ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Um dos trabalhos + “ingratos” que tu podes fazer é trabalhar para os Serviços Secretos. Há muita gente que gosta desse trabalho, dessa função e é normal, é natural, mas é dos trabalhos + “ingratos” que tu podes fazer, porquê? Porque quando você entra, você é “treinado” depois você é “munido” de muita informação privilegiada, perigosa e…secreta acima de tudo com o tempo tu podes “desejar” fazer uma outra coisa, porquê nós seres humanos somos “insatisfeitos” com o que temos: hoje estamos aqui, amanhã queremos outra, depois outra coisa; todos nós!
E, amanhã se tu “quiseres” fazer outra coisa e que 'precisaras' mesmo deixar o trabalho é bem possível quê 'não te deixem sair', porquê tu tens informação privilegiada e os outros, os Chefes ficam “com medo” de que, tu possas “vazar” essa informação mesmo que tu sejas uma pessoa completamente “honesta” ou uma pessoa que sabe “diferenciar” as coisas: quê isso aqui tem a ver com minha 'deontologia profissional', isto aqui 'não é deontologia' , portanto não vou dizer tudo que eu sei sobre ali, eu só quero fazer uma outra “caminhada” da minha vida. Não te vão deixar por “desconfiança”, por medo porquê tu tens muitos segredos dos colegas, do país e…não só.
Por isso, é que nós acabamos por ver muitas “mortes misteriosas” de muitas pessoas ligadas aos Serviços Secretos, porquê é dos trabalhos + “ingratos” que tu possas fazer, ao menos que tu estejas disposto a trabalhar para este sistema para o resto da vida e…também disposto a “engolir” tudo que for a aparecer, porquê tu vais ter direito a informações quê poderão mesmo “tirar-te sono” e… se calhar o conjunto de informações se tu fores 'muito sensível' pode-te levar a deixar do trabalho, mas há muitos “condicionantes” e às vezes acabas mesmo por seres morto.
Mas também, há aquelas questões “ligadas” às “conspirações”, por exemplo, as pessoas que têm informações “muito sensíveis”, privilegiadas e até “perigosas” dificilmente confiam nas outras.
Portanto, se estás a “pensar” entrar para os Serviços Secretos, pense bem e…esteja ciente das “consequências” que esse trabalho pode acarretar.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [16] de Novembro, 20[24]