente “inverídica e irreal” é lógico têm muita gente que eu acho caiu por boa-fé, porque a pessoa não conhece, não tem conhecimento da lida desses assuntos, mas tem gente que foi mal-intencionada.
Como se pode ver, esse é o quadro que nós temos com relação a essa história, eu acho muito pouco provável, se acontecer de aparecer eu acho + fácil aparecer Sul-coreanos, um ou outro lutando pela Rússia, pela Ucrânia, agente já sabe quê tem do que Norte-coreanos, porque o regime é “muito fechado” e…dificilmente alguém vai conseguir sair do país.
Por exemplo, falam de “desertores” Norte-coreanos, mas ninguém “apresentou” nenhum até agora, eu acho “impressionante” a força que esses 'boatos ganham' não tem filtro nenhum, apareceu a notícia espalha, ganha seus likes etc, tem uma legião de imbecis “replicando” isso e… as coisas ficam dessa forma.
Agora, o que acontece hoje é, o facto que temos uma Ucrânia “destruída”, uma Europa quê por apoiar a Ucrânia e deixar o gás russo está numa situação bastante difícil, por exemplo, a Volkswagen está “despedindo” trabalhadores, algumas Empresas estão se “mudando” para China e…uma série de outras coisas.
Em síntese, foi um “festival de farsadas” levados a cabo por uma massa histérica quê não reflectiu, mas há uma participação muito grande em produtores de conteúdos na imprensa imperialista na “potencialização” dessa histeria, uma histérica que está “despedaçando” Europa, Europa está hoje numa situação bastante difícil exactamente por causa disso.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [31] de Outubro, 20[24]